Wishlist literária

sexta-feira, novembro 06, 2015


Vocês sabem que eu tenho um grande problema com livros, sou completamente bookaholic e sempre estou desejando algum. Como fiquei muito tempo sem postar wishlist literária aqui, acabei acumulando uma longa lista (além das outras, hahaha, socorro!). Então, se preparem para conhecer muitos títulos ou se identificarem com algum que também estejam querendo. Vamos lá?

1. O Que Cozinhar e Como Cozinhar - Com o Melhor da Feira e do Mercado, Jane Hornby: 'o que cozinhar & como cozinhar – com o melhor da feira e do mercado' ensina a preparar pratos rápidos e deliciosos para todas as refeições, começando pelo café da manhã. Com as explicações e fotos passo a passo, que acompanham todas as receitas, você vai preparar pratos originais e saudáveis, que priorizam os ingredientes frescos. Cada capítulo do livro define o tipo de refeição a ser servido: Café da manhã e brunch, Almoços Jantares e Sobremesas. Apresenta ainda um planejamento de cardápios, que facilita muito a vida, com opções de refeições diárias e especiais, como jantar romântico a dois e jantares para convidados.

2. Filosofia de Bem Viver - Como Mudar A Vida Sem Mudar de Vida, Márcia de Luca e Lúcia Barros: é raro encontrar pessoas que estejam satisfeitas com a própria vida; estamos sempre em busca de felicidade e realizações, mas o que geralmente encontramos são cobranças, estresse e muita correria. Filosofia de bem viver apresenta mudanças pequenas, mas consistentes, que trazem saúde e bem estar. As sugestões vão desde uma alimentação mais adequada, até exercícios físicos, respiratórios e massagens. A partir dos princípios do Ayurveda, a tradicional medicina indiana e o mais antigo sistema de cura do mundo, as autoras irão ajudar a direcionar seu esforço no sentido de conquistar seus objetivos, ter disciplina e dedicação e dar tempo ao tempo — permitindo uma vida muito mais saudável e equilibrada, física e mentalmente.

3. A Ciranda das Mulheres Sábias - Clarissa Pinkola Estés: autora do clássico 'Mulheres que Correm com os Lobos', a psicanalista e poetisa premiada Clarissa Pinkola Estés faz em seu novo livro uma profunda e comovente homenagem à maturidade feminina, reverenciando as matriarcas, e a força dessas mulheres que souberam acumular sabedoria no decorrer de suas vidas. Em linguagem rica em metáforas, semelhante às antigas histórias contadas de mães para filhas e netas, a obra apresenta os encantos deste 'arquétipo misterioso e irresistível da mulher sábia, do qual a avó é uma representação simbólica'.Sob um filtro especial, misto de psicanálise e coração, Clarissa caminha pela representação contida desde as avós da mitologia e dos contos de fada àquelas anônimas, para chegar às avós de suas tradições familiares. Ao final, as nove preces de gratidão por todas as mulheres mais maduras e as que virão a ser, arremate perfeito ao prazer da leitura destas 120 páginas, um sabor doce de saudade e nostalgia dos cafunés múltiplos - carinhos, histórias e conselhos - que só as avós sabem dar.

4. Malala, a Menina Que Queria Ir Para a Escola - Adriana Carranca: No primeiro livro-reportagem destinado ao público infantil, a jornalista Adriana Carranca relata às crianças a história da adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, baleada por membros do Talibã aos catorze anos por defender a educação feminina. Na obra, a repórter traz suas percepções sobre o vale do Swat, a história da região e a definição dos termos mais importantes para entender a vida desta menina tão corajosa.

