Gourmetize sua pipoca

sexta-feira, julho 10, 2015



Assim como aconteceu com brigadeiros e outros alimentos recentemente, pode ter chegado a hora da pipoca gourmet estourar – o tradicional produto agora é apresentado com sofisticação e sabores diferentes. O precursor das pipocas gourmet é o pâtissier Pierre Hermé, que incluiu três versões adocicadas no menu de sua casa parisiense.
Eu sempre amei e depois que vi essas receitas fiquei mais animada ainda pra testar novos sabores. Pipoca é um alimento bem versátil, dá para soltar a criatividade à vontade. Você pode fazer essas para festas, eventos, ou simplesmente para aproveitar um bom filme em casa. Vejam só que fáceis...


Picante

1 xícara (chá) de milho de pipoca
2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
1 colher (chá) de ervas finas
1 pitada de pimenta-do-reino
1/4 xícara (chá) de queijo ralado

Em uma panela coloque a margarina/manteiga e o milho de pipoca Pula Pula. Fique mexendo sempre até começar a pipocar. Tampe a panela e abaixe o fogo. Retire do fogo e acrescente as ervas finas, a pimenta e o queijo ralado, misture muito bem.

Espanhola

2 colher(es) de sopa de azeite de oliva espanhol
1 xícara(s) de chá de milho para pipoca
1 colher(es) de chá de páprica picante
sal a gosto

Em uma panela, junte o azeite de oliva e o milho. Mexa até que as pipocas comecem a estourar. Sacuda a panela até que todos os grãos de milho estourem. Retire do fogo, tempere com páprica picante e sal e sirva.

Com Ervas

¾ de xícara (chá) de milho para pipoca
3 colheres (sopa) de azeite
6 colheres (chá) de sal
4 colheres (sopa) de salsinha desidratada
6 colheres (chá) de alho em pó
2 colheres (chá) de manjericão seco
1 colher (chá) de pimenta do reino

Adicione o milho a uma panela com óleo em fogo médio, tampe e mexa de vez em quando. Quando tiver estourado, desligue e reserve. Em outro recipiente, misture todos os outros ingredientes. Junte a pipoca ainda quente, tampe e chacoalhe para que o tempero se espalhe antes de servir.

Ao Curry

200 g de milho para pipoca
50 ml de óleo de canola
1 colher de sopa de manteiga
1/2 colher de chá de curry ou páprica apimentada

Estoure a pipoca no óleo e reserve. Em uma panela, aqueça a manteiga e, quando estiver líquida, acrescente o curry (ou a páprica apimentada). Em uma assadeira, espalhe a pipoca já estourada e cubra com a manteiga ao curry. Você pode servir em seguida ou levá-la ao forno, em temperatura baixa, por 5 minutos (fique atento para não queimar). Isso deixará a pipoca ainda mais crocante e fará com que ela absorva o sabor do tempero.

Queijo e Alecrim

200 g de milho de pipoca
50 ml de óleo de canola
100 gramas de queijo gruyère
1 ramo de alecrim picado
Estoure a pipoca no óleo. Quando estiver pronta, espalhe-a em uma assadeira e distribua as fatias de queijo por cima, salpicando o alecrim em seguida. Leve ao forno médio por 3 minutos (ou até derreter o queijo). Retire e misture para cobrir todas as pipocas com o queijo e o alecrim.

Açúcar de Baunilha e Laranja

3 colher(es) de sopa de manteiga
1/4 xícara(s) de chá de açúcar demerara
Raspas de meia laranja
1/2 fava de baunilha
1/2 xícara(s) de chá de milho de pipoca

Derreta a manteiga e ainda quente, retire toda a espuma branca para clarificar e reserve. Em uma tigela misture o açúcar, as raspas e as sementinhas da baunilha. Reserve.
Estoure a pipoca na manteiga clarificada. Vire em uma tigela e polvilhe com o açúcar preparado.

