Transforme seu banheiro em um santurário

sexta-feira, fevereiro 12, 2016



Gostaria de começar frisando que, em tempo de crise hídrica, esse post não deve ser lido como uma apologia ao desperdício de água. Pelo contrário! Leia todas essas dicas e aplique-as ao seu dia-a-dia com consciência.


Eu adoro olhar para o banho como um tempo para entrar em um mini tratamento de spa. É claro que seu principal objetivo é limpar o corpo, mas eu realmente sinto que ele pode ter um efeito calmante e relaxante sobre a mente também.

A chave para criar um bom espaço no chuveiro, na minha opinião, é abordar mais do que apenas um dos sentidos. Não é apenas sobre a forma como o seu espaço se apresenta - apesar disso ser uma parte importante. É também sobre os aromas flutuando no ar, os sons que fluem através de seus ouvidos, e a sensação de tudo o que atinge a pele. Aqui estão algumas maneiras de transformar seu banheiro em um santuário.


Remova as embalagens, os rótulos e etiquetas

Em primeiro lugar, remova qualquer coisa que não faz você se sentir à vontade. Para mim, o que sempre me incomodou foram os coloridos recipientes de produtos de beleza com texto escrito por todos os lados. Claro que há muitas marcas que vem com embalagens bonita, que parecem naturais e tem texto mínimo, mas quando se trata dessas embalagens que não são tão bonitas, remova-as do seu chuveiro. Coloque esses produtos em uma variedade de belas garrafas e frascos. A chave é usar qualquer coisa que faz você se sentir como se estivesse dando-se um tratamento especial.

Encha o seu espaço com plantas

Acho mágicas aquelas imagens de chuveiro ao ar livre, e você pode trazer essa mágica para o seu chuveiro interno, colocando algumas plantas lá, contanto que você tenha um espaço disponível e um pouco de luz natural para mantê-las vivos. Andei pesquisando e vi que algumas plantas que se dão bem em ambientes internos e úmidos como o banheiro são: violeta, miniespada-de-são-jorge, rosa-do-deserto, aspargo rabo de gato ou pluma, asplênio, aspidistra, bálsamo, caládio, cactus, kalanchoe ou flor da fortuna, dinheiro-em-penca, punhal malaio e lírio da paz.



Adicione pedras/cristais

Não é todo mundo que acredita nisso, mas se você gosta... Encontre alguns cristais que você ama, energize-os com a luz do sol ou a lua e coloque-os em uma prateleira em meio a seus produtos de beleza, por exemplo. Não só vão ficar lindos de se ver, mas vão ajudar a criar uma bela atmosfera positiva e cheia de energia. Você pode conferir um post sobre como limpar, energizar e programar seus cristais.

Toque músicas calmantes

Nada acalma a alma completamente como camadas de som que vem juntas em perfeita harmonia. Encontre um alto-falante que pode resistir à umidade ou simplesmente coloque-o na porta, ao lado de fora, e cuide de seus ouvidos com as suas músicas favoritas a cada dia. A melhor parte disso é que você começa a controlar o que você ouve, então você pode basear sua lista de reprodução no chuveiro sobre como você está se sentindo atualmente - ou de como você quer sentir.




Introduza aromaterapia

Aromaterapia é uma ferramenta que tem sido usada para curar a mente desde os tempos antigos, e seu banheiro pode ser o lugar perfeito para usá-la. Pendure plantas recém cortadas como o eucalipto, lavanda e alecrim em seu chuveiro com barbante, ou preencha um difusor com uma mistura de óleo essencial e coloque na sua pia. O vapor do chuveiro vai pegar os aromas e espalhá-lo em todo o banheiro, e eles irão levantar o seu espírito, acalmar a sua mente, e revigorar você.

Faça sua própria esfoliação

Já faz bastante tempo que trago aqui no blog sobre cosmetologia natural e os malefícios de muitos produtos sintéticos. O que nós colocamos em nossa pele tem um enorme impacto sobre a experiência geral do banho e na nossa saúde. Eu sugiro que você tente fazer seus próprios esfoliantes corporais - como uma mistura simples de açúcar e mel ou com café e limão. É divertido brincar com os ingredientes e encontrar uma receita que combine com você e te traga boas sensações.



Sabonetes artesanais

Essa coisa do sabonente natural entra tanto nessa parte de benefícios ao corpo e à saúde, quanto na aromateria. Já fiz algumas resenhas aqui no blog de sabonetes naturais e é indiscutível como eles trazem outra experiência e outra sensação ao banho. As barras de saboarias artesanais geralmente são livres de substâncias químicas nocivas, ricos em cuidados com a saúde e com o meio ambiente.