5. The Self Sufficient-ish Bible - Andy Hamilton e Dave Hamilton (Em inglês): neste divertido e útil manual, uma abordagem à vida eco-consciente é apresentada e prova que ajudar o meio ambiente não necessita alterar um estilo de vida inteiro. Este guia é embalado com idéias criativas para a reciclagem, o cultivo de hortaliças orgânicas, e como estabelecer um escritório ambientalmente amigável para aqueles que não têm o espaço ou tempo para ser completamente auto-suficiente, mas ainda quer minimizar o seu impacto ambiental. Há pequenas sugestões para aqueles que estão começando, tais como a escolha de limpeza de cozinha, produtos alternativos, bem como projetos,  maiores como fazer um forno solar de uma caixa de pizza. Receitas eco-friendly, remédios de ervas e soluções de viagens ecológicas completam este recurso útil para tornar a Terra um pouco mais verde todos os dias.

6. Ayurveda: A Cultura de Bem Viver - Márcia de Luca e Lúcia Barros (Mesmas autoras do Livro 2): no livro Ayurveda: a Cultura de bem-viver, Marcia De Luca e Lucia Barros exploram de forma acessível essa medicina indiana conhecida mundialmente por sua profunda sabedoria e poderes de cura. O livro oferece ainda uma visão ampla de como utilizar esses ensinamentos no dia-a-dia, instruindo a conquista da saúde e da felicidade plena.

7. Atenção Plena - Mindfulness - Como Encontrar a Paz em um Mundo Frenético: Mark Williams e Danny Penman: este livro e o cd de meditações que o acompanha apresentam uma série de práticas simples para expandir sua consciência e quebrar o ciclo de ansiedade, estresse, infelicidade e exaustão. Recomendado pelo Instituto Nacional de Excelência Clínica do Reino Unido, este método ajuda a trazer alegria e tranquilidade para sua vida, permitindo que você enfrente seus desafios com uma coragem renovada. Mais do que uma técnica de meditação, a atenção plena (ou mindfulness) é um estilo de vida que consiste em estar aberto à experiência presente, observando seus pensamentos sem julgamentos, críticas ou elucubrações. Este livro apresenta um curso de oito semanas com exercícios e meditações diárias que vão ajudar a se libertar das pressões cotidianas, a se tornar mais compassivo consigo mesmo e a lidar com as dificuldades de forma mais tranquila e ponderada.

8. Beijos da Katie - Katie Davis e Beth Clark: este livro convida os leitores a uma jornada de amor incondicional. Katie, uma jovem carismática e expressiva, foipara Uganda numa breve missão durante as férias de Natal, e sua vida virou do avesso. Ela se sentiu tão tocada pelo povo e pelas necessidades desse país, que compreendeu que seu destino era voltar para lá e cuidar daquelas pessoas. Katie está no processo de adoção de treze crianças em Uganda, e estabeleceu um centro de cuidados chamado Amazima, que alimenta e coloca centenas de crianças nas escolas, além de lhes prover ensinamentos bíblicos. Você vai chorar e rir com Katie enquanto ela procura atender ao seu chamado interior.

9. 14,000 Things To Be Happy About - Barbara Ann Kipfer (Em Inglês): Lençóis de flanela. Sorvete de morango. Imitando as caretas de macacos no zoológico. Pratos de cachorro que dizem "Good Dog". Cabanas. São as pequenas coisas que fazem a vida vale a pena viver, e elas podem ser encontradas em dezenas neste compêndio obsessivo, sutil, e totalmente cativante, com mais de 950.000 cópias em versão impressa. A leitura é tão irresistível quanto comer pipoca. São 624 páginas.