Chocolate Branco

¾ de xícara (chá) de milho para pipoca
200 g de chocolate branco ralado
200 g de açúcar
100 ml de água
3 colheres (sopa) de óleo
½ tablete de manteiga

Adicione o milho a uma panela com óleo em fogo médio, tampe e mexa de vez em quando. Quando tiver estourado, desligue e reserve. Enquanto isso misture o chocolate branco com o açúcar e a manteiga, derretendo-os em banho-maria. Aos poucos, acrescente algumas gotinhas de água. Quando esse creme esfriar, passe as pipocas por ele e espere endurecer antes de servir. Use o papel-manteiga na base.

Mel de Flor-de-laranjeira e Açúcar Mascavo

½ xícara (chá) de milho para pipoca
2 colheres (sopa) de óleo de canola
1 colher (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de mel de flor-de-laranjeira
raspas de 1 limão siciliano
½ colher (sopa) de caldo de limão siciliano

Numa panela funda coloque o milho de pipoca e o óleo, mexa e tampe. Leve ao fogo médio e deixe estourar, mexendo a panela de vez em quando, segurando no cabo e na tampa fechada, para que o milho não queime. Quando o intervalo entre um estouro e outro for maior do que 2 segundos, desligue o fogo e transfira a pipoca para uma vasilha. 
Numa panela pequena, junte a manteiga, o mel e o caldo de limão. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até que a manteiga e o mel derretam. Despeje a mistura de manteiga e mel sobre a pipoca, junte as raspas de limão e mexa bem para misturar tudo uniformemente. Sirva imediatamente.


Se você ainda quer mais receitas, indico o livro Pipoca!100 Deliciosas Maneiras De Comer Pipoca, da Carol Beckerman.
"Doce, salgada, temperada, picante - a pipoca clássica crocante feita em casa pode levar quase qualquer tempero imaginável. Um item imprescindível da despensa que todos adoram, a pipoca feita em casa pede inovações para se tornar um prato divertido e ainda mais delicioso. Chefs de cozinha estão usando cada vez mais a pipoca para criar pratos personalizados, usando desde ingredientes simples aos mais exóticos. O livro ensina a fazer pratos saborosos, doces e salgados, em 100 receitas de dar água na boca. Certamente também serve de fonte de inspiração para quem quer se aventurar a fazer suas próprias variações deste prato rápido, fácil e divertido."

Você também poderá gostar de

9 comentários

  1. E eu nuuuunca tinha imaginado uma pipoca gourmet! hahahaha Adorei as dicas, principalmente a com ervas e a de queijo. Nossa, só de pensar já me dá água na boca!! Vou aproveitar essas férias pra testar algumas delas aqui em casa, tomara que dê certo! hahaha

    Beijinho! ♥ Primeiro Livro

    ResponderExcluir
  2. Caramba! QUE DEMAIS! Primeira vez visitando e blog e pra quem é apaixonado por pipoca como eu... dica pra pôr água na boca!
    dialetosecoisasboas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. hhhmmmmmmmmmmmmmm deu vontade!!! haha
    Adorei as dicas e a indicação do livro, achei mega útil!!!
    Beijos

    http://www.mufevblog.com/

    ResponderExcluir
  4. Adoro pipoca então amei o post, eu sempre coloco alho na pipoca e fica uma delícia. Amei conhecer outras receitas. :D

    ResponderExcluir
  5. Vou aproveitar essas férias para experimentar cada uma dessas receitas haha...
    Beijos

    http://findinggtheway.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adoro pipoca de qualquer jeito, com certeza nunca vou enjoar!!
    E claro que vou tentar essas novas receitas =)
    beijoos

    ResponderExcluir
  7. Pipoca é vida! A de queijo e alecrim parece ser deliciosa.As outras acho que eu não gostaria, não rs Dia desses estava procurando opções de misturebas que poderia fazer com pipoca mas acabei parando no tradicional.

    Beijo ♥
    www.kepcamy;com

    ResponderExcluir
  8. Eu estou com uma saudade danada de comer pipoca, infelizmente não posso por causa do aparelho mas quando tirar essa desgraça vou comer pipoca durante uma semana, hahah :))
    Beijão!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  9. AI MEU DEUS <3
    Essa de queijo e alecrim deve ficar divina.
    www.danielices.com

    ResponderExcluir

Subscribe