Formas simples de ser uma pessoa mais sustentável no dia-a-dia

segunda-feira, julho 27, 2015


Sustentabilidade é uma prática que geralmente associamos a empresas e governos e acabamos pensando que ela não faz parte do dia-a-dia de um cidadão comum. Ao contrário do que imaginamos, cada um de nós é responsável pela maneira como as próximas gerações herdarão o mundo.
Sou técnica em Meio Ambiente, confesso que na época que fiz o curso minha terra não estava fértil, nem preparada, portanto, ouvia tudo isso e as coisas passavam indiferentes. Hoje, com a maturidade que adquiri ao longo do tempo, tenho mais consciência de que sou um ser-no-mundo, que deve zelar por ele. Não sou uma eco-chata, também não sou a pessoa mais perfeita e confesso que não pratico todas as sugestões que vou dar a seguir, mas eu tento. E acho que isso é o mais importante.
Um modo de vida sustentável significa levar uma rotina sem comprometer o futuro do planeta. E acho que todas as ações básicas são um hábito, que a gente vai adquirindo com a prática diária. Não é preciso grandes sacrifícios, pequenas mudanças já fazem toda a diferença.
Para se tornar "ecologicamente correto", sugiro essas pequenas atitudes básicas e eficazes, que estão ao alcance de todos nós:

1. Use ecobags
Mantenha algumas sacolas reutilizáveis perto da sua porta de entrada, dentro da sua bolsa ou em seu carro para lembrar-se de usá-las em lojas, supermercados e horti-fruttis. Elas são mais resistentes e mais eco-friendly do que os seus homólogos de plástico e papel. E muito mais bonitas, diga-se de passagem. 
Outra ideia é ter saquinhos de pano (sem ser aquelas sacolas enormes) para pão e outras coisas e potes com tampa.

2. Compre mais a granel
Outra foram de reduzir o uso de embalagens e produzir lixo é comprar a granel. Mesmo se você não conseguir comprar todas suas coisas a granel, vai estar reduzindo o número de embalagens drasticamente. Se não tiver alternativa, escolha as embalagens 100% recicláveis ou retornáveis como os potes de vidro – que você pode usar para guardar outras coisas depois.

3. Separe o lixo
Resíduos orgânicos podem inutilizar o que é reciclável, caso os dois se misturem. Evitar que isso ocorra não é difícil. Basta você separar o seu lixo e procurar um posto de coleta seletiva em sua cidade, se for possível. Se não houver aqueles caminhões de lixo, e se for possível, você mesmo pode levar seu lixo até uma cooperativa ou entregar a algum catador. Isso também vale para pilhas, baterias e medicamentos, que possuem postos de coleta específicos.

4. Troque descartáveis por reutilizáveis
Tenha sempre na bolsa um kit de sobrevivência lixo zero. Pode ser um guardanapo de pano, uma garrafa ou copo retrátil de alumínio, talheres e uma ecobag. A cada ano 1,5 milhões de toneladas de plástico vai para a produção de garrafas de água.Você também pode adicionar uma toalhinha para evitar os papéis de banheiros públicos. Enfim, sempre que for possível dispensar um material reciclável, dispense.

5. Experimente orgânicos
Além de prejudicar o meio ambiente, os agrotóxicos prejudicam a saúde. Alimentos orgânicos estão cada vez mais invadindo as prateleiras dos supermercados. Contei nesse post mais detalhes sobre os benefícios dos alimentos orgânicos.

6. Seja criativo com as sobras
Utilizando-se as sobras você reduz o desperdício de alimentos. O jantar de ontem à noite é provavelmente mais saudável do que o seu desejo de hoje. É só armazenar direitinho, usar a criatividade e criar outra receita diferente para o paladar não enjoar.

7. Tenha uma composteira
O lixo orgânico não precisa ir parar nos aterros sanitários e como foi dito, se misturado com outros materiais, pode acabar inutilizando-os. O melhor de tudo é que ele pode voltar pra natureza virando adubo e pra te ajudar nisso você pode comprar ou fazer uma composteira. São três potes com minhocas que vão ajudar a decompor mais rapidamente os restos de vegetais, cascas, polpas e todo tipo de lixo orgânico. Depois, todo esse material vira um húmus super rico para adubar as plantas, que você pode aproveitar para adubar vasos com temperos e ter sempre opções frescas pra cozinhar, economizando dinheiro na compra deles e também tendo menos desperdício.

8. Limpe sua casa com apenas 3 produtos
Dispense todos aqueles produtos químicos nocivos que estamos acostumados a comprar e tenha uma casa mais natural, igualmente limpa e gastando muito menos dinheiro. Com o vinagre você desinfeta toda a casa diluindo ele em água como um desinfetante comum, usa como amaciante de roupas (pode adicionar gotas de óleo essencial com o cheirinho que mais gostar) e limpa móveis, superfícies e tecidos que tenham ou possam ter mofo. O bicarbonato de sódio funciona com o vinagre para limpeza pesada de superfícies e para combater o cheiro ruim de pias, sofás, geladeira, sapatos. O sabão de coco substitui o detergente para lavar a louça e ralando e misturando com a mesma proporção de bicarbonato de sódio, faz-se sabão em pó para roupas.

