Dicas para ter foco nos estudos em casa

domingo, janeiro 17, 2016


Acho que esse deve ser o milionésimo post sobre dicas de estudos que publico aqui no blog, mas é porque estou sempre me conhecendo, aprimorando minhas técnicas de organização, e acho sempre legal compartilhar aqui com vocês um pouco dos meus aprendizados, que podem servir pra ajudar alguém que está na mesma situação que eu. 
Pra quem não sabe, esse é meu último ano de faculdade. Estou estagiando, escrevendo o TCC, e começando a estudar pra concurso (e futuramente talvez para o mestrado). Ou seja: é tanta coisa que não sei por onde começar. E, se eu não me organizar bem, perco o foco completamente.
Semana passada criei um instagram só pra compartilhar minha rotina de estudos e algumas dicas. Quem quiser seguir é só ir lá: @concursandapsi. Mas vamos logo para as dicas...

1. Planeje, planeje, planeje!: É muito importante começar o dia sabendo exatamente o que você precisa fazer. Seja numa agenda ou num cronograma feito especialmente pra isso, enumere as suas tarefas e comece sempre pela mais difícil. Eu já sei que de 21h às 23h minha concentração é menor para escrever e me sinto muito mais concentrada e produtiva. Por isso, quando preciso escrever textos, que exigem mais foco, escolho esse horário. Para leitura, já sou mais da manhã, então deixo para ler artigos e livros de 8h às 11h, por exemplo.

2. Crie o seu ambiente! Pode parecer óbvio, mas é muito importante criar um espaço de trabalho só seu. Já passei épocas trabalhando no sofá e com o computador sempre no colo. Além de ser péssimo pra coluna, você fica mais suscetível a distrações e não consegue se organizar. Se não puder ter um cômodo só seu, uma simples mesa com as suas ferramentas à mão já ajuda. Decore, coloque flores e encare sua mesa como o seu escritório. 
Aproveite a luz do dia (e economize energia), posicione sua mesa perto da janela, mas não com o sol direto nela, pois pode cansar a visão ao ler. Anoiteceu? Mantenha seu ambiente bem iluminado, prefira lâmpadas brancas e tenha uma luminária como a minha, por exemplo. Modelo da minha luminária: Taschibra TLM 04 Bivolt - Branca. Lâmpada Taschibra de led 9W (super potente).

3. Vista-se!: Nunca, jamais, em hipótese alguma, vá estudar de pijama. Não deixe que as tarefas de casa se confundam com as do trabalho. Tome um banho, coloque uma roupa e entenda que o seu horário de estudos está começando naquele momento.

4. Estabeleça horários: Eu adoro listas e cronogramas. Anoto tudo o que preciso fazer e estabeleço o tempo necessário pra cada função. Ler um livro de 9 às 10hrs, assistir uma vídeo-aula de 10 às 11hrs, escrever algo do TCC das 13 às 15hrs... e por aí vai. O mais importante é se manter fiel ao cronograma e cumprir todas as tarefas. Eu sou mais de papel mesmo, mas existem dois apps que ajudam muito nessa hora:


5. Técnica Pomodoro: Tá com dificuldade de se concentrar? Use a técnica Pomodoro. Basicamente você deve usar blocos de tempo menores, com intervalos, pra executar determinada tarefa e aumentar a sua produtividade ao máximo durante esse tempo. Vou começar a usá-la essa semana, depois posso fazer um post só sobre isso falando dos resultados e o que achei.

6. Livre-se das distrações: pra se concentrar você deve se livrar das intermináveis e sedutoras distrações. Facebook, Instagram, WhatsApp... Estabeleça horários pra interagir nas redes e desconecte-se completamente quando estiver trabalhando. Ah! Sabe essas milhares de abas que estão abertas aí no seu navegador? Feche todas e vá estudar!

7. Livre-se da bagunça: antes de começar a estudar separe todo o material que você vai utilizar e coloque na mesa ou próximo a você. Isso evita interrupções desnecessárias só para buscar e procurar o material. Na sua mesa devem ficar as ferramentas que você realmente usa. Livre-se de papéis e anotações que não servem pra nada e já deveriam ter sido descartados. Use e abuse de pastas (das mais simples até as sanfonadas). Organizadores de mesa e gaveta também são essenciais e ajudam muito a manter tudo no lugar. As chances de ter mais foco em ambientes organizados é muito maior.

8. Inspire-se: tenha uma frase para inspirar você, a foto de alguém especial, de um lugar que você queira conhecer, um bem a comprar ou um sonho a realizar. Isso vai ajudar você a se manter focado, mesmo quando estiver cansado.

