Você respira corretamente? Conheça o Pranayama

domingo, janeiro 10, 2016

Na agitação diária, do seu trabalho, da sua família, dos seus amigos, da sua casa, da sua cidade e ou de qualquer outro local que você costuma frequentar na sua rotina diária, raramento você se lembra de você e fica consciente do seu corpo (a não ser que ele te chame atenção através de alguma dor).

O Pranayama é conhecido como exercício respiratório. Mas é muito mais do que isso. Pranayama significa controle do Prana, a força da vida. Ou ainda, extensão e expansão da dimensão do Prana. Com as técnicas de pranayama podemos ativar e regular essa força vital, concentrando altos níveis dessa energia em nosso corpo sutil.

Tudo que está ao nosso redor possui Prana, a energia sutil. Por isso, nosso estilo de vida incluindo alimentação, atividades físicas, trabalho, sono e relações sexuais afetam a distribuição e o fluxo de Prana. As técnicas de Pranayama revertem a desvitalização dos órgãos e até pequenas disfunções metabólicas decorrentes de irregularidades no estilo de vida, alimentação inadequada e stress.

A maior parte das pessoas, respira incorretamente. O Pranayama prepara o indivíduo para treinar sua respiração, ampliando sua capacidade pulmonar. No corpo, podemos observar como consequência uma reeducação dos músculos da cavidade pulmonar e a ampliação na região torácica. Observamos ainda um estado de calma e tranquilidade, quando deixamos nossa respiração ritmica, lenta e profunda. A energia bloqueada em padrões mentais, muitas vezes inconsciente, é liberada, e o Prana flui livremente pelas Nadis (canais de energia por onde o Prana circula).

O Pranayamana é uma forma de trazer saúde para todo o nosso corpo e preparar nosso corpo-mente para a meditação. “Há uma conexão íntima entre a respiração, as correntes nervosas e o controle dos Pranas interiores ou forças vitais. O Prana se torna visível no plano físico, como movimento e ação, e no plano mental como pensamento. Pranayama é o meio pelo qual o yogue tenta realizar, dentro de seu corpo, toda a natureza cósmica e se esforça para atingir perfeição por acessar todos os poderes do Universo”, diz Swami Satyananda Sarasvati.

Indico ainda esses vídeos sobre respiração:






É isso, espero que tenham gostado! Contem nos comentários o que acharam. Beijos!

» texto | boa yoga

Você também poderá gostar de

4 comentários

  1. Eu não conhecia... A vida toda sempre respirei super errado, respirava pela boca, desde pequena, só não sei o porque, talvez seja porque tenho bronquite desde que nasci, uma explicação de uma pessoa bem leiga, parei de respirar pela boca, me policiei até que aprendi e agora vou praticar essa. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que bacana! Quando se respira corretamente, é quase como uma terapia, ficamos bem mais calmos e relaxados.
    rsenhando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que legal o tema desse post!
    Comecei a fazer yoga em casa, com vídeos do youtube, e passei a perceber melhor a minha respiração e os benefícios ao faze-la corretamente. O dificil é mudar os maus hábitos, mas a gente consegue.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. ótimo post! comecei a respirar melhor depois que fiz aulas da yoga... foi com certeza uma das melhores práticas! todos os dias tento parar nem que for por 5 minutinhos para meditar, respirar, me acalmar... acho super importante, ainda mais na correria do dia a dia. os vídeos do youtube foram as minhas salvações (comecei a me interessar por meditação com eles! haha), bem legal você divulgar esses, vou dar uma olhadinha! =)

    beijos de luzzz

    http://laemjupiter.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Subscribe