Chakra raiz (ou Muladhara)

sexta-feira, novembro 20, 2015


Lembram que fiz um post geral sobre crakras e propus fazer uma "série" aqui no blog pra explicar melhor cada um deles? Pois aqui estou eu com o primeiro post! Hoje vou falar do primeiro dos sete chakras principais, o Muladhara.

O Muladhara, em, português, é conhecido como chakra raiz ou básico. É localizado na região dos órgãos genitais e na pélvis, se relaciona com as gônadas (glândulas sexuais) e governa o sistema reprodutor. Este chakra anima a substância do corpo físico, o poder e o instinto de sobrevivência. É a ligação com a terra. O Muladhara conecta você ao mundo físico.
Concentra as energias da Kundalini, que uma vez despertadas, progridem coluna acima, seguindo um padrão geométrico similar ao padrão apresentado na dupla hélice das moléculas de DNA que contém o código da vida. Depois posso fazer um post especial sobre Kundalini, mas se você ficou curioso, dê uma olhada nesse post.



Os aspectos que esse chakra abarca são: sobrevivência, alimento, conhecimento, auto-realização, valores (segurança financeira), sexo (procriação), longevidade e prazer. 
Quando em desequilíbrio pode trazer ao corpo físico; algumas fraquezas e patologias como anemias, resfriados, sexualidade reprimida ou excessiva, frigidez, impotência, insuficiência renal, fadiga, dores nas articulações, dores lombares e nas pernas, pressão alta ou baixa, problemas de coluna, osteoporose, falta de energia, prisão de ventre, diarréia, colite, apendicite, etc.
Quando está em equilíbrio proporciona, emocionalmente falando: impulso para agir, consciência instintiva básica, força, agressividade controlada, coragem, afeição, criatividade, generosidade, capacidade de sentir prazer, pessoa sensata, segura e estável, habilidade em prover o necessário para vida e capacidade de cuidar de si. 
Em desequilíbrio pode acarretar, emocionalmente: egocentrismo, agressividade, preocupação, inexatidão, indolência, extravagância, não permite o prazer, pessoa sem vida, desanimada, confusão de interesses, insatisfação, medo, timidez, insegurança, histeria, paixões fortes, aspereza, dificuldade em lidar com finananças, medo de arriscar-se, apego material, tabus sexuais.


Sua forma geométrica é um quadrado, possuindo grande relação ao conhecimento ligado à terra, às quatro dimensões e às quatro direções. Sua cor é vermelho (varia para roxo ou vinho) - o vermelho simboliza a vida, vitalidade, resistência e apetite - todos os pontos que garantam nossa sobrevivência e existência como seres no universo.

Um indivíduo dominado pelo chakra Muladhara geralmente dorme de dez a doze horas por noite, sobre o estômago. Este chakra Muladhara inclui os planos da origem, ilusão, ira, avidez, desilusão, avareza e sensualidade. Estes aspectos do primeiro chakra são inerentes à existência humana. O desejo de mais experiência e mais informação age como força motivadora, um ímpeto básico para o desenvolvimento individual.

DICAS PARA EQUILÍBRIO

  • Cromoterapia: vermelho claro e brilhante, aquece, anima tráz vitalidade e coragem. Use roupas vermelhas ou mentalize a cor na região da base da espinha. 
  • Pedras: Granada, Rubi, coral, jaspe sanguineo, hematita, quartzo fumê, onix, turmalina preta e obsidiana podem ajudá-lo a limpar e conectar-se ao seu Muladhara. (Veja também esse post sobre cristais).
  • Aromaterapia: Patchouli, Vetiver, Cedro, Mirra. Você pode usar óleos essenciais ou até mesmo incensos.
  • Contato com a natureza: aurora, pôr do sol, terra fresca.
  • Alimentação: coma alimentos ricos em proteínas e de preferência diretamente da terra (não processados)
  • Sons: sons da natureza também ajudam a ativá-lo.
  • Posturas de yoga: embora toda yoga sirva este propósito, você também pode praticar yoga ásanas específicas para ajudá-lo a conectar-se totalmente a este chakra. Você pode se inspirar com esse vídeo:


E aí, o que acharam? Gostaram? Acho que devo continuar? Me contem aqui nos comentários. Beijos e até a próxima!

Você também poderá gostar de

2 comentários

  1. Ficou super legal, adorei a ideia, e pode continuar sim, estou vendo que vem muita coisa boa pela frente... Beijos ♥

    Blog Sorriso de Vida, clique e saiba mais!

    ResponderExcluir
  2. Oi Estefanie! Acompanho o seu blog há algum tempo e sempre vejo você postando sobre yoga, meditação, psicologia e eu gostaria de saber se energias positivas realmente ''existem'', tipo como a gente pode fazer para o universo conspirar ao favor? beijos!

    ResponderExcluir

Subscribe