9. Seja flexível: cumpriu todas as suas tarefas e ficou com tempo livre?! Vá passear! Fazer atividades ao ar livre, além de acalmar corpo e a mente, ainda são ótimos pra criatividade. Dizem que é justamente nos momentos de lazer que temos os melhores insights criativos!

10. Beba água!: O que a água está fazendo nessa lista? Beber água estimula o cérebro, te dá mais clareza e te ajuda a ser mais produtivo. Por isso, se você nunca lembra de beber água, coloque um despertador ou baixe algum aplicativo pra te ajudar. Tenha um copo térmico ou uma moringa sempre  por perto na mesa.

11. Feche o escritório: Finalizou todas as suas tarefas do dia? Então é hora de "fechar o escritório". Arrume a sua mesa e guarde todos os materiais. Não é porque você estuda em casa que deve passar 24 horas estudando.

É isso! Espero que tenha ajudado de alguma forma. Qualquer dúvida é só deixar aqui nos comentários que responderei com todo prazer. Um beijo grande!

Confira também:

Você também poderá gostar de

13 comentários

  1. Outra coisa que dá certo, pelo menos comigo, é estudar vendo vídeos no Youtube. Parece que com eles eu consigo me concentrar mais e aprender o assunto mais facilmente. eu fiquei curiosa com essa técnica do Pomodoro, vou dar uma pesquisada na internet e tô aguardando o seu post falando dele também!
    rsenhando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas. Já vou tentar colocar algumas em prática. =)

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  3. Livrar-se da bagunça é tão importante quanto o planejamento! bjs
    http://ofantasticomundodairis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas começarei hj mesmo pela agenda . Depois volto e digo como foi. Bjs

    www.minimalisando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Estefanie! Adorei as suas dicas. Eu realmente não tenho foco pra estudar em casa; aliás, eu nunca fui do tipo que gosta de estudar, geralmente me dou bem apenas prestando atenção nas aulas e revisando algumas horas antes das provas (mas na própria faculdade de psicologia percebi que isso de revisar antes da prova só ajuda na hora, porque depois a gente esquece). Percebi que me saio melhor quando vou pra biblioteca da faculdade, pois não tenho distrações (comida, internet, cachorros querendo carinho...). Vou ver se consigo adaptar suas dicas pra minha vida.
    Beijos!

    http://anna-costa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas, vai me ajudar muito! Sou super preguiçosa e nunca tomo água, isso é um hábito que preciso começar a praticar! Amei seu blog, já estou seguindo. Beijos!

    bycamilablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Não organizo horário, estudo no sofá, de pijamas e pior que sempre quando paro pra estudar sempre quero estudar a matéria inteira de uma vez, aí depois só lembro o que vi no finalzinho... O que eu tenho percebido que têm funcionado comigo é o resumo do assunto em tópicos, pequenas anotações e até alguns pequenos desenhos objetivos. Foco nisso e qualquer leitura rápida me faz vir o assunto inteiro na mente. Assim funciona mais pra mim do que mapas mentais, por exemplo.

    Beijo, Selma Barbosa | Quinta Gaveta

    ResponderExcluir
  8. Muito boas as dicas. O mais importante mesmo é ter foco, quando você quer uma coisa de verdade você vai tirando do meio do caminho todo empecilho, preguiça, desorganização, pra poder alcançar o objetivo. É importante ter esse pensamento positivo pra gente poder alcançar nosso sonhos. Adorei o pôster! (Já estou te seguindo). Sucesso!
    http://girlswholoveparis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post, dicas ótimas.
    http://eefeitoborboleta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Meu, que ótimo esse post! Muito útil! "Desde que nasci" venho tentando me equilibrar e organizar meu dia, mas eu sou MUITO preguiçosa então é mais complicado. Preciso muito começar a me organizar e fazer minha rotina. Principalmente porque minhas metas vão precisar de todo o meu esforço esse ano ): Vamos pra cima!!!! Fiquei animada agora!
    Ah, onde você comprou esse quadro de anotações?

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pelas dicas! Preciso me organizar melhor para retomar os estudos de japonês (ô língua difícil!).
    http://spleen-juice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que legal, você é minha conterrânea!!

    Agradeço pelas dicas, foram demais!
    Já estou te seguindo no instagram, no bloglovin' e aqui no blog.
    beijos!

    www.pergaminhosnamesa.com

    ResponderExcluir
  13. Ótimas dicas, ter disciplina pra seguir tudo isso é primordial!

    Parabéns pelo blog, estou te seguindo.

    http://universos2feminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Subscribe