9. Troque cosméticos e produtos de higiene pessoal por opções mais naturais
Vocês que visitam sempre o blog devem saber do meu projeto "Em busca de uma beleza justa", que se trata justamente disso. Trocar o shampoo e condicionador tradicionais, cheios de químicos e embalagem, por uma versão em barra natural e orgânica. Usar receitas naturais para desodorante, máscaras capilares e hidratantes... ao invés da escova de dentes padrão, de plástico, usar uma feita de bambu. Trocar o barbeador descartável por um de alumínio... e muitas outras pequenas atitudes que fazem a diferença.

10. Compre roupas feitas de algodão, linho e lã.
Da próxima vez que você estiver em busca de roupa nova, passe direto pelos tecidos sintéticos como o poliéster, nylon e acrílico a favor de opções que demandam menos recursos naturais na produção e que degradam muito mais rápido.

11. Reduza o tempo no banho.
Uma ótima maneira de manter sua rotina de chuveiro regrada é a música. Antes de entrar de cabeça para o chuveiro, ligue uma música que dure cerca de 5-7 minutos. Uma vez que a melodia acaba, e você saberá que é hora de sair. Já dei essa dica nesse post sobre fechar o chuveiro para deixar agir o condicionador.

12. Prefira eletrodomésticos e lâmpadas econômicas
Na hora de trocar a TV, o ar-condicionado ou a geladeira, até mesmo sua lâmpada, escolha produtos que consomem menos energia. Para isso, basta procurar o selo do Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica (Procel). Isso ajudará seu bolso e, principalmente, o planeta.

13. Dependa menos do carro
Ter um carro é ter um bem de consumo facilitador, mas antes de usá-lo, verifique se há outra alternativa para lhe levar ao seu destino. Pedalar, ir de ônibus, de carona ou até mesmo se dispor a fazer uma boa caminhada são maneiras super benéficas à saúde e à redução da emissão de CO2. Deixe o carro na garagem de vez em quando.

14. Valorize produtos da sua região
Comprou uma bolsa importada? Comprou algo da internet que veio do outro lado do país? Pense que ela acarretou grande gasto em combustível para chegar até suas mãos. Dê preferência ao mercado das cidades próximas, colabore ainda para o aquecimento da economia ao seu redor.

15. Compre de quem faz
A campanha "Compre de quem faz" valoriza não só a mão de obra artesanal, os produtos feitos com amor e carinho, como também te isenta de produtos que foram produzidos industrialmente, gastando milhares de litros de água e outros recursos naturais. Os produtos feitos manualmente são muito mais sustentáveis e ainda tem muitos outros pontos positivos que contei nesse post aqui.

» imagem | chantal anderson
» fontes | modefica e blog social 1

Você também poderá gostar de

10 comentários

  1. Ótimo post, mas senti falta de algum tópico sobre transporte não poluente... Como preferir usar bicicleta para (pelo menos) pequenos trajetos...
    Biejo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ianca! No tópico 13 falei um pouquinho sobre isso. Andar a pé, de bike ou no máximo pegar uma carona ou um transporte coletivo. :D
      Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada, Lore linda!! Fiquei feliz com sua visita e comentário.
      Beijos! <3

      Excluir
  3. Eu adorei o post! Está perfeito, bem escrito. Adoro postagens do gênero e sou dessas de querer uma vida mais sustentável, tem algumas coisas que ainda não faço mas confesso que após o post vou prestar mais atenção pra fazer. Parabéns mesmo!

    Sucesso!
    Beijos, Larissa.
    www.ruivando.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! Fico feliz que tenha gostado e que ele tenha te feito refletir. Muito obrigada pela visita e pelos elogios. Beijão!

      Excluir
  4. Maravilhosas as dicas, uma mais legal que a outra. Bem interessante, vou começar a colocar em prática. Beijos!

    http://sorrisodevida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adeeh! Obrigada pela visita e pelo comentário. Pratique sim, fará bem pra você e principalmente para o mundo. Beijos.

      Excluir
  5. Acabei de conhecer seu blog e já adorei! Um amor!
    E achei muito bacana o post também, sempre penso sobre como ajudar o planeta no dia-a-dia e aqui tem diversas opções! Guardei o link pra indicar no blog futuramente.

    Beijo!
    vitoriasjournal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Seus posts sempre me inspirando a ser uma pessoa melhor. Ai ai Estefanie, cê não sabe o quanto te admiro!
    irianneveloso.blogspot.com

    ResponderExcluir

Subscribe