Em busca de uma beleza justa: 5 alimentos que podem ser produtos de beleza

sexta-feira, dezembro 04, 2015


É realmente chocante para mim o fato de que tantos produtos de beleza contêm listas incrivelmente longas de ingredientes sintéticos, potencialmente prejudiciais, quando, na realidade, muitas vezes você pode atingir o mesmo objetivo com apenas um ingrediente.
Existem infinitos ingredientes naturais, que você pode ter em sua cozinha neste exato momento. Sempre que eu uso ingredientes totalmente naturais como produtos de beleza, sempre me sinto muito bem. Eu me sinto bem sabendo a origem do produto, do que ele é feito e quais as reações dele no meu organismo. Eu me sinto bem sabendo que, em vez de sacrificar a minha própria saúde a longo prazo para a beleza de curto prazo, eu estou realmente nutrindo meu corpo. 

Há milhares de produtos de beleza que podem ser feitos com coisas que normalmente comeríamos. Já falei no post sobre Ayurveda e Beleza Natural que uma dos princípios dessa medicina é passar na pele apenas o que também comeríamos. Aqui vão 5 alimentos/produtos de beleza que eu amo e são super fáceis de serem encontrados!

1. Limão

Limões são um dos melhores ingredientes naturais, porque eles são comuns, são baratos e eles têm tantos usos. Um desses usos é dar iluminar o cabelo. Basta misturar com água, pulverizar nos cabelos, sair para o sol e esperar a natureza para fazer a sua parte. Você também pode esfregar suco de limão em seu couro cabeludo para reduzir a caspa. Basta ter em mente que o limão pode ser muito ressecante, por isso certifique-se de não exagerar em qualquer uma dessas ocasiões, e não se esqueça de hidratar seu cabelo e pele se detectar excesso de ressecamento.
Outra utilidade é, a cada 15 dias, esfregar a metade de 1 limão nos joelhos e nos cotovelos. Mas não se esqueça de enxaguar bem, para não manchar nem queimar sua pele

2. Mamão

O mamão tem uma consistência naturalmente cremosa, tornando-se a máscara perfeita para o cabelo. Ele nutre o cabelo com uma abundância de vitaminas e minerais, como vitamina A, vitamina C, potássio e magnésio. Misture cerca de 1/4 de um mamão, distribua em todo o cabelo, amarre-o e espere por cerca de 15-25 minutos. Em seguida, lave e condicione seu cabelo como de costume. Isso também pode ser usado como uma máscara facial para hidratar ou clarear a pele.

3. Abacate

Abacates é uma fruta com uma textura cremosa, contém ácidos graxos que ajudam a amaciar a pele e bloquear a umidade. Use-os da mesma forma como você usaria um mamão - aplicar no rosto/pescoço ou no cabelo, deixe por cerca de 15-25 minutos e enxague. Voila! Hidratação instantânea.

4. Morango

Morangos são grandes clareadores naturais de dentes - eles contêm um adstringente para limpar manchas, assim como a vitamina C, para ajudar a remover a placa bacteriana. Apenas amasse um morango, aplique nos dentes, deixe descansar por cerca de 5 minutos e depois enxague. Você também pode simplesmente esfregar um pouco de morango em seus dentes da próxima vez que comer um! Apenas tome cuidado para não expor demais seus dentes a eles, pois isso poderia enfraquecer o esmalte do dente ao longo do tempo. 

5. Óleo de Coco

Prepara que lá vem textão. Ele simplesmente serve para passar no cabelo, pode ser usado em pele ressecada, pra tirar a maquiagem... Ou seja, mil e uma possibilidades! 
No cabelo é só esquentar em banho maria, passar por toda a extensão o óleo puro mesmo e ficar o tempo que conseguir com ele na cabeça. O ideal é passar à noite, mas o importante é sempre se sentir confortável, então o tempo que você conseguir já vale! Depois, é bom lavar o cabelo umas três vezes para tirar todo o produto. Fazer este procedimento de 15 em 15 dias é o suficiente. O cabelo fica brilhoso, cabelo de sereia – a Yasmin Brunet tá aí pra provar isso pra gente (ela contou aqui todos os seus truques).


É legal também passar ele nos lábios, naquelas partes mais ressecadas do corpo, como cotovelos, pra tirar a maquiagem, pra fortalecer as unhas. Esquentar em banho maria e fazer oleação no corpo inteiro também faz super bem, já que o óleo é absorvido até chegar nos órgãos internos – inclusive é uma prática super recomendada na medicina Ayurvédica. 

Ele é um super cicatrizante e emoliente, então é legal perceber também quando seu corpo tá precisando. É interessante sempre procurar uma versão orgânica, extra virgem e prensada a frio. Vale muito trocar óleos industrializados por esse mágico e natural!

E aí, já usaram algum desses alimentos como produto de beleza?? Espero que tenham gostado das dicas! Se tiverem mais alguma, deixem nos comentários. Vou amar!

» imagem | nutritionstripped

Você também poderá gostar de

3 comentários

  1. Mds, adorei essas dicas, não sabia nem metade do que você escreveu haha
    bjss linda Meu blog

    ResponderExcluir
  2. Estou me rendendo aos produtos naturais não só na alimentação, mas como cosméticos. Ando usando muito para os cabelos e deixando de lado produtos caros que contém em sua composição coisas que só danificam, como petrolatos. Beijos!
    asassecretas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa Estefanie , que saudades do seu blog hahaha , agora que tô WiFi posso comentar à vontade , uhuuul !! Amei esse post , porque sempre gostei de coisas naturais e sem contar que são beeem mais baratas .. Eu uso azeite extra virgem , ele hidrata mto tbm o cabelo , eu super i dico , tbm passo nas unhas .. Mas adorei esse post

    ResponderExcluir

Subscribe