Vamos falar sobre chakras

sábado, outubro 24, 2015


Somos todos feitos de energia. Nossos átomos colidem em conjunto para criar essa energia que conhecemos como corpo humano. Nosso corpo então produz (e circula) mais energia e é neste ponto que os chacras entram em jogo. A palavra chakra significa, em sânscrito, "roda", "disco", "centro". Nesta forma eles são percebidos como vórtices (redemoinhos) de energia vital, espirais girando em alta velocidade, vibrando em pontos vitais de nosso corpo. 

Para a sociedade ocidental, este conceito e essa forma de entender nosso corpo é muito nova. Já a medicina oriental sempre levou em conta as energias dos chakras, sabendo que eles tem grande importância para a saúde global. A partir disso eles criaram e trabalharam todo o conhecimento do que sabemos dos chakras hoje. Os hindus se debruçaram sobre a anatomia sutil há pelo menos 10 mil anos, por meio da medicina ayurvédica e das escrituras sagradas do Hinduísmo. Eles são os pioneiros no estudo dos chakras e representam cada um deles com flores-de-lótus com quantidades de pétalas diferentes. Quanto mais sutis são os chacras, mais pétalas eles têm (com exceção do chacra frontal). Segundo a filosofia yoga, dentro do corpo humano existem canais (nadis) por onde circula a energia vital (prana) que nutre órgãos e sistemas.

Podemos aprender muito com essas energias sutis dentro e fora de nós. Nosso corpo físico tem uma ligação sutil com o mundo astral. Os chakras são pontos de interseção entre vários planos e através deles nosso corpo etérico se manifesta mais intensamente no corpo físico. É através do desequilíbrio desta energia vital que as pessoas adoecem e acabam obstruindo esta ligação com o Divino. Cada Chakra coordena e reflete a anatomia e a saúde física, mental, emocional e espiritual do indivíduo. A vibração de cada um dos chacras também indica se a pessoa está bem ou não em cada parte do corpo e em cada setor da sua vida. Um chacra que vibra em excesso está hiperativo, ou que vibra menos do que o normal, hipoativo, está em desequilíbrio.
Os Chacras são vórtices como se fosse um redemoinho um ciclone em miniatura que faz circular as energias numa determinada vibração. Temos no corpo humano mais de 88.000 chakras, porém temos uma ordem em importância, tais como as Metrópoles, cidades grandes, cidades pequenas e vilas. Nesta ordem temos 7 chakras magnos:
Raiz (ou básico), Sacro (ou esplênico), Plexo Solar, Cardíaco, Laríngeo, Frontal e Coronário.

Os chakras possuem seus nomes comuns e os nomes originais em sânscrito e também seguem uma ordem, de baixo para cima no nosso corpo:
  • Muladhara (Vermelho) – O primeiro chakra é conhecido como Chakra Base ou Raiz (base da espinha dorsal)
  • Svadhisthana (Laranja) – O segundo chakra também chamado esplênico, sacro ou do baço (um palmo abaixo do umbigo) 
  • Manipura (Amarelo) – O terceiro chakra é conhecido como Chakra do Plexo Solar (um palmo acima do umbigo)
  • Anahata (Verde) – O quarto chakra situa-se na direção do coração (timo e coração)
  • Visuddha (Azul) – O quinto chakra fica na frente da garganta (está ligado à tireóide) 
  • Ajna (Índigo) – O sexto chakra situa-se no ponto entre as sobrancelhas (conhecido como terceiro olho)
  • Sahasrara (Violeta) – O sétimo chakra situa-se no alto da cabeça

Minha ideia é criar uma série de posts aqui no blog, a cada dia pegarei para falar de um chakra, já que o assunto é bem complexo e cada chakra tem tantas especificidades e informações legais. Colocar tudo num post só ficaria cansativo e perderia um pouco de qualidade. 

Me contem o que acharam desse post o que acham dessa ideia de seguir adiante com a temática. Espero muito que tenham gostado. Beijos!!

Você também poderá gostar de

5 comentários

  1. Eu sempre quis saber um pouco mais sobre o assunto de Chakras, e quero sim que você continue fazendo postagens sobre cada um deles. Ideia bastante legal... Beijos ♥

    Blog Sorriso de Vida, clique e saiba mais!

    ResponderExcluir
  2. Acho legal saber sobre o chakras, é interessante saber que nosso corpo tem pontos que podem ser trabalhados! Mas nunca me aprofundei, ótimas informações!

    http://www.rafaellaramos.com.br/
    Bjuus

    ResponderExcluir
  3. Siim fala mais sobre os chakras \o/ gosto muito do blog e dos assuntos que você aborda.

    ResponderExcluir
  4. Corrigir a segunda imagem, ANAHATA é o chakra cardíaco.

    ResponderExcluir
  5. Corrigir segundo quadro, ANAHATA é o chakra cardíaco.

    ResponderExcluir

Subscribe