Minha compulsão por doces e como quero lidar com isso

terça-feira, setembro 15, 2015


Eu sou uma formiguinha quando se trata de doces, principalmente durante a TPM e em épocas que meu nível de ansiedade fica elevado por conta de alguma coisa. Bala, chiclete, chocolate, alfajor, doce de leite, Nutella, biscoito recheado, qualquer doce eu saio atacando. Principalmente depois das refeições, sinto uma vontade insana de comer algo doce. Durante uma semana, como doce cerca 5 dias dela.

Acontece que, desde que passei a me atentar mais à minha alimentação, que isso vem me incomodando muito, pois não quero continuar a ser assim. E não se trata de questões estéticas, dieta ou nada do tipo, é simplesmente porque sei que isso não saudável para o meu organismo como um todo. Eu consigo levar uma alimentação equilibrada, na medida do possível, mas confesso que os doces são meu ponto fraco sempre.


O ponto que me fez ficar em estado de alerta mesmo para esse meu vício e dependência do açúcar foi quando fui passar 3 dias no sítio do meu sogro. Lá é beeem interiorzão, afastado de tudo. Não tem mercado, pararia, nada por perto. Lá pude comer coisas saudáveis, caseiras, orgânicas. E me peguei desesperada no último dia, pois não estava consumindo nada doce, exceto o açúcar dos chás e sucos. Fiquei tão louca por não ter nada por perto pra sanar minha vontade que comi açúcar cristal (isso mesmo!). Meu namorado quase me matou quando me pegou igual viciada em drogas atrás de algo doce. E é quase isso mesmo. Quando alimentos ricos em gordura, açúcar ou cafeína são ingeridos, áreas do cérebro responsáveis pelo vício são ativadas, semelhante ao que acontece com quem bebe ou fuma, por exemplo. No caso dos doces, quem gosta muito tem o cérebro "viciado" pelos circuitos de prazer que o alimento ativa.

Conversando também com a Talissa (aquela que deu entrevista aqui pro blog), ela me confessou que também tem uma dependência enorme de doces/açúcar e resolvi que era hora de dar um jeito nisso. Foi aí que decidi ir eu mesma em busca de alternativas para substituir os doces na alimentação e resolvi compartilhar com vocês algumas dicas e descobertas, porque acredito que não seja só eu que passe por essa dependência (aqui em casa por exemplo, acontece com todo mundo). Claro, que como qualquer mudança assim, precisa ser feita gradativamente, mas aqui vão algumas formas de conseguir lidar com isso:

Reduza gradativamente
Não podemos cortar totalmente o açúcar da nossa dieta porque isso também traz danos enormes à saúde. Diminua a ingestão aos poucos: se você tem o hábito de ingerir açúcar todos os dias, passe a consumi-lo cinco vezes por semana. Reduza a rotina gradativamente.

Reduza as tentações, evite ter doces por perto
Se a vontade for irresistível, coma apenas uma porção do seu doce preferido. Não faça estoque na despensa para não aumentar a tentação. Aqui em casa sempre tem chocolates e doces, porque meu pai também é formiguinha, então isso também dificulta muito o processo porque sempre tem por perto e eu fico com vontade. Se manter um pouco longe dos doces também ajuda bastante.


Se não possui restrições ao açúcar, passe longe dos adoçantes
Se você pensa que é saudável substituir o açúcar por adoçantes ou edulcorantes, que são substâncias diferentes do açúcar utilizadas para dar sabor doce aos alimentos, saiba que nem tanto. Várias pesquisas também apontam adoçantes como sendo maléficos, causando problemas como a ingestão em menor quantidade de vitaminas e minerais, devido ao maior consumo de adoçantes ou produtos que contêm adoçantes, como os refrigerantes diet. Os adoçantes contém os edulcorantes como princípio ativo, que são substâncias que podem ser artificiais ou naturais. As dúvidas sobre os efeitos na saúde estão relacionadas ao consumo de adoçantes que contêm edulcorantes artificiais, como o aspartame que, ao ser metabolizado, origina produtos que podem causar danos à saúde.
Então, se você não quer largar de vez o açúcar, também não use adoçantes. Prefira açúcares alternativos e mais saudáveis, como o demerara, mascavo, estévia ou melaço de cana. Eu, por exemplo, ainda não consigo tomar chás e sucos em natura e tenho usado demerara pra adoçar.

Leia rótulos
Você pode se surpreender ao aprender quanto açúcar há nos alimentos que consome. Estar atento ao conteúdo de açúcar pode ajudá-lo a evitar alimentos altamente açucarados, livrando-o do vício.

O problema é ansiedade?
Como eu disse lá em cima, quando estou muito ansiosa eu acabo aumentando o consumo de doces. Essa é a minha "defesa psíquica". Então, quando estou comendo doces demais, sei que isso é um start pra eu parar e ver o que está me levando àquilo. Se estou ansiosa demais, o que está me levando a ficar ansiosa assim? E a partir disso busco estratégias pra me acalmar e reequilibrar emocionalmente. Se sua compulsão por doces é demais, reveja se tem alguma questão emocional por trás disso. Porque não adianta a gente cortar os doces e não resolver o problema subjacente.

Se você acredita que não consome tanto açúcar assim...
Faça um diário alimentar: registre os alimentos e a quantidade que ingere ao longo do dia, para identificar com que freqüência e o volume de doces que está consumindo.