10. Onde Cantam os Pássaros - Evie Wyld: Com tramas paralelas, passadas em épocas e hemisférios diferentes, o leitor vai montando um quebra-cabeça com o que lhe é fornecido por essa autora criativa e, ao mesmo tempo, rigorosamente precisa. No romance de Evie Wyld, a fazendeira Jake White leva uma vida simples numa ilha inglesa. Suas únicas companhias são rochedos, a chuva incessante, suas ovelhas e um cachorro, que atende pelo nome de Cão. Tendo escolhido a solidão por vontade própria, Jake precisa lidar com acontecimentos recentes que põem em dúvida o quanto ela realmente está sozinha - e o quanto estará segura. De tempos em tempos, uma de suas ovelhas aparece morta, o que pode ser muito bem obra das raposas que habitam a floresta próxima à sua fazenda. Ou de algo pior. Um menino perdido, um homem estranho, rumores sobre uma fera e fantasmas do seu próprio passado atormentam a vida de uma mulher que sonha com a redenção. Aos poucos, vamos descobrindo mais sobre as suas habilidades em tosquiar e cuidar de ovelhas, aprendidas ainda quando jovem, em sua terra natal, na Austrália. E vamos aprendendo também o que aconteceu lá, que acabou por conduzir White à uma vida de reclusão e isolamento. E sobre as contradições e diferenças entre um passado (sempre narrado no tempo verbal presente) cheio de vida e calor, e o presente (narrado por sua vez no passado) repleto de lama, frio e um ritmo mais desacelerado, paira uma atmosfera absolutamente brutal. Uma escrita visceral onde sentimos a presença de tudo, os odores, o vento, o tempo. Nada passa desapercebido.

11. Uma Pequena Casa de Chá em Cabul - Déborah Rodriguez: uma pequena casa de chá em Cabul guarda segredos não pode ser revelados. E amizades inquebráveis. Sunny é a orgulhosa proprietária de uma pequena casa de chá no coração do Afeganistão e precisa de um plano genial – e rápido – para manter o local e os clientes seguros. Yasmina, uma jovem grávida que fora roubada de seu distante vilarejo e abandonada nas ruas violentas de Cabul. Candace, uma americana rica que finalmente trocou o marido pelo amante afegão, o enigmático Wakil. Isabel, uma jornalista determinada com um segredo que pode privá-la da maior reportagem de sua vida. Halajan, a “mãe” do grupo, uma idosa cujo antigo caso de amor vai contra todas as regras. Essa pequena casa de chá em Cabul atende homens e mulheres, expatriados, funcionários da ONU e mercenários; todos em busca de um momento de paz em uma região onde a tensão paira no ar e uma bomba pode explodir a qualquer momento, mas também se torna o cenário para o encontro dessas cinco mulheres que, mesmo tão diferentes entre si, compartilham segredos e tornam-se amigas com uma relação extraordinária.

12. Yoga Girl - Rachel Brathen (Em inglês): Pela instrutor de yoga que inspira mais de um milhão de seguidores no Instagram todos os dias (sou uma dessas pessoas! Sigo a Rachel há muito tempo). Rachel tem a missão de compartilhar mensagens inspiradoras com pessoas de todos os cantos do mundo. Em Yoga Girl, ela leva os leitores para além de sua alimentação do Instagram e partilha a sua história como nunca antes - de sua adolescência auto-destrutiva em sua cidade natal na Suécia para suas aventuras nas selvas da Costa Rica e, finalmente, para a vida bela que ela constrói através da yoga e meditação em Aruba hoje. Apresentando fotos espetaculares de Brathen praticando yoga com cenários tropicais deslumbrantes, juntamente com sequências passo-a-passo de ioga e receitas simples para um estilo de vida saudável, feliz e sem medo. Yoga Girl é como a passagem de umas férias na poltrona para um Spa no Caribe.

13. Trilhas, a Incrível Jornada de Uma Mulher Pelo Deserto Australiano - Robyn Davidson: esta é a arriscada jornada de Robyn Davidson, uma mulher de 27 anos, pelo hostil deserto australiano, tendo apenas como companhia quatro camelos e sua cadela de estimação. Perseverar sob o calor sufocante, defender-se de cobras venenosas e homens lascivos, perseguir os camelos em suas fugas e cuidar deles quando feridos, Robyn surge como uma heroína extraordinariamente corajosa. 'Trilhas' é a eloquente e sincera história de sua odisseia de descoberta e transformação. Quando li a sinopse me lembrei muito da história do filme "Livre" e por isso me interessei. 

