21 coisas que aprendi até os 21 anos

sexta-feira, setembro 23, 2016


Essa semana, mais especificamente na quarta-feira dia 21, eu completei 22 anos de idade. E tive a ideia de fazer este post contando tudo que aprendi até agora (e acredito que ainda tenho muito o que aprender daqui pra frente).

1. Viver melhor o tempo presente. Planejar sim, mas não viver no futuro. A plantar a semente agora e ter paciência para entender que chegará o momento certo de colhê-la. Fé e paciência.
2. Passar mais tempo com as pessoas que amo, pois não estarei ao lado delas pra sempre. 
3. Eu posso me afastar de pessoas tóxicas e negativas, que me fazem mal direta ou indiretamente, emocionalmente ou espiritualmente.
4. É melhor estar em paz do que estar certa. Escolher melhor e ser seletiva sobre quais batalhas realmente valem a pena e quando é melhor abrir de mão daquilo para estar tranquilo.
5. Eu não preciso de tanta maquiagem para ser e me sentir bonita. Não deixei de gostar, mas não sou escrava dela.
6. Beber água, alongar, caminhar e comer bem fazem muito bem e é o mínimo que posso fazer por mim mesma.
7. Ter ciúmes não é nocivo só para as relações, mas principalmente para mim mesma. 
8. Aprendi a buscar o belo em tudo. A buscar notícias positivas, em meio ao caos. Assim como os girassóis, a me voltar sempre para onde há luz.
9. Minha saúde mental é mais importante que minha carreira/meus estudos.
10. Ter auto-estima e me amar não significa humilhar quem está ao meu lado (namorado, mãe, pai, amigas, etc) para me sentir melhor, nem achar que eu não preciso deles e sou auto-suficiente.
11. Eu não preciso de um milhão de amigos e ser extremamente conhecida e adorada nos meios onde frequento. Eu só preciso de amigos nos quais eu posso confiar de verdade e que eu sei que vão me amar, me proteger e ficar felizes e vibrar comigo pelas minhas conquistas. 
12. Eu devo sim confiar nas pessoas, sem ingenuidade, mas sem ser desconfiada demais. O tempo, ele é o senhor de tudo. E ele mostra a verdade por trás das pessoas e da vida, não preciso me preocupar com isso.
13. "Eu prefiro ser uma metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.". Nossos pensamentos não são verdades absolutas e é importante mudar, principalmente quando é pra melhor. Nós podemos evoluir, mudar e aprender todos os dias, e isso é algo extremamente saudável.
14. Ser gentil pode ser visto como interesse, puxa-saquismo, falsidade. Ignoro e continuo a ser gentil, e a dizer às pessoas o melhor que vejo nelas, minimizando seus defeitos e exaltando suas qualidades.
15. Ser grata: pelas coisas boas que me acontecem, e pelas ruins também. É um exercício difícil, mas que tento fazer constantemente e hoje tenho consciência do quanto é importante e o quanto isso me faz ver a vida de uma forma mais leve e tranquila.
16. Parafraseando Forfun: "Nem dinheiro, nem prazeres vão trazer o que eu tô procurando.". Não é mais rico quem tem mais, mas quem deseja menos.
17. Aprendi a olhar o outro, que me traz tantas dificuldades de convivência e aceitação, e aprender com ele TUDO QUE EU NÃO QUERO SER.
18. Aprendi a ter empatia e olhar mais o mundo sob uma ótica que não é a minha. A respeitar a dor e a vivência do outro. 
19. A ouvir o meu corpo, e os sinais que ele me dá. A fazer pausas. A me respeitar. "A vida requer intervalos. Nenhuma árvore dá frutos o ano todo, nenhuma planta floresce em todas as estações. De-sê tempo."
20. A ter mais cuidado e um profundo respeito com a natureza, o meio ambiente, o planeta, Gaia, Pachamama... Uma relação de conexão, de poder sentir como sou afetada por ela, e de me preocupar com a forma como posso estar afetando-a.
21. Aprendi o que é sentir um amor puro por um ser humano, numa experiência de pseudo-maternidade, quase-maternidade, com meu irmão.

Agradeço com todas as forças a oportunidade de estar viva, no sentido mais completo da palavra. E agradeço a mais um ano completo. Que o caminho, daqui para frente, seja repleto de fores. E, quando houver pedras, que eu saiba lidar com elas da forma mais sábia.

"MARAVILHAS NUNCA FALTARAM AO MUNDO; O QUE SEMPRE FALTA É A CAPACIDADE DE SENTI-LAS E ADMIRÁ-LAS. — MARIO QUINTANA"

Você também poderá gostar de

5 comentários

  1. Faço vinte ano que vem mas algumas coisas da sua lista eu também já aprendi, principalmente me afastar de pessoas tóxicas. Aprendi isso bem cedo até, quando vi que era amiga de muita gente que não me fazia bem.
    Buscar coisas boas e voltar a face pro sol é de extrema importância mas no meio de tanta coisa ruim nem sempre eu consigo :/
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post. Acho que não tem nada mais enriquecedor que olhar pra nossa vida e ver o quanto aprendemos e amadurecemos com tudo que passamos e principalmente com a forma como vamos destinguindo quem somos, ou como somos. Aproveito a deixa pra te dizer que te indiquei uma tag no blog, que possívelmente tu já deve ter respondido, mas se tratando de serem perguntas diferentes, eu adoraria ver tuas respostas! Segue o link
    Beijinhos com Carinho, www.desapegaadri.com

    ResponderExcluir
  3. Oieee, tudo bem linda? =]
    Tem como você disponibilizar esse wallpaper aqui que está no seu instagram: https://www.instagram.com/p/BEradmOmng1/
    para baixar? É que aquele link que você colocou lá na descrição não dá mais pra baixar porque foi retirado. Coloca ele lá na sua "minhateca" por favor.

    Beeeeijos :*

    ResponderExcluir
  4. Amei o post, e gostaria de reproduzi-lo no meu blogger porém na minha versão. Você se importa se eu usar o tema ?

    ResponderExcluir

Subscribe