Natureza na decoração e conceitos do Feng Shui

quinta-feira, julho 23, 2015

natureza-decoracao-fengshui

Será que a organização de um ambiente pode te fazer mais feliz? E qual a importância dos elementos escolhidos para ele? Você sabia que cada decisão impacta diretamente nas energias dos moradores? Este é um dos conceitos básicos do Feng Shui, que em tradução literal significa Vento Água.
Feng Shui é o estudo que revela o equilíbrio ou desequilíbrio do lugar e propõe o reequilíbrio quando preciso em cada um dos cômodos da casa e no todo.
A filosofia milenar chinesa utiliza vários recursos como as cores e materiais que influenciam no interior de nossas casas e vidas. O objetivo é melhorar a energia vital (chi) que está presente em todos os seres vivos e em nossos ambientes. A prática consiste em identificar os fluxos de energia estagnados ou acelerados do imóvel e aplicar técnicas e curas que fortalecerão o chi do ambiente, trazendo benefícios aos seus ocupantes.

O primeiro passo é saber qual a área de sua vida correspondente a cada cômodo de seu lar. Para isso, o instrumento do Feng Shui é o bá gua, uma espécie de bússula octogonal onde estão determinadas as suas aspirações de vida e os elementos relacionados a elas.
Para usar o bá gua, coloque-o sobre a planta de sua casa, de modo que o gua do trabalho coincida com a porta de entrada.

natureza-decoracao-fengshui2

A presença da natureza


É importante nos conectarmos com o mundo exterior mesmo dentro de casa. Para o Feng Shui nossa casa é um organismo vivo que precisa ser purificado, alimentado e revitalizado. Ela reflete o que pensamos e sentimos e quando ela está harmonizada com os quatro elementos da Natureza, a sua energia fluirá perfeitamente.
Independente do seu estilo ou conhecimentos em Feng Shui, uma coisa é fato: acolher a natureza na decoração é um ótimo começo para gerar bem-estar e harmonia! Inspire-se e veja como os elementos podem participar positivamente da sua rotina.

A terra e a madeira
Representam a estabilidade, criatividade, realização e equilíbrio. Tons de marrom, esculturas e cerâmicas são alguns recursos que trazem os elementos para a decoração. 

natureza-decoracao-fengshui3

O ritmo da água
Calma, recolhimento, intuição e relaxamento são alguns símbolos desse elemento que está na essência do Feng Shui. Também significa emoções e representa o fluxo e o caminho, o destino e as atividades diárias. Use aquários, fontes e outros objetos em tons de azul e preto.

natureza-decoracao-fengshui4

O fogo e suas vibrações
Tem relação com ação e paixão. O elemento energiza ambientes, sendo muito ativado nos halls, livings, banheiros, varandas gourmets e ambientes sociais.

natureza-decoracao-fengshui5

Influência do ar
O ar capacita a concentração e influencia no conhecimento espiritual. É um excelente elemento aos ambientes de estudo e espaços de meditação ou banheiros. Pode-se usar sino dos ventos e filtros dos sonhos.

natureza-decoracao-fengshui6

Além dos 4 elementos
Diferente do que interpretamos na cultura ocidental, o Feng Shui tem o ciclo de cinco elementos: terra, água, madeira, fogo e metal. Este último pode ser associado à organização e criatividade. É um elemento ligado à descrição e planejamento. Além do material em si, é possível utilizar formas arredondadas, tons pastel e metálicos.

natureza-decoracao-fengshui7

É bom acolher plantas, fontes, sons e elementos naturais para a ativação e cura da casa. Tanto o lugar quanto as pessoas que o habitam precisam do equilíbrio de cores e elementos, potencializando os centros de força e boa energia. 
O ideal é que os cinco elementos sejam equilibrados na decoração, ou seja, sem a predominância de um ou outro para não desarmonizar as energias. Por exemplo, um ambiente todo vermelho (excesso de elemento fogo) pode ser harmonizado com o azul ou objetos de vidro que representam a água e combatem o fogo. Devidamente combinados, eles se tornam grandes disseminadores de energias e uma sensação de bem-estar é percebida por todas as pessoas e animais que ali convivem.

É isso, pessoal! Já conheciam essa técnica milenar que pode nos ajudar enormemente? Espero que tenham gostado. Me contem nos comentários o que acharam. Beijos!

» referência | westwing
» imagem de abertura | sincerely kinsey

Você também poderá gostar de

6 comentários

  1. Adorei! Me senti muito inspirada com as imagens. Amo deixar meu cantinho sempre aconchegante e pesquisei ate a posição dos moveis quando mudei de casa haha <3

    http://faladaraalves.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal isso, Dara!! Realmente as imagens inspiram, por isso gosto sempre de recorrer a elas pra ilustrar os posts.
      Obrigada pela visita. beijos!!

      Excluir
  2. Meo, mais um post incrivel como sempre! Acho que vou tentrar trazer essas referencias pro meu quarto. Tenho o filtro dos sonhos e madeira e já estava me planejando para algumas plantinhas! As fotos são lindas e super inspiradoras! Adorei o negocio das cores super legal, vou ate procurar a planta da minha casa! <3 bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente sim, Bia! Vai ser muito bom pra você. Também estou planejando umas plantinhas pro meu novo desktop.
      Fico feliz que tenha gostado. Obrigada pelo comentário!
      Beijos <3 <3

      Excluir
  3. Amei o post, doida ora ter a minha casa e aplicar todas essas técnicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fico louca pra ter a minha logo, Ellen!! Enquanto isso vou praticando no meu cantinho (quarto) mesmo *-* Beijos!

      Excluir

Subscribe