Minhas dicas de estudo

domingo, abril 26, 2015


Já estou no 7º período da faculdade e, durante essa caminhada, aprendi algumas coisas sobre o melhor método de estudo para mim (melhor horário, melhores formas de leitura, técnicas de organização, etc). Acho importante a gente se conhecer quando se trata disso e traçar as melhores estratégias pra lidar com os conteúdos. Hoje vim compartilhar algumas dicas gerais, que são coisas que faço e que talvez possam ajudar e funcionar pra vocês também (ou não). Enfim, aí vão elas...
1. Ir às aulas: se tem uma coisa que aprendi na faculdade é ir ao máximo de aulas que consigo. Faço questão de ir às aulas e estar com atenção plena voltada para a aula. Tenho deixado celular, notebook e tudo de lado para focar somente na aula. E tem feito toda a diferença! Quando você se volta pra aula e consegue prestar atenção no conteúdo dado fica muito mais fácil estudar para as provas e fazer os trabalhos, porque você consegue se lembrar do que o professor falou e não precisa forçar tanto pra compreender o assunto depois sozinho.

2. Ler, ler e reler: leia uma vez, se não ficou claro, releia. Sempre escutei isso dos meus professores e é algo que tento sempre colocar em prática, embora a vida seja corrida e a gente tenha muito conteúdo pra dar conta na faculdade. Sempre que possível eu leio e releio um texto porque parece que quando você lê novamente sua mente se abre melhor, você enxerga coisas que não tinha enxergado antes e consegue compreender melhor coisas que não tinham ficado tão claras antes. Mais importante ainda é ler os textos antes da aula pra que você já chegue sabendo onde vai pisar, pra não ficar boiando no que o professor estiver falando e, principalmente, pra você conseguir identificar suas dúvidas e poder tirá-las no momento oportuno.

3. Fazer anotações da matéria à mão: estudos mostram que as anotações feitas à mão, com papel e caneta, são mais eficazes que anotações no computador. Em algumas aulas faço anotações no computador, mas para estudar faço as minhas próprias em papel. Eu tenho uma memória fotográfica muito boa e na hora da prova consigo lembrar exatamente onde anotei, a cor da caneta, a letra, etc. Também costumo fazer esquemas com formas, setas, balões. Ajuda bastante porque ao escrever consigo compreender e assimilar muita coisa que antes não tinha conseguido.

4. Tirar todas as dúvidas com os professores: quase ninguém se liga a essa parte, mas é importante tirar as dúvidas, preferencialmente com os professores. Os professores da minha faculdade estão sempre abertos a esclarecer dúvidas e muitos deles valorizam mesmo quem os procura. Quando estou lendo um texto, sempre anoto no cantinho ou faço uma marcação nos trechos que não ficaram claros. Durante a aula em que o professor vai explicar tal matéria sempre pergunto sobre o trecho que não entendi.
1. Abasteça uma garrafa com água e deixe ao lado: porque a desculpa para levantar e ir para a cozinha é sempre a melhor desculpa pra parar de estudar.

2. Deixe o celular longe: longe, bem longe de você. Um dos meus piores vícios é conferir notificações de redes sociais como instagram o dia inteiro. Se o celular fica ao meu lado, acabo desviando a atenção e quando vejo estou comentando em fotos, tirando fotos... Além disso, deixar o celular longe é uma forma de estabelecer para você, e para o mundo, que o momento é importante e não admite interrupções.

3. Se conheça: descubra qual é o horário que você consegue render melhor no estudo e reserve ele para isso. Não adianta querer acordar às 7h da manhã se esse não é o horário que você tem melhor concentração. É preciso se conhecer, conhecer as melhores formas de estudo pra você, seus melhores horários, se prefere ler no computador ou em folhas impressas, se prefere silêncio ou ouvir uma música legal. Enfim, coisas do tipo...

4. Saiba seu tempo limite: todo mundo tem seu tempo limite para manter a atenção em uma única atividade. Eu, por exemplo, se forçar, fico dispersa, não absorvo nada e fico cansada. Não adianta ir com muita sede ao pote e estipular duas horas para a mesma tarefa. É humano, dificilmente conseguimos! Mas também não vale ficar só 10 min. estudando e colocar a culpa no limite de concentração. Se você tem esse tempo como limite, é legal procurar uma ajuda de um médico, psicólogo ou algo do tipo.

4. Tire um tempo para descanso: esse tempo pode ser de dez minutos - para um lanche - ou de uma hora - para um episódio de seriado. Enfim, esse tempo de pausa vai depender da demanda de atividades, dos prazos e, sobretudo, do que cada um considera como descanso. Tem dia que eu preciso de três horas de descanso - porque minha mente está esgotada. Tem dia que a pausa de dez minutos é mais do que suficiente. Só não vale deitar na cama pra descansar se você ainda precisa fazer mais coisas. Sempre que tentei fazer isso capotei e só acordei (desesperada) no dia seguinte, hahaha.
1. Calendários/planners: esses são os melhores amigos dos estudos. Confesso que de uns tempos pra cá fiquei meio relapsa com essas anotações e planejamentos, mas no início da faculdade era algo que eu fazia muito. Os planners permitem visualizar melhor tudo o que você precisa ler, qual a data de entrega de trabalhos, de provas, etc. É bom até pra gente não perder prazos ou estudar em cima da hora.

2. Pasta sanfonada: desde meu primeiro período eu uso a pasta sanfonada. Nela dá pra organizar as xerox por matéria e ajuda a gente a não se perder na hora de achar algum texto.

3. Canetas coloridas e marca-textos: tente usar cores diferentes de canetas para anotar e marcar diferentes informações. Pode ser até mesmo por grau de importância da informação. Na maioria das vezes eu to muito concentrada no texto e acabo esquecendo de fazer isso, mas ajuda muito, além de dar uma cara linda para as apostilas e te animar pra ler os textos, se você é uma pessoa que adora itens de papelaria.

4. Post-its: se você é uma pessoa com memória visual assim como eu é legal anotar as coisas em post-its e colá-los em alguns lugares. Na hora da prova você vai conseguir lembrar do conteúdo pela cor e pelo lugar em que estava. Anote as partes que você quer destacar da matéria, se tiver algo que você sempre esquece em alguma matéria escreva no post-it, em matérias como física/matemática/química é legal pra colocar as fórmulas em destaque. Coloque também lembretes de coisas que os professores falaram durante a aula como tirar xerox de algum texto, ou a data de algum trabalho. Os post-its do tipo flag (aqueles fininhos) são ótimos para marcar páginas ou capítulos, facilitando na hora de abrir um livro pra estudar. Os de plástico são melhores ainda porque não amassam quando você carrega ou guarda o livro/apostila . Gente, post-its são tudo de bom! Além de funcionais eles também servem para deixar tudo mais lindo e colorido.  Dica: para levar post-it pra aula sem amassá-los ou estragá-los você pode selecionar alguns e colar na parte de dentro da capa do caderno.


E agora, inspire-se:


imagens: @vicaescobar

Como vocês podem ver, eu sigo uma rotina, mas não a torno inflexível. Cada um pode adaptar estes métodos ao que julgar mais interessante para si. Na internet há mil dicas sobre o assunto. Indico também esta categoria de estudos o blog Vida Organizada, que tem muitas informações interessantes.

É isso, pessoal! Espero que tenha ajudado vocês ao menos um pouquinho. Beijos e mais beijos!

Você também poderá gostar de

12 comentários

  1. Amei a dicas, vou precisar muito delas em breve.
    www.garotadosuburbio.com

    ResponderExcluir
  2. Eu tento estudar, ainda consigo, mas quando chega alguma coisa com números, cálculos, minha mente treva, não sei o que fazer. kkkkK" Mas você arrasou nas dicas.
    Beijos♥

    • Blog: http://ricknegreiros.blogspot.com.br/
    • Canal: https://www.youtube.com/channel/UCeptOGH6i0hrqT9VdP4Yn1g

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rick, eu também sempre tive muitas dificuldades com exatas. Nunca tive prazer em estudar, mas com um pouquinho de esforço a gente consegue, né. Nessas áreas que não gostamos ou nos damos bem é que precisamos ter mais disciplina.
      Muito obrigada pelo comentário e pela visita. Beijos!

      Excluir
  3. Dicas fantásticas e funcionais, e claro tem que ter total dedicação e programação. Que tudo o que se é merecido vem com suor, não é fácil, mas nem de longe impossível conseguir êxito nos estudos.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
  4. hahaha comecei a faculdade esse ano e concordo plenamente com o que disse, tenho algumas dicas adicionais como: ensinar alguém da sua sala que esteja com dificuldade, além de te ajudar a gravar, também ajuda ao proximo e fazer grupo de estudos, isso ajuda muito quando a grupo só ta ali para estudar!!
    adoreeei o post
    blog: escritasdeverao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Agnes, essas são dicas muito valiosas também. Grupos de estudo e ajudar um amigo que ainda não pegou a matéria. Sempre que ponho em prática dá muito certo.
      Beijos e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Caramba, tu já é nerd! hahahah Que organização! Mas e quando, você trabalha das 6 da manhã até o meio dia, vai pra escola das 13:20 até 17:50 (sendo que segunda, quarta e quinta você tem aula a noite também e fica na rua até umas 22hrs por conta do transporte) e nos finais de semana a única coisa que consegue fazer é dormir... COMO ESTUDAR? Sério, é foda.
    @irianneveloso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso, Iriane, não é ser nerd, é ser organizado, haha. E claro que nem sempre consigo colocar 100% dessas dicas em prática, mas se todo mundo conseguir pelo menos 30%, já é alguma coisa.
      Então, eu estudo de 9h às 18h, faço estágio, projeto de pesquisa, tenho provas, trabalhos e mil apostilas pra ler em casa. Ou seja, estudo em tempo integral e quando chega em casa preciso estudar mais. Nunca fui uma aluna mediana, sempre consegui tirar ótimas notas organizando meu tempo pra poder estudar em casa. Até noites de sono eu perco se for preciso. Claro que isso não é saudável e não é algo que eu faço um hábito, mas tudo na vida tem seu momento e sei que agora é meu momento de estudar e me dedicar aos meus objetivos de vida. Sei que preciso me sacrificar e sacrificar até mesmo horas de sono. E o que mais me motiva: sei que isso vai passar. Nenhum sofrimento é eterno. Estou no 4º ano