Alimentos que você pode comer na hora que a vontade bater:
  • Banana caramelada ou com canela
  • Frutas secas
  • Pêra e maçãs cozidas ou carameladas
  • Chocolate amargo: para quem já tentou, mas não conseguiu ficar sem nadinha de chocolate, opte pelo chocolate amargo, que tem propriedades antioxidantes e benéficas. Além disso, o sabor mais acentuado deixa você satisfeita com uma porção menor.
  • Cacau em pó: pra fazer achocolatado, receitas, etc. Ele é mais amargo, mas é mais benéfico também que o chocolate/achocolatado processado. Também possui propriedades antioxidantes e possui mais fibras.
  • Nozes e castanhas: um mix de oleaginosas pode ajudar a substituir o chocolate. Além de serem deliciosas e com um docinho natural.
  • Frutas doces: as frutas mais doces como banana, manga e morango são alternativas naturais para comer no lugar dos doces industrializados.
  • Picolé natural de frutas com suco, feito em casa. Já mostrei a receita aqui no blog.
  • Cookies integrais (recomendo as marcas Jasmine e Mãe Terra).

Enfim, pessoas, não sou nenhuma profissional formada na área, só vim mesmo compartilhar minhas experiências. Espero que tenha ajudado de alguma forma e que tenham gostado do post. Beijos!!

Você também poderá gostar de

10 comentários

  1. Amoooo tudo que e doce!!! Mas as vezes tento controlar!!! rsrs

    Bjuus

    ResponderExcluir
  2. Geeente. Eu sou MUITO formiga. Tipo você! Não consigo viver sem doces, e ultimamente isso tem me incomodado bastante também porque quero levar uma vida mais saudável (sem restrições, mas que valorize o melhor para o meu corpo) e não consigo parar. Vou tentar algumas dessas dicas que você deu, porque tem horas que parece que eu vou enlouquecer se não conseguir comer um docinho sequer! (e nunca é só um docinho)

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI DO SEU BLOG E TENHO UM ARTIGO PARA VOCÊ

    Olá Tudo Bem? Primeiro! Quero me apresentar sou a Professora Rosimeire F. Oliveira
    A minha especialidade é falar sobre Saúde, Bem Estar e Emagrecimento.

    Escrevo atualmente escrevo para o Beleza Blog (beleza.blog.br).
    Achei muito interessante o seu blog, gostaria de contribuir com um artigo de minha autoria,
    o texto é totalmente gratuito e será relacionado à área de Beleza ou Emagrecimento ou Bem Estar.
    Será um artigo atraente e atualmente muito buscado pelo público.

    Para divulgação do meu trabalho o que necessito é um link dentro do artigo.
    Se você aceitar publicar o artigo eu divulgo (grátis) na nossa rede que soma mais de 2 milhões de visualizações.

    Ente em contato comigo por e-mail prof.rosioliveira@gmail.com

    Será um prazer enviar um artigo para avaliação e um plano de divulgação que mostra todos os locais onde seu blog será divulgado.

    Gostaria de fazer parte do seu blog através desse artigo!

    Aguardo sua resposta e estou a sua disposição! Atenciosamente,
    Professora Rosi Feliciano Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Oiee!! Cara.. o teu post me serviu como uma luva. Essa semana comecei minha reeducacao alimentar e eu sou igualzinha a voce. Sempre comendo doces. Entao eu achei que ia ser impossivel mudar. Mas nao foi. As frutas secas suuuuper ajudam na fissura do doce. E tambem o mix de castanhas e etc. O que eu faco tambem eh comer fruta com canela.. alem de a canela ajudar o organismo, a fruta tem o acucar necessario pra dar uma acalmada. Nao sei quanto tempo vou conseguir.. HAHAHAHA Mas por enquanto esta indo.. e me sinto mais disposta e dormindo melhor. =) Beijinhos

    http://www.verdadeescrita.com/a-sociedade-conectada/

    ResponderExcluir
  5. Chocolate amargo é uma ótima alternativa! Você consome e não sente aquela necessidade de comer uma barra inteira, sabe? Pelo menos comigo é assim. Outra opção muito boa, como você mesmo citou no post, são frutas! Banana com aveia, mel e canela é uma ótima opção (super delícia e super saudável, pra mim ajuda muito a tirar a vontade do doce). Tâmaras também é um boa! Tem uma textura meio estranha de início, mas depois você se acostuma (é saudável e suuuper docinha!). Tomar bastante água também tira um pouco da vontade... Enfim, espero que você consiga um bom resultado na sua mudança! hehe =) Beijos de luzz
    http://laemjupiter.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Que post incrível! Eu também sou muito formiguinha, o pior que como doces todos os dias e bastante ): já faz um tempo que estou querendo diminuir e seu post veio na hora certa. Adoro chocolate amargo e vou ver se substituo por ele e vou parando de comer gradativamente.

    ResponderExcluir
  7. Me identifiquei demais com teu post. Não sou chegada em frituras, tomo água pra caramba, AMO comida saudável, orgânica, saladas, não como carne vermelha tem 15 anos, mas doces... meu Deus! Minha perdição. Sou formiga total também. Mas de umas semanas pra cá tenho conseguido mudar aos poucos.. comendo doces somente nos fins de semanas. Se durante a semana me dá a louca, como alfarroba ou paçoquita diet. Por enquanto está dando certo... vamos ver se dura até a próxima TPM hahahahah

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas! também tenho uma compulsão, um vício enorme por docess!! é bom demais !!! =((((((((((
    podia ser saudável né!? ótimas dicas!!! tem que buscar alternativas assim pq simplesmente so obrigar a aparar não costuma funcionar...!

    http://www.virtualparadisee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Também sou viciada. Não deixo muito em casa, mas quando vejo tô louca revirando geladeira e armários, e já me peguei comendo umas porcarias horríveis por não encontrar um chocolate ou um doce qualquer. Ah... vício maldito! Também preciso me livrar dele!
    http://mundodepris.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Subscribe