Soluções naturais para insônia

quinta-feira, abril 30, 2015


Já fiz um post aqui no blog com dicas para acordar bem disposta, mas dessa vez vim falar sobre insônia. Graças a Deus esse é um problema que não me atinge (tenho sono pra dar e vender), mas sei que é o caso de muita gente nesse mundão. Por isso resolvi compartilhar algumas dicas para quem está passando por isso e quer tratar de forma natural, sem recorrer a medicamentos pesados. São pequenas providências que você pode tomar de forma simples e caseira, no seu dia-a-dia, para mandar a insônia pro beleléu. Querem ver??

1. Chás: chá de alface, valeriana, mulungu, erva-cidreira, melissa e camomila;
2. Exercícios físicos;
3. Passiflora/maracujá;
4. Meditação/yoga;
5. Reiki, Massagens, Acupuntura;
6. Músicas relaxantes/sons da natureza;
7. Leitura;
8. Óleo essencial de lavanda em um difusor aromático ou gotinhas no travesseiro;
9. Banho quente;
10. Ambiente aconchegante: mantenha lençóis, travesseiros e cobertores sempre limpos, evite bagunça no local, criando uma atmosfera de aconchego;
11. Cafuné (se possível);
12. Aplicativos: Sleep Pillow (Andoid - IOS), Sono Mágico (IOS), Durma bem com Santista (Android - IOS), Deep Relax (IOS), Relax Melodies (Android - IOS)

O que evitar:

1. Evitar alimentos pesados antes de dormir: massas, carne vermelha ou de porco, queijo, bolos e biscoitos, fast food. Prefira as frutas, iogurtes e cereais.

2. Não tomar ou consumir alimentos e bebidas com cafeína (refrigerante, café, chocolate, energético, açaí, canela, gengibre, pimenta, alguns tipos de chá, como verde, preto e mate).

3. Mantenha-se longe de luzes e barulho, que desregulam nosso organismo quanto ao sono: um ambiente com TV ou outros aparelhos podem atrapalhar seu sono. Há pesquisas que dizem que até mesmo aquelas luzinhas de stand-by dos aparelhos eletrônicos influenciam no nosso sono. Desligue o celular ou desative as notificações de redes sociais e apague todas as luzes.

4. Horários desregulados: nós temos o chamado "relógio biológico". Então, manter uma hora certa para dormir e acordar ajuda a regular um pouco mais esse nosso cronograma interno. É claro que não é preciso exagerar e ser sempre pontual, mas manter uma rotina faz parte da higiene do sono e ensina o corpo a ter uma frequência.

5. Beber muitos líquidos à noite: líquidos em excesso podem resultar em idas frequentes ao banheiro durante a madrugada, o que acaba atrapalhando seu sono. Deixe para beber bastante água de forma fracionada durante o dia.

6. O quarto é para dormir, fazer sexo e relaxar: se você associar o seu quarto a outro tipo de atividades como exercícios físicos ou trabalho/estudos a sua mente tem mais dificuldade em relaxar nesse ambiente. Deixe as outras atividades para outros locais, a sua cama é para dormir e fazer sexo, assim a sua mente sabe que quando chega à cama ou é para descansar ou fazer sexo, mais nada.

Na sua estratégia você não precisa usar todas essas dicas, procure descobrir aquelas que funcionam com você porque o que funciona com umas pessoas pode não funcionar com outras. Não exclua hábitos porque não funcionaram logo no primeiro dia, alguns hábitos demoram dias até o corpo se ajustar. 
Se no fim das contas nada disso funcionar é porque você pode estar com algum outro problema que precisa de uma atenção maior e mais específica. No caso de estar ansioso demais ou passando por algum problema, é legal buscar ajuda de um profissional como psicólogo. No caso de ser somente algo físico, busque um médico para avaliar como estão os hormônios, etc. A insônia pode ser um sintoma de um problema subjacente, e a insônia crônica merece um olhar mais atento e a avaliação de um profissional.
Por fim, a dica mais preciosa é que não fique dependendo de medicamentos como rivotril, lexotan, dramin, a não ser que esteja passando por um momento complicado e urgente, como uma crise de ansiedade. Esses medicamentos com o tempo vão perdendo o efeito e você vai precisando aumentar cada vez mais a dosagem. Primeiramente, recomendo que recorram a todas essas dicas dadas no post.

É isso, espero que tenham gostado. Beijos!!

» imagem | upsocl

Você também poderá gostar de

1 comentários

  1. Poxa, assim, eu sofro de insônia, e infelizmente nada disso funciona para mim.
    Já fiz de tudo e nada adianta.
    Tenho desde criancinha, e nunca passou, durmo no máximo 4 horas por dia, é horrível.
    E pior de tudo, é que já notei que é genético.
    t.t
    Infortúnio da minha vida T.T
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir

Subscribe