Como limpar, energizar e programar seus cristais

quinta-feira, julho 09, 2015


Os cristais e as pedras contêm a luz, a energia, o poder do reino mineral. Armazenam toda essa força, a ampliam, a transmutam e emanam suas energias beneficiando a todos que os procuram. Esses seres tão especiais podem tornar-se amigos imprescindíveis, ajudando no crescimento espiritual e no auto-conhecimento e, principalmente, ensinando inúmeras formas de utilizar positivamente sua energia em conjunto com a nossa.
Cada cristal tem vários níveis de energia. Basicamente, o seu nível mais interior - o núcleo - mantém a sua integridade apesar das energias desarmônicas. Já os níveis secundários são relativamente sensíveis ao meio ambiente energético e, à medida que as energias estáticas se acumulam nestes níveis, podem bloquear a emissão energética do cristal. De forma geral, a força áurica de um cristal repelirá um percentual significativo de energia negativa. São as energias fortes e constantes que mais afetam o cristal. Assim sendo, quando estiver sentindo raiva, frustração, tristeza, ou quando ocorreu alguma briga ou discussão no local em que estão dispostos, não se afaste de seu cristal; mas assim que ele tiver cumprido com a sua missão de aliviar este sentimento, trate dele com carinho limpando-o e energizando-o. 
Lembre-se que ao adquirir um cristal antes de mais nada devemos limpá-lo. Ele passou por um grande processo até chegar em suas mãos. A energia que sai dos cristais, é uma composição dos elementos da natureza e de raios vibracionais que, absorvidos pelo corpo humano, desbloqueiam e alinham os chackras, que são os sete centros de energia.
Cada cristal tem uma função específica, variando de acordo com seu tamanho e coloração, os mais comuns são os quartzo (transparente) por serem fáceis de usar para alinhar qualquer chackra. Os coloridos são usados acima de cada chackra, para problemas específicos. A Druza, sendo um Cristal grande e de várias pontas, é excelente para limpar ambientes e os cristais menores.


LIMPEZA

Existem vários métodos de limpeza de um cristal, aplicáveis a quase todas as pedras. Os mais utilizados são:

  • Águas naturais (cachoeiras, rios, lagos, mares): Consiste simplesmente em banhar os cristais em qualquer dessas águas, contanto que não estejam poluídas, pelo tempo que a sua intuição determinar.
  • Água com sal grosso: Coloque os cristais dentro de um recipiente contendo água e sal grosso. Deixe-os aí por algumas horas e, ao retirá-los, lave-os em água corrente para retirar o excesso de sal. Este método só é aconselhável para as pedras duras e transparentes; algumas pedras opacas, como a Malaquita e a Crisocola, não reagem bem com o sal e podem perder o brilho e a cor.
  • Defumação: Acenda o incenso de sua preferência (sálvia, cedro, defumador, etc) e sopre bastante sobre seu cristal, defumando todas as suas faces e toda a sua área, pelo tempo que achar necessário.
  • Drusa (para limpeza de pedras pequenas): Coloque suas pedras sobre uma drusa (aglomerado) de Cristal de Quartzo incolor e deixe-as por bastante tempo, até achar que estão limpas e recarregadas. A drusa por si só, por conter várias pontas de cristal, é autolimpante e auto-energizante.
  • Sopro: Mentalize luz branca ou violeta e sopre sobre seu cristal, com a clara intenção de limpá-lo e de tirar dele toda energia negativa. Inspire luz branca e/ou violeta e expire pela boca sobre o cristal.
  • Chuva: Deixe seu cristal sob chuva forte. É um ótimo método de limpeza.
  • Selenita: O método mais prático, eficiente e rápido para limpar energeticamente qualquer tipo de cristais ou pedras é usar um bastão natural de Selenita (ou Gipsita). Para isto, coloque sobre uma superfície lisa, um bastão de Selenita e na frente deste um Cristal de Quartzo, cuja ponta deve estar direcionada para todas as pedras que estejam necessitando de limpeza (qualquer tamanho e quantidade). Deixe as pedras nessa posição por cerca de trinta segundos, e elas já estarão todas limpas e energizadas simultaneamente. Este tipo de limpeza serve também para qualquer objeto e para ambientes.



ENERGIZAÇÃO

A energização devolve ao cristal a sua propriedade energética deixando-o em condições próprias para o uso imediato. Depois de limpar os cristais, é aconselhável energizá-los, ou seja, "carregar as baterias". Os métodos mais conhecidos são:

  • Sol: Deixe seu cristal, após ter sido lavado e limpo, diretamente na luz do Sol, de preferência na parte da manhã, até o meio-dia.
  • Lua: Se quiser energizar seu cristal com energia mais feminina, mais intuitiva, coloque-o diretamente exposto à luz do luar (Lua crescente ou cheia, de preferência).
  • Sol/Lua: Coloque seu cristal exposto à luz do luar, durante toda a noite, e depois à luz do Sol, até o meio-dia. É um tipo de energização bastante forte.
  • Terra: Como os cristais provêm da Terra, também se energizam em contato com a energia que vem do centro do planeta. Para isto, basta colocá-lo sobre o chão por um período mínimo de três horas. Não é necessário enterrar os cristais, basta deixá-los em contato com o solo. Pode-se também enterrá-los num jardim ou vaso de plantas.
  • Tempestade: Outra forma poderosa de energizar seu cristal é esperar a formação de uma tempestade, com bastante vento, chuva, raios e trovões e colocá-lo exposto a essa energia.
  • Energização com as mãos: Coloque o cristal entre suas mãos e gire-o até esquentar, mentalizando passagem de energia de suas mãos para o cristal. Utilize também o método da respiração para recarregá-lo, inspirando luz branca e expirando esta luz carregada de força dentro do cristal.
  • Drusa: Da mesma forma que limpa, a drusa também pode reenergizar seu cristal. Apenas coloque-o sobre uma drusa por um tempo mínimo de três horas.
  • Selenita: Durante o processo de limpeza pela Selenita, os cristais e pedras já estarão sendo automaticamente energizadas.
  • Incensos: Defume-os com incensos a base de sálvia, cedro e artemísia.
  • Circulo de Cristais: Colocar um círculo de cristais ativados (de preferência, mas não necessariamente, do lado de fora da casa, em contato com os elementos da natureza), com o cristal a ser ativado no centro. Se forem usados cristais de uma ponta para esse fim, as pontas devem todas convergir para o cristal a ser ativado no centro.
Você sentirá, de vez em quando, a necessidade de recarregar seus cristais, energizando-os. Quando os cristais são usados, tornam-se muito receptivos às vibrações das pessoas. Podem assimilar e reter suas energias, por isso devem ser limpos e recarregados após cada tratamento.


Exercício:

Após a limpeza e a energização, coloque o cristal na sua mão esquerda; eleve seu pensamento e imagine estar dentro dele, sentindo sua temperatura e recebendo sua luz cromática (luz da mesma cor do cristal); fique um tempo banhando-se com essa luz; saia mentalmente do cristal, mas continue recebendo sua luz.
Passe o cristal para a sua mão direita e doe essa energia em forma de luz colorida, para as pessoas que estão mais próximas, para as pessoas que lhe vierem à mente, para quem você quiser, para todos, e traga-a de volta para você. Se fizer esse exercício diariamente, numa hora de repouso, renovará seu espírito, equilibrara suas energias, deixará sua mente mais clara e melhorará seu raciocínio.


PROGRAMAÇÃO/CONSAGRAÇÃO

A programação complementa a energização, determinando a sua finalidade. Os cristais devem ser programados para um fim específico. Para isso, escolha um lugar calmo e tranqüilo, preferencialmente longe dos ruídos que distraiam sua atenção e para lá se recolha com os cristais em sua mão direita.
Empunhando os cristais junto à testa, na altura de seu 6º chakra, cerre os olhos. Mentalize com muita convicção que somente os bons pensamentos, repletos de energia positiva estão sendo transferidos para eles, carregando-os completamente. Você pode programar cada cristal para uma determinada função de acordo sua cor e propriedades (o que é mais eficiente), ou inserir várias programações num único cristal. Por exemplo: "Eu lhe programo para me trazer saúde, harmonia e prosperidade". Mas tenha em mente que a programação múltipla terá menos força do que a programação específica. Este ritual deverá durar no mínimo 10 minutos, porém, se for interrompido, deverá ser reinicializado.
A interação entre um cristal e uma pessoa ocorre na dimensão em que a energia é mais sutil. As emanações energéticas do cristal atuam no campo áurico do ser humano, são absorvidas pelos chakras e serão distribuídas por todo o ser sutil e posteriormente transformadas em energia mais densa chegando ao corpo físico.


Usos Diversos:

  • Banhos: para obter um efeito de Energização, escolha alguns cristais de sua preferência e coloque-os na banheira. Após o banho, você deverá limpá-los e energizá-los novamente.
  • Energização de ambientes: escolha alguns cristais e coloque-os dentro de um vidro com água, um deles precisa ser quartzo. A medida que a água dentro do vidro for ficando escura, troque-a e lave os cristais.
  • Uso pessoal: escolha um cristal e coloque-o dentro de um veludo, carregue-o na bolsa ou em qualquer outro lugar de sua escolha. O cristal também pode ser usado dentro do travesseiro enquanto você dorme.
  • Plantas: coloque um cristal de sua preferência perto da raiz da planta a ser energizada. Para ser absorvida a energia de um cristal, vire a ponto do cristal de modo que fique direcionado à você. Se for passar energia para outra pessoa, direcione a ponta do cristal para a pessoa que irá receber a energia.
Observação: Lembre-se que com a mão direita projetamos, enviamos energia para o cristal e com a mão esquerda estamos recebendo a sua energia.

É isso, pessoal! Espero que tenham gostado das dicas. Se quiserem saber mais sobre cristais sugiro esses 3 livros:



Se tiverem alguma sugestão de post, deixem nos comentários! Beijos!

» fonte | loja das pedras
» imagens | soul makes

Você também poderá gostar de

3 comentários

  1. Não fazia ideia disso... amei saber! Vou comprar uns e deixar aqui em casa!! E você sabe quem faz esses tratamento de chakras? Reike, sei lá... São consultórios?! To louca pra fazer!! E comprei mindfulness, to amando. Primeiro dia meditando hoje.. Beijos
    http://sosfeminismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adoreiiii o post! Tô pra comprar uns cristais há tempos, sempre tive vontade. Você me inspirou mais ainda! =)
    http://laemjupiter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Achei o post muito instrutivo, Obrigada!

    ResponderExcluir

Subscribe