Saiba onde e como descartar seu lixo usando o eCycle

domingo, agosto 30, 2015


Primeiramente, gostaria de dizer que esse não é um publieditorial ou post pago, haha. Conheci esse site há pouco tempo e achei tão maravilhoso, útil e revolucionário que achei importante compartilhar por aqui, porque todo mundo precisa conhecer e saber da existência dele.
O eCycle - Sua pegada mais leve, é uma marca que possui uma loja e um site recheado de notícias, informações e matérias legais sobre consumo consciente, reuso, reciclagem, etc. E... a parte que achei mais incrível: essa área (na imagem abaixo) onde você insere o que precisa descartar na sua casa (pilha, roupa, livro, etc.) + seu CEP ou endereço completo e ele te mostra todos os lugares mais próximos de você que recolhem e reciclam aquele tipo de material que você pediu. E, além de mostrar quais são os postos que aceitam os materiais buscados também dão o endereço completo e a rota para chegar ao destino. Você pode digitar o material que precisa ou pegar uma colinha na lista deles clicando na setinha verde ao lado da caixa de pesquisa. Quando você clica no material que você deseja ele ainda te dá a informação da importância ambiental de se reciclar aquilo que você selecionou.


A partir disso você também consegue ter acesso a todos os tipos de materiais e todos os lugares da sua cidade que o recebem. Eu moro em cidade pequena e, por incrível que pareça, ele me mostrou VÁRIOS locais que recolhem até as coisas mais improváveis e impensáveis, como brinquedos. É simplesmente demais! Útil, super leve e prático de utilizar, e o melhor: com um raio de informações gigantescas das áreas e dos postos de coleta. O site oferece mais de 7.5000 postos de reciclagem e doação e opções de quase 200 itens de consumo diário como eletrodomésticos, eletrônicos, vidro, maquiagens, cosméticos, remédios e uma infinidade a mais.



Se você clicar em um desses balões verdinhos ele te dá mais informações sobre o local, como a rota exata para chegar e quais são os materiais que o local recolhe. No caso da imagem abaixo eu cliquei no Extra e lá eles só recolhem medicamentos, mas tem outros postos que recolhem mais de um tipo de material e isso é muito bom!


A ideia base, "sua pegada mais leve" é super interessante. Se você não entende, ecologicamente falando, o que significa "pegada", pense só: você já parou para refletir que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? E que muitas vezes essas "pegadas" permanecem por muitos e muitos anos no meio ambiente, causando vários problemas? 
"Existe a boa intenção em mudarmos nossos hábitos cotidianos como reduzir a produção de lixo, ter um estilo de vida saudável e fazer escolhas que são determinantes para melhorar o mundo em que vivemos, mas faltam informações sobre como fazer isso, e a proposta do eCycle é justamente esta", explica Onofre de Araújo, um dos fundadores do site. (Via Ideia Sustentável).

É isso, pessoal. Espero muito que vocês tenham gostado da indicação e possam utilizar o site para fazer o descarte adequado do lixo de vocês. Esse site é uma mão na roda para pessoas que moram em cidades que não tem coleta seletiva ou que, assim como eu, tem um pézinho atrás com a forma como a prefeitura faz a reciclagem do lixo depois de recolhido e prefere levar por si mesmo para os postos. 

Em breve teremos um post aqui com uma temática semelhante que acho que vocês vão gostar. Me contem nos comentários o que acharam. Beijos!!

» imagem | bounce energy

Você também poderá gostar de

1 comentários

  1. Adorei, é super importante e como você mesma falou, eu também fico com um pé atrás sem saber direito o que a prefeitura faz com tudo aquilo e se está fazendo certo. Muito bom adorei! Beijos!

    Blog Sorriso de Vida, clique aqui e saiba muito mais!

    ResponderExcluir

Subscribe