Planejando meu armário cápsula para a primavera

sexta-feira, julho 17, 2015


Para quem não conhece o que é o Armário Capsula, fiz um post há algumas semanas aqui no blog explicando tudinho e falando sobre a minha decisão de aderir a esse estilo de me vestir. Para quem não sabe, o armário cápsula é planejado de acordo com a estação. Portanto, próximo da troca de estações é fundamental planejar o seu guarda-roupas para os próximos meses. Depois de montado o armário para a estação, você não pode comprar e adicionar mais nenhuma peça. Veja só essa descrição do grupo do Facebook (que está indicado no fim do post):

O armário-cápsula consiste em escolher um número limitado de peças para viver durante um tempo – que pode ser 3 meses, 6 meses, 1 ano ou mais, vai depender da sua necessidade. Uma pessoa que é referência no assunto é a Caroline Rector, do blog Un-Fancy.com. Ela passou um pouco mais de um ano compartilhando as peças do seu armário e os looks que criava com elas.
A ideia é não comprar absolutamente nada durante esse período, apenas na transição entre um armário-cápsula e outro. Enquanto não compramos nada, vamos guardando dinheiro para gastá-lo – não necessariamente todo – na transição. É bom separar umas 2 semanas antes do período acabar para planejar o seu próximo guarda-roupa e comprar as peças faltantes.

Pra começar, a Caroline, do blog Un-fancy disponibilizou para download um planejador do armário-cápsula – para fazer o download, em inglês, clique aqui. Porém, se você não lê em inglês, a Gabi, do Teoria Criativa fez uma versão em português (esse das minhas fotos aqui embaixo), que você pode baixar clicando aqui.


A primeira parte que decidi foi definir como seria o estilo do meu armário cápsula. Contei no último post que estava meio saturada de estampas e cores, por isso resolvi adotar um estilo mais minimalista, clean e clássico, com cores neutras. Ainda assim não pretendo abrir mão da pegada boho que amo de paixão. Como vou equacionar isso ainda não sei, mas vou tentar. Quem sabe os acessórios me ajudem nisso.


Depois de decidir o estilo que iria preferir, escolher a paleta de cores (mostrei nesse post), fiz uma lista das minhas peças e combinações favoritas. Uma coisa que me ajudou imensamente a me inspirar foi o Pinterest. Criei um board só de inspirações.


Depois disso pensei no meu estilo de vida, quais são os lugares e as atividades que ocupam meus dias. E a partir daí fiz uma escolha das peças que precisava (e descobri que não é pouca coisa).



1. Blusa listrada (em preto e branco) | 2. Mocassim ou Oxford (tonalidade marrom) | 3. Short jeans estilo boyfriend (jeans claro) | 4. Suéter larguinho e fechado (branco) | 5. Calça jeans branca | 6. Saia longa (preta) | 7. Vestido listrado (em preto e branco) | 8. Saia modelo Sino (preta ou cinza) | 9. Sutiã delicado (branco) | 10. Short alfaiataria/social (preto ou branco) | 11. Camisa jeans claro | 12. Vestido preto básico (que dê para noite e para o dia) | 13. Camisa de botão sem manga (branca ou jeans claro) | 14. Rasteirinha modelo gladiadora (preta) e 15. Birken (marrom ou preta) | 16 Camisa social manga longa (branca) | 17. Espadrille de salto (marrom ou preta) | 18. Calça jeans rasgada | 19. Sutiã delicado (preto).

Depois que eu for às compras vou começar a separar as peças e montar os sets. Compartilharei com certeza com vocês as compras e a montagem do armário em si em breve.



Além do board no Pinterest, tentei pensar em personalidades que tinham um estilo no qual eu pudesse me inspirar. E foi aí que lembrei de três divas que sempre foram referência pra mim, desde muito tempo. Querem ver quem são elas??


Alexa Chung

A Alexa pode até não ser minimalista, sobreviver somente com 37 peças em uma estação (com certeza não!), mas ela é um exemplo de que peças neutras podem servir a qualquer ocasião. Ela consegue fazer combinações desde as mais despojadas, até as mais sofisticadas para eventos de gala usando sempre uma paleta de cores neutras. Inspiração pura!!




 Taylor Swift

Não consigo parar de admirar a Taylor desde que ela adotou esse estilo mais retrô. Tá certo que na maioria das vezes ela usa cores, estampas, etc., mas é sempre tudo muito delicado e certeiro. Muitas das combinações dela acabam sendo neutras e perfeitas para se inspirar.




