Você tem um mantra?

sábado, julho 25, 2015


A palavra mantra significa, em sânscrito, instrumento para o pensamento (man = pensamento, mente; tra = instrumento). Basicamente, um mantra é uma fórmula sonora que tem um significado, uma vibração, e tem como objetivo lembrar algo importante para o praticante.

Nesse sentido, os mantras obedecem a um princípio duplo, que é o que orienta todas as práticas meditativas:
1) Por um lado, constituem uma preparação para purificar os pensamentos;
2) Por outro, são práticas de contemplação que têm o objetivo de relembrar o ensinamento.

O mantra pessoal é prescrito tradicionalmente por um mestre, em função da necessidade e do perfil psicológico do praticante. Mas, hoje quero trazer uma ideia mais leve (talvez até distorcida, confesso) dos mantras. Não proponho que os utilizem em suas práticas meditativas ou yoguis, mas no dia-a-dia. Você já pensou em criar seu próprio mantra? Porque a vida é como aquela frase atribuída a Gandhi: "Suas crenças se tornam seus pensamentos. Seus pensamentos tornam-se suas palavras. Suas palavras se tornam suas ações. Suas ações se tornam seus hábitos. Seus hábitos tornam-se seus valores. Seus valores tornam-se seu destino.".
Então, sim, nossos pensamentos são muito poderosos e um mantra pessoal pode ser uma maneira prática para orientar e centralizá-los em meio ao caos e correria da vida. Porém, a ideia de criar uma frase pessoal, um mantra para se lembrar todos os dias, não deve ser feito de forma mecânica, mas reflexiva, pensando sempre nas palavras e no conteúdo da frase. Os mantras feitos sem a correspondente ideação são apenas um par de letras mecanicamente pronunciadas. Não produzirão nenhum fruto, mesmo se repetidas um bilhão de vezes.

Ando num momento muito corrido e eu percebi que a vida pode ser estressante constantemente se eu permitir que ela seja, mas se eu me lembrar de me abrandar e respirar, ficar atenta ao momento presente e ao que estou fazendo, abrindo meu coração para as pessoas e experiências em torno de mim, o resultado é energia e alegria, não importa o quão louca minha agenda pode ser. E meu mantra tem me ajudado muito nisso.

Eu adoraria saber nos comentários: qual é o seu mantra? Já tinha parado pra pensar nisso? Espero que tenham gostado. Beijos!

Você também poderá gostar de

5 comentários

  1. Não sei se pode ser considerado um mantra, mas praticamente todos os dias sempre ouço algumas músicas que me fazem bem, que me fazem cantar, dançar, sorrir e isso me deixa mais com vontade de enfrentar o dia. É uma forma que encontrei, enfim.
    Achei muito interessante esse post e vou pensar mais a respeito.

    Tem Meu Tamanho - Estilo, Música e Decoração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso também faz muito bem pra mente, né Alef. Também é uma ótima dica!
      Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Nunca parei para pensar nisso, confesso que depois que li o texto comecei a pensar e vi que acho que não tenho nenhum mantra. Preciso encontrar um para minha vida!

    Adorei o post!

    Um cheiro.

    www.vinteetantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, linda! Fico feliz que tenha gostado do post. Busque sim um mantra, mas deixe que ele apareça pra você de forma natural.
      Beijos e obrigada pelo comentário!!

      Excluir
  3. Ainda não tinha pensado nisso, mas hoje escutei uma coisa que uma mulher médica (que viajou para 47 países, fez milhares de parto durante a vida) que foi mais ou menos assim: se estou nesse mundo, quero conhecê-lo até o fim da minha vida. Ela disse hoje num programa, mas é meio o que penso desde sempre, isso que move o que faço: fazer tudo que amo e conseguir descobrir o mundo até o fim da minha vida.
    Nossa, que post maravilhoso hein, mulher?! aff <3 ah! nem tinha notado que teu blog mudou o layout, tá lindo demais, viu <3 bjss

    www.blogirradiar.com

    ResponderExcluir

Subscribe