14. A Cozinha Vegetariana Para Todos - Rose Elliot: quem torce o nariz para qualquer prato vegetariano não conhece as receitas que fizeram da inglesa Rose Elliot famosa no mundo inteiro. Rose já escreveu mais de 60 livros com receitas vegetarianas, que já venderam mais de três milhões de exemplares. A "cozinha vegetariana para todos" é a versão atualizada e adaptada ao contexto brasileiro de seu maior best-seller. São mais de 550 receitas de sopas, massas de fácil preparo, bolos, tortas, entradas, saladas... Comida saudável e deliciosa para quem é vegetariano, vegan ou simplesmente gosta de fazer pratos saborosos. Com capa dura e ilustrações inspiradoras, ele chega para não sair mais da sua cozinha.

15. Cartas do Cruzeiro do Sul - Helio Mattos e Patricia Taquece, Ilustrações de Tatiana Clauzet: o conjunto de livro e 22 cartas formam uma representação do simbolismo e da força xamânica dos animais brasileiros. As 'Cartas do Cruzeiro do Sul' trazem as sementes que poderão levar o praticante a uma viagem fantástica às profundezas de si mesmo e à consequente descoberta de um campo luminoso no seu processo de autoconhecimento e evolução. A caixa das 'Cartas do Cruzeiro do Sul' contém um livro e 22 cartas, todos ilustrados. O leitor poderá interagir e perceber a energia que impregna o mundo animal. (Tá na lista por causa da Tatiana, sobre quem que já falei aqui nesse post).

16. Batendo à Porta do Céu - Jordi Sierra i Fabra: ir trabalhar como voluntária em um hospital num país distante não é uma decisão fácil. Ainda assim, foi a escolha de Sílvia, uma jovem espanhola, estudante de medicina, que vai para a Índia. Além de se deparar com uma realidade muito diferente da sua, é colocada diante de situações extremas e conhece pessoas que se tornarão muito especiais. É uma experiência que muda sua vida e seu modo de pensar.

17. O Livro das Especiarias - John Gregory Smith: o chef John Gregory-Smith propõe ao leitor a criação de pratos frescos e originais nos quais a presença de temperos é uma constante. O uso de até cinco especiarias por prato garante sabores marcantes que nos remetem a diversas culturas. As aventuras do chef por países como Índia, Malásia, Turquia e México resultaram em receitas aromáticas cheias de personalidade, agora disponíveis em O livro das especiarias. O volume ensina a preparar massas, sobremesas e drinques únicos, ricos em sabores.

18. Ervas Culinárias - Jeff Cox e Moine Marie-pierre: este livro apresenta informações para a produção caseira de mais de 50 hortaliças. Eles ensinam como escolher, cultivar, cuidar e armazenar ervas aromáticas que podem transformar refeições básicas em pratos especiais. Além de receitas de azeites, vinagres, patês, molhos, sopas, licores e chás, há um catálogo de ervas que traz as especificidades de cada uma e explica como usá-las na cozinha.

E aí, o que acharam dessa lista? Já conheciam ou já leram algum deles? Ficaram com vontade de ler algum? Me contem nos comentários! Beijos.

Você também poderá gostar de

5 comentários

  1. Adoro ler. Mas quase nunca tenho tempo. Então no máximo em um mês só consigo ler de 2 á 4 livros. Tenho muita coisa pra cuidar, acho que quando terminar esse período da minha vida em colégio integral eu fique com mais tempo. Beijos adorei! ♥

    Blog Sorriso de Vida, clique e saiba mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, também estudo em faculdade integral, também não consigo ler nem 1/3 dos livros que tanto desejo :( Mas vou fazendo o que dá, né. Hahaha.
      Obrigada pela visita. Beijos!!

      Excluir
  2. Não conhecia quase nenhum mas já quero o 14,000 Things to be Happy About. Adoro livros nesse estilo que nos colocam para cima ^^
    Beijão!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, também adoro esse tipo de livro!
      Obrigada pela visita. Mil beijos.

      Excluir
  3. Eu li Beijos da Katie e adorei! Eu realmente ri e chorei lendo esse livro.

    ResponderExcluir

Subscribe