Espaço de meditação/yoga em casa

quarta-feira, junho 10, 2015


Criamos espaços em nossas casas para diversas atividades que são importantes para nós. Temos espaços para comer, dormir, cozinhar. Podemos ter espaços para costura, escrita, leitura, pintura, etc.
Um dos meus muitos sonhos, para quando tiver minha casa, é dispor de um pequeno espaço de meditação, como um lugar e como um lembrete e convite para a prática da quietude e silêncio ou de atividades mais introspectivas como o yoga. 


É mais fácil aquietar a mente em espaços determinados para isso. Quando estamos perto do desktop, pode ser que lembremos de uma prova a fazer, pode ser que lembremos das contas que temos para pagar. Quando ficamos perto da geladeira pode ser que pensemos em algo gostoso que nos espera por lá, ou que nos peguemos pensando no que vamos fazer no jantar. Um espaço de meditação ou yoga nos lembra de nossa intenção de praticar a quietude e nos afasta das distrações do resto da casa.
Você não precisa acreditar em Feng Shui para saber que somos influenciados pelo nosso ambiente. Sabemos que o uso de nossos celulares ou ver TV na cama pode interferir no nosso sono. Da mesma forma, podemos ter dificuldade em encontrar quietude em uma área de nossa casa associada com a atividade e energia.


Mas, como fazer esse espaço? Bom, eu acredito que não seja preciso um cômodo inteiro, talvez o canto de um quarto seja suficiente. Você pode usar ainda uma sacada, um jardim, um closet ou pequeno espaço que não é usado. Para alguns, uma área de meditação deve ser privada, mas muitas vezes ele fica um espaço tão lindo e aconchegante que se prefere que ele fique visível. 
Para decorar acho que é legal pensar no objetivo desse espaço. Muitas pessoas recomendam uma decoração minimalista, para não dispersar a atenção e poluir visualmente o ambiente. Eu concordo! Você não precisa de luxo ou coisas demais. E deixo aqui abaixo alguns objetos que acho bacana ter num canto desse tipo (não necessariamente todos ao mesmo tempo, ok?):


1. Incensário | 2. Almofadas estilo indianas (1 e 2) | 3. Terrário | 4. Tigela tibetana | 5. Pedras dos chakras | 6. Velas aromáticas | 7. Escultura Buda | 8. Jardim zen  9. Lanterna marroquina | 10. Tapete trançado redondo | 11. Incenso de Cravo

Você realmente não precisa de nada para meditar além de seu corpo e respiração. Mas se você usar uma almofada e coisas que lhe tragam mais conforto e aconchego, pode ser que facilite seu estado de meditação. Assim como um som de um CD, uma tigela tibetana, etc. E aromas como velas, incensos, etc. Algumas pessoas também optam por ter um "altar" com imagens, pedras, etc. É útil, algumas vezes, ter um ponto focal - uma estátua ou uma imagem. Também é legal ter alguma planta no ambiente (expliquei melhor nesse post a importância das plantas dentro de casa).
Por fim, torne seu espaço sagrado. Com "sagrado" não quero dizer religioso, ritualístico ou espiritual, mas entender que aquele canto tem um objetivo específico e uma energia. Você deve associar esta área de sua casa com tranquilidade, com o tempo especial que você ou sua família se dedica à sua prática. Só use este espaço para descanso, yoga, meditação ou tempo de silêncio e reflexão. Evite comer, usar eletrônicos, conversar, ou executar outras tarefas, como estudos e trabalho, nesse ambiente. Mantenha sempre esse espaço limpo: fisicamente e energeticamente.

É isso, amores! Espero muito que tenham gostado da dica/compartilhamento de ideias e sonhos. Me contem o que acharam nos comentários. Beijos!!

» imagens | camp makery e pinterest

Você também poderá gostar de

3 comentários

  1. Amei o post, eu amo meditar e fazer yoga, isso me faz tão bem s2. Seu Blog e lindo, parabéns :*
    http://lorennamoreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei as indicações! Vi essas almofadas indianas na Tok&Stok e fiquei doida pra comprá-las. Estou montando, aos poucos, um cantinho no meu quarto pra meditação e acho que mudou muito minha rotina. Agora, toda vez antes de dormir faço minha yoga, medito, leio um pouco sobre espiritualidade e assim evito os estímulos do computador e celular antes de ir pra cama. Tenho passado noites bem melhores e acordo com mais energia. :)

    Beijos!

    Camile Carvalho

    ResponderExcluir

Subscribe