Yarn Bombing: colorindo a cidade com tricô

segunda-feira, novembro 09, 2015


Sempre me encantei com intervenções artísticas urbanas, como o graffiti, que modificam a cidade com cores e beleza.
O movimento Yarn Bombing (bombardeio de fios) acontece desde 2005, e nada mais é do que colorir paisagens urbanas do mundo afora com fios de tricô e crochê. A pioneira nessa arte foi a texana Magda Sayeg, fundadora do grupo Knitta Please, com interessados no assunto.


Artistas super criativos e talentosos andam colocando cores em muros, bancos, árvores e até dando aquela repaginada em concretos quebrados ou escadas antigas.  O resultado é fantástico!




Lugares como NY, Londres e Buenos Aires já têm aderido às cores pelas ruas. Aqui no Brasil o projeto 13 pompons, idealizado por Letícia Matos, gaúcha e graduada em engenharia civil,  já deixou mais de 3 mil espalhados por aí, enfeitando as árvores, postes e orelhões de Sampa, Porto Alegre, Paraty, Goiânia…


A história do 13pompons começou com umas aulas de tricô que a moça dava para as amigas numa pracinha de São Paulo. Quando viu, lá estava uma árvore toda vestida de linhas e… 13 pompons! Letícia também dava aulas de yoga para ajudar no orçamento de seu projeto. Hoje recebe apoio de empresas para realizar seus trabalhos manuais com as linhas. A atividade é um aprendizado que veio da mãe aos 7 anos de idade, que foi esquecido na adolescência e retomado há pouco tempo em sua morada em SP.


É isso, pessoal! Espero que tenham se inspirado e se colorido por dentro. Muito yarn bombing na nossa vida. Me contem nos comentários o que acharam e se já conheciam.

Você também poderá gostar de

3 comentários

  1. Eu já conhecia esse tipo de trabalho artístico. Mas sempre quando ouvia falar era pouca coisa. Mas é bem inspirador mesmo, e da um colorido a mais nas grandes cidades cinzas por aí. Adorei beijos! ♥

    Blog Sorriso de Vida, clique e saiba mais!

    ResponderExcluir
  2. Como disse a Juliana, quando acho que vi tudo na vida... vem gente com ideias surpreendentes hein! Amei amei amei e é completamente inspirador. sz Falta só aprender a fazer trico. *.*

    Beijão, Isa do www.isabelaseixas.com

    ResponderExcluir
  3. Gente, mas que projeto mais amorzinho! Fiquei com o coração na mão aqui, querendo colorir minha cidade também! <333
    Ainda não conhecia esse trabalho mas achei a coisa mais linda do mundo. Precisamos mesmo de um pouco mais de cor nesse mundo de concreto! Já me apaixonei e quero fazer também, hahaha

    Beijo! ♥ Primeiro Livro

    ResponderExcluir

Subscribe