Sobre incensos

sábado, dezembro 12, 2015


Incenso vem da palavra "incendere", que significa queimar, incendiar. Portanto, pela queima de qualquer parte de plantas aromáticas (como cascas, raízes, flores, madeiras, resinas), a sua fumaça é capaz de modificar o estado de espírito das pessoas e do próprio ambiente. As plantas mais usadas para esse fim, no começo, foram o sândalo, o olíbano, mirra, benjoim, cânfora, sálvia branca, capim limão, tomilho, entre outras.
Há indícios de que os egípcios foram os primeiros a usarem e confeccionarem incensos. Com o passar do tempo, outros povos, como os chineses, hindus, judeus, gregos, romanos, aderiram esse costume.

Do ponto de vista da fitoenergética, quando o fogo queima a planta, ele libera toda a energia latente acumulada durante o desenvolvimento da planta. Desde a germinação, todos os elementos da natureza atuaram sobre ela; o potencial do ar, da água, da terra e do fogo que participaram do processo de crescimento da planta torna-se disponível junto com a energia da planta quando ativamos com consciência.
Ao ativar todas as energias citadas, o incenso torna-se uma ferramenta poderosa para rituais e cerimônias. Durante a queima, além de todas as energias, é plasmado um potencial energético limpo, como uma folha em branco para colocar a sua intenção, seus pedidos e desejos. Portanto, toda vez que você queimar um incenso, foque sua mente nas intenções que você tem, esteja consciente do que deseja e do que pensa enquanto queima um incenso de ervas.

Já do ponto de vista de outras terapias complementares como a aromaterapia, ao queimar incensos naturais, as moléculas de óleos essenciais da planta se dispersam no ar. Essas moléculas entram em contato com o nosso sistema olfativo ou com a nossa pele; depois, as informações sensoriais chegam ao cérebro, onde se processam as mudanças de estado mental e emocional, evocando memórias e lembranças associadas ao efeito causado pelo incenso. Os efeitos podem ser: relaxante, estimulante, energizante, calmante, antisséptico, curativo, depurador, entre outros.

Os incensos mais tradicionais são feitos de várias partes da planta, ou a partir de sua resina e óleos essenciais, mas há muitos vendidos em maior escala que não contêm esses ingredientes – muitos são feitos com essências não naturais, carvão e derivados de petróleo, que fazem mal à saúde.
De uns anos para cá, houve um aumento do interesse pelo uso de incensos para fazer dos ambientes domésticos e íntimos um local mais aconchegante e agradável. Essa faceta é muito explorada e aplicada pela aromaterapia atualmente, e muita gente pode se enganar com a oferta abundante em qualquer loja de variedades. Para comprar e usar, esteja atento à composição: um bom incenso não contém carvão, derivados de petróleo (como o óleo mineral) e nem essência.

Um estudo feito em Portugal alerta que foram analisados em laboratório 18 ambientadores, entre incensos e óleos, de várias marcas. Conclui-se que a "maioria dos incensos e óleos essenciais libera compostos tóxicos ou nocivos para a saúde, aproveitando a falta de legislação para estes produtos". Nestes produtos, foram encontrados benzeno e formaldeído, "duas substâncias reconhecidas pelos seus efeitos cancerígenos. Um só pau de incenso pode emanar benzeno em quantidade equivalente à de cinco cigarros."

As substâncias encontradas nos incensos e óleos são alergênicas, alerta a associação. Podem ser susceptíveis de provocar "crises de asma ou reações alérgicas". Alguns dos ingredientes têm ainda "compostos orgânicos voláteis, responsáveis por irritações na pele, nos olhos e nas vias respiratórias, enxaquecas, cansaço, náuseas e fadiga".
Para se ver livre do perigo, vale ficar atento à composição, não usar incensos com freqüência, nunca os acender em locais fechados e evitar os que lançam fumaça demais. E a melhor das soluções, faça seu próprio incenso de ervas. Veja o passo-a-passo aqui.

Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre esse recurso maravilhoso que a natureza nos proporcionou. Beijos!

» fonte | fitoenergética

Você também poderá gostar de

5 comentários

  1. Que legal! Nunca tentei fazer o meu próprio incenso. Gosto muito de usar palo santo ou então incensos artesanais. Sinto que eles deixam o ambiente mais leve além daquele aroma maravilhoso pela casa. Geralmente faço no início do dia com todas as portas e janelas abertas.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante!
    Sempre gostei de incensos, mas não acendo mais pois meu namorado tem alergia e o incômoda muito, também nunca tentei fazer meu próprio incenso, pareceu ser muito bom.
    Adorei seu blog, é muito lindo e tem um clima muito gostoso! Parabéns.
    Beijos!

    www.colecionosonhos.com

    ResponderExcluir
  3. Sou doida por incensos, haha! Mas confesso que não sabia de tudo isso, referente a composição e tal. Vou prestar mais atenção! De qualquer forma, já abri aqui a página que ensina a fazer o incenso em casa e adorei! :D
    Beijão!

    As Melhores Coisas

    ResponderExcluir
  4. Hello I'am Chris !
    I suggest you to publicize your blog by registering on the "directory international blogspot"
    The "directory" is 30 million visits, 199 Country in the World! and more than 22,000 blogs. Come join us, registration is free, we only ask that you follow our blog
    You Have A Wonderful Blog Which I Consider To Be Registered In International Blog Dictionary. You Will Represent Your Country
    Please Visit The Following Link And Comment Your Blog Name
    Blog Url
    Location Of Your Country Operating In Comment Session Which Will Be Added In Your Country List
    On the right side, in the "green list", you will find all the countries and if you click them, you will find the names of blogs from that Country.
    Imperative to follow our blog to validate your registration.Thank you for your understanding
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/
    Happy Blogging
    i followed your blog, please follow back
    Best Regards
    Chris
    ++++++++++++++
    Hola Soy Chris!
    Le sugiero que para dar a conocer tu blog Al registrarse en el "blogspot Internacional directorio"
    El "directorio" es de 30 millones de visitas, 199 países del mundo! y más de 22.000 blogs. Ven y únete a nosotros, la inscripción es gratuita, sólo pedimos que siga nuestro blog
    Tienes un blog maravilloso que considero estar registrado en Diccionario Internacional Blog. Usted representará su país
    Por favor visite el siguiente enlace y cómo su Blog Nombre
    Blog Url
    Alquiler de su país ¿Cómo Sesión operativo en el que se agregará en la lista de País
    En el lado derecho, en la "lista verde", encontrará todos los países, y si hace clic en ellos, se encuentran los nombres de los blogs de ese país.
    Imperativo para seguir nuestro blog para validar su registration.Thank por su comprensión
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/
    Blogging feliz
    Gracias por Siguiendo Mi Blog - que es muy apreciada! O)
    Seguí a tu blog, por favor, siga de nuevo
    Atentamente
    Chris

    ResponderExcluir
  5. Boa noite! Desejamos para o novo ano que a magia do Natal continua e remove o dicionário as palavras "ódio", "rancor", "tristeza", "egoísmo" e elas são substituídas pelas palavras "amor", "perdão "," alegria "," solidariedade ". Vamos fazer 2016 ser os anos mais bonitos! Cartões milhas com todo o nosso coração e nossa amizade.
    sinceramente
    Chris

    Imagens de Bom Ano
    http://nsm08.casimages.com/img/2015/12/25//15122506222718874513854202.gif

    ResponderExcluir

Subscribe