Olivia Palermo

Confesso que acho a Olivia Palermo um tanto quanto exagerada para o meu gosto pessoal, meio "montada" demais, mas mesmo assim admiro muito as combinações que ela faz, de forma clássica e sempre elegante. Claro que ela também está longe de ser um modelo de minimalismo, mas dá pra se inspirar muito também.



A Parisiense


imagem | hey carpe diem

"A parisiense não é louca com as tendências de moda, ela não compra uma peça só porque é o último grito de moda. A parisiense gosta de peças clássicas e que duram uma vida, preferindo apostar em qualidade do que em quantidade. O guarda-roupa dela é composto por peças básicas e de qualidade. Ela não se importa se a peça foi comprada no supermercado ou na Louis Vuitton, e sim se a peça tem um bom caimento, se é duradoura e se vai usá-la em diversas ocasiões.
A mulher parisiense já tem uma ideia definida quando vai às compras: do que precisa? O que deseja comprar? Quais são os lugares onde pode encontrar o que procura? Ela não compra uma roupa simplesmente porque está na moda, mas pensa na eficiência do que vestirá. Quantas vezes poderá usar tal ou tal peça? Como poderá combiná-las? As peças servirão em todas as ocasiões? De dia, no escritório, em coquetéis? Cansará rápido dela? Sobretudo, é a versatilidade que conta. Ela prefere comprar um trench-coat, que sabe que vai usá-lo em diversas ocasiões e que vai ser uma peça eterna, do que comprar um casaquinho cintilante maravilhoso que ela viu numa vitrine, mas que raramente vai usá-lo.
A filosofia de moda da parisiense é a seguinte: "É com bons básicos que se consegue um bom visual! O estilo delas é simples. Blazer de homem, trench coat, pullover de malha azul marinho, blusinha da manga cava, vestido preto básico, calças jeans e jaqueta de couro: basta incluir estes sete clássicos no seu guarda-roupa. Em seguida é tudo uma questão de composição." (A Parisiense, Inês de la Fressange).
Se você também quer ser elegante e ter um estilo tipo parisiense, então seja autêntica e genuína. É muito bacana perceber as tendências de moda, saber o que vai se usar em cada estação e ficar por dentro dos últimos lançamentos. Mas para você estar na moda, não é preciso usar tudo o que é tendência. Use apenas aquilo que lhe fica bem e que tem a ver com a sua personalidade. Ser elegante é simples assim!" (via | massa de modelar)



Um grupo riquíssimo que tem me dado muita luz, tirado dúvidas e orientado quanto a muitas coisas dessa temática é o grupo do Facebook "Em busca de um Armário Cápsula", criado pela Gabi, do Teoria Criativa. Lá as meninas compartilham dicas, links, tiram nossas dúvidas, tudo com muita boa vontade e harmonia. Recomendo muito!

É isso, pessoas. Espero realmente que tenham gostado de saber um pouco mais de como está sendo meu planejamento para o armário cápsula de primavera. Em breve volto com novidades. Beijos!!

» imagem de abertura | blog moi minnie

Você também poderá gostar de

6 comentários

  1. Eu acho muito legal essa coisa de armário-cápsula, ainda me permito abusar um pouco de estampas então não estou adquirindo um armário-cápsula mas sinto que estou caminhando para isso. O estilo da Taylor me inspira muito também, looks lindos com peças clean *o*
    Beijão!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou no caminho, Betânia. Ainda gosto muito de estampas e inclusive tenho muitas peças novas estampadas, que não pretendo me desfazer de uma vez só.
      Obrigada pela visita <3

      Excluir
  2. Também usei esse planner! Tô doida pra começar o meu logo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é tudo de bom, né? Amo esses printables.
      Beijos!!

      Excluir
  3. OI OI Estefanie, estou em busca do meu tambem! amei as ferramentas para poder decidir!Eu vi a tua atualização pelo meu FEED DO FACEBOOK e vim correndo.
    Um beijo, Um queijo ...
    DANIELE do PORDANIELE.COM

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Estou com intenção de criar um armário em capsula pra mim mas não leio em inglês...

    tentei acessar o link que vc deixou neste post com a opção de planner da Gabi, do Teoria Criativa , com a versão em português, mas o link não está mais disponível...

    Será que você ainda o tem? Tem como disponibilizar o arquivo pra mim por email (luablejf@hotmail.com)?

    Att,

    Mariana Alcântara

    ResponderExcluir

Subscribe