Como transformar sua casa em um local aconchegante

quinta-feira, outubro 29, 2015

Muitas pessoas trabalham fora ou estudam, e muitas vezes passam por momentos estressantes ao longo dia. Quando chegamos cansados percebemos o quanto gostamos da nossa casa. É o local onde podemos descansar e recarregar as baterias para um novo dia. Por essa razão, é legal deixá-la o mais confortável possível. Muitas vezes por preguiça ou pouco conhecimento, acabamos fazendo escolhas erradas, que deixam os ambientes sem harmonia e os cômodos pouco aconchegantes e às vezes incômodos. Para transformar sua casa em um lugar super confortável, aconchegante e relaxante, vão aí algumas possibilidades que você aplicar para transformar sua casa e moradia em um lar.

1. Livre-se do excesso: já percebeu que locais entulhados dão a sensação de agonia? Se a ideia é o descanso, comece separando o que não te atende mais e doe, venda, empreste sem prazo de devolução. O importante é não deixar aquilo interferir no seu espaço.

2. Organize: assim como os excessos a desorganização é algo só atrapalha. Além de tudo, o tempo que você vai passar relaxando, vai perder procurando por alguma coisa que deveria estar em algum local óbvio.


Imagem: Joe St. Pierre

3. Limpe: existe algo mais relaxante do que chegar a uma casa limpa e perfumada?

4. Decore com carinho: aproveite o seu espaço para decorar com coisas que te trazem boas lembranças. Fotos, presentes, objetos de viagens. Mas tome cuidado para não exagerar... 

5. Circule a energia: mude os móveis de lugar a cada estação. Renove e para isso, nem sempre precisa gastar dinheiro.

Imagem: Theo Gosselin

6. Privilegie a luz natural: abra as janelas, portas e deixe a luz entrar. Aproveite até o último minuto e não se feche em um casulo de janelas e portas lacradas.
Dica: Coloque os travesseiros nas janelas para tomar o sol da manhã. Eles ficarão mais confortáveis a noite. 

Imagem: Mandarines

7. Aroma: deixe sua casa com um perfume relaxante. Busque alguns que agrade seu olfato e não abuse. Alterne entra as fragrâncias para não enjoar. Incensos também ajudam!

Imagem: Kinkfolk

8. Flores e plantas: Casas com flores são mais agradáveis! Cultive, compre, troque com vizinhos, mas tenha algumas em ocasiões especiais. Nem sempre dá para ter flores diariamente. 

9. Troque roupas de cama, mesa e banho: invista em peças de qualidade e troque semanalmente, ao menos. 

10. Sinta o ar: beneficie dos ventos. Abra as janelas e deixe que o ar faça seu trabalho e mude a energia do seu espaço. Veja como tudo fica diferente depois de uma ventania!

Imagem: Pesquisa Google

11. Sino dos ventos ou filtros dos sonhos nas janelas/varanda: um som ou movimento que se faz quando o vento passa, quando o vento entra pela janela. Soa acolhedor para você?

12. Rede: existe coisa mais aconchegante que uma rede pra deitar, ler um livro, tirar um cochilo ou, simplesmente, se perder em seus próprios pensamentos? Você pode colocá-la na varanda, mas nada te impede de ter uma rede dentro de casa também. Já fiz um post super inspirador aqui sobre redes dentro de casa (link no final).

Imagem: Tumblr

14. Almofadas e travesseiros fofos: nada melhor para relaxado o corpo do que se jogar em um sofá ou uma cama com bastante almofadas e travesseiros fofos. O mais legal é que, além de trazer conforto, eles também podem ajudar na decoração.

15. Bons pensamentos: encha sua casa de boas energias. Deixa do lado de fora todos os problemas e estresses. Algo que pode ajudar é deixar à vista tudo que lhe faz reavivar boas memórias (lembranças de viagens, fotos de pessoas queridas, lugares inesquecíveis e objetos que fortalecem a nossa fé. Estes elementos podem (e até devem) ficar expostos pela casa toda, porque a qualquer hora você estará reavivando essas alegrias e, consequentemente, terá gratidão pela vida. Apenas tome cuidado para não exagerar e deixar a casa com cara de museu.


O mais importante: você não precisa seguir as vitrines de lojas ou revistas de decoração. A casa é um espaço de expressão da nossa subjetividade, onde podemos usar nossa criatividade e criar um processo artístico e extremamente pessoal no momento de decorar. É preciso, para que possamos relaxar em um ambiente, que este tenha "a nossa cara", para que possamos nos sentir seguros e confortáveis ali.

É isso, pessoal. Espero que tenham gostado e se inspirado. Beijos e até a próxima!!

Veja também:

Você também poderá gostar de

6 comentários

  1. Ótimas dicas..
    Algumas já coloco em prática e outras vou fazer hoje mesmo!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  2. Bem legal gostei bastante. É muito inspirador, e as imagens usadas passou um ar de conforto. Adorei beijos ♥

    Blog Sorriso de Vida, clique e saiba mais!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Estefanie!

    Adorei as dicas!! Na verdade, me identifico muito com todas as suas postagens...

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em ler isso, Cris! Te espero sempre por aqui.
      Beijos e obrigada!

      Excluir

Subscribe