Esponja vegetal

Eu não consigo usar esponjas vegetal porque acho agressivas à pele, a minha é super delicada. Mas de vez em quando gosto para esfoliar levemente áreas que acumulam líquido, como o bumbum (as famosas celulites) e até mesmo para tirar sujeitas do corpo como canetinha, tinta, terra, etc, que são de difícil remoção só com sabonete. E existem pessoas que não conseguem tomar o banho sem uma esponja. Então, a mais indicada é a esponja vegetal, que é um produto biodegradável e, por isso, é a opção mais sustentável a ser utilizada no dia-a-dia. 
A bucha vegetal ativa a circulação sanguínea, o que previne o aparecimento de celulites e retira as células mortas, o que provoca a renovação da pele. Além disso, é um esfoliante natural o que evita as danadas das estrias de surgirem na pele. Elas são relaxantes e podem ser usadas no corpo inteiro, menos no rosto. 
Porém, é preciso ainda ficar atento ao armazenamento, pois elas podem acabar gerando uma proliferação de bactérias, por estarem em ambiente úmido e acumularem células mortas.

1. Deixe a esponja secar: tire-a do ambiente úmido do chuveiro. O ideal é que a área do chuveiro tenha uma passagem de ar suficiente para que a bucha possa secar completamente entre um banho e outro. Deixe a janela do banheiro aberta, a porta do chuveiro, idem, e deixe a bucha fora do chuveiro para secar melhor. Se quiser ser ainda mais cuidadoso, ensaboe e enxague a bucha depois de tomar seu banho e então a pendure para secar.
2. Substitua sua esponja: se ela mudar de cor ou ficar com cheiro, é hora de comprar uma esponja nova.
3. Coloque a esponja no microondas: é crucial higienizar a bucha corretamente.De vez em quando coloque-a no microondas por 20 segundos enquanto estiver úmida, como é recomendado fazer com esponjas sintéticas. (Não ponha a esponja no microondas com qualquer coisa que possa derreter ou pegar fogo, e certifique-se de que ela está totalmente úmida.)

Termine com uma boa toalha ou roupão

Não precisa ser a mais cara, nem a mais linda, bordada com fios de ouro. Mas procure encontrar uma toalha confortável, porque nada pior que sair do banho e se secar com uma toalha dura, que arranha e maltrata a pele. Procure uma toalha que te deixe confortável e aconchegada quando o ritual do banho chegar ao fim.

É isso, pessoas! Espero que tenham gostado e se inspirado com essas ideias. Beijos e até a próxima.

Leia também:
Como transformar sua casa em um local aconchegante

Você também poderá gostar de

13 comentários

  1. Coisa linda! Eu acho uma ideia super bacana. É um remédio natural para todo estresse que o dia-a-dia causa. Eu morro de vontade de fazer essas coisinhas mas cadê que a preguiça e correria do dia a dia deixa? :(

    Saudades daqui ♥
    Beijo,
    www.keepcamy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É justamente por causa da correria do dia-a-dia que é tão importante a gente tirar esse momento e fazer tudo com tranquilidade, Camy!! Vale muito a pena.
      Beijos!

      Excluir
  2. Que post maravilhoso! Adorei mesmo! E fiquei com uma vontade de ir já alterar o meu banheiro!!
    Beijinho e obrigada pela partilha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é quem agradeço seu comentário e visita. Fico feliz que tenha gostado! Beijo!

      Excluir
  3. Adorei, eu costumo fazer esfoliação, gostaria que meu banheiro tivesse espaço para algumas plantinhas
    http://www.charme-se.com/

    ResponderExcluir
  4. Tu é de VR? Beijos
    http://www.charme-se.com/

    ResponderExcluir
  5. Uma pena que meu banheiro é minúsculo não dá p add muita coisa...
    Mas amei o post!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também é pequeno, mas aos pouquinhos a gente consegue ir adaptando e encontrando estratégias que se encaixam na nossa realidade.
      Fico feliz que tenha gostado. Beijos!

      Excluir
  6. Eu amei cada uma das suas dicas e me senti relaxada só de ler esse post. Comecei a usar a bucha vegetal recentemente, e tô impressionada porque não fazia ideia de que ela prevenia celulite e estria.

    Um beijo!
    www.lemonati.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o post te trouxe essa sensação maravilhosa! Hahahaha.
      Ela tem muitos benefícios sim! Só precisa tomar cuidado mesmo com a proliferação de bactérias.
      Beijos, obrigada pelo comentário e pela visita!

      Excluir
  7. Amei as dicas e concordo com seu texto, meu banho parece sempre momentos de spa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é ótimo e revigorante, né! Faz bem pro corpo, mas principalmente pra mente. Beijos!

      Excluir

Subscribe