Indicação musical: Ravi Shankar

sexta-feira, junho 05, 2015


Pra quem não conhece, Ravi Shankar foi um dos mais famosos músicos indianos. É pai de Norah Jones (já falei dela aqui) e Anoushka Shankar e ficou conhecido mundialmente por suas parcerias com bandas como os Beatles. Ravi Shankar nasceu em Varanasi em abril de 1920. Seu pai, V. Lakshinarayana, era professor de violino em seu país, o que contribuiu para que Shankar começasse a tocar esse instrumento quando tinha 5 anos. Uma década depois, deixou a Índia para viajar a Paris com a companhia de dança do seu irmão. Em 1936, começou a estudar a sitar, instrumento tradicional indiano, e pouco depois começou a fazer excursões pela Europa e EUA.
Alcançou a fama no Ocidente graças a sua amizade com o beatle George Harrison, de quem foi professor após conhecê-lo em 1966. Os Beatles chamavam Shankar de "padrinho da música mundial".
A atividade musical de Ravi Shankar foi intensa, tendo destaque também como compositor. É autor de dois concertos para sitar e orquestra, além de músicas para balés e trilhas sonoras para filmes. O músico indiano protagonizou o filme "Raga", centrado em sua vida, e em 1978 publicou o livro autobiográfico "My life, my music".
Ravi Shankar morreu em 11 de dezembro de 2012 em San Diego aos 92 anos. Seu corpo foi cremado, e as cinzas espalhadas em três locais, em seu local de nascimento na Índia, no mar ao largo de San Diego e nas colinas do Vale de São Fernando no Estados Unidos.


Cheguei até esse músico através do livro Karmatopia (resenha aqui), que me trouxe muuuuitos ensinamentos e referências. Li o nome dele, marquei no livro e fui pesquisar mais sobre (assim como fiz com o livro inteiro). Achei as músicas simplesmente incríveis, pois trazem toda a alma da Índia e nos transportam pra outro mundo. Pra quem gosta do país ou de música indiana/relaxante, não pode deixar de conferir as composições dele. São músicas instrumentais, ótimas para meditar ou fazer yoga. Recomendo de olhos fechados esse álbum:


Minha faixa favorita é "Omkaaraya Namaha".

Também vale a pena ouvir este:


Confira ainda essa música maravilhosa, surgida de uma parceria entre suas duas filhas, que herdaram muito de seu talento e seguiram o ramo da música:


E aí, o que acharam da indicação? Espero mesmo que tenham gostado. Beijos!!

Você também poderá gostar de

3 comentários

  1. Eu não conhecia, mas fiquei encantada! É sempre bom conhecer talentos =D
    Obrigada

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! Não escuto Ravi Shankar há algum tempo, mas adoro os mantras e o toque da cítara com ele. Gosto muito das filhas também. Super indicação musical.

    ResponderExcluir
  3. Eu amo música indiana e ando numa vibe interessante em que quero meditar e descobrir mais e mais sobre mim mim mesma. Já tinha ouvido Ravi e adoro, quero baixar diversas músicas. Os sons dos instrumentos típicos da Índia são lindos.

    Beijos, Sel | Quinta Gaveta ♥

    ResponderExcluir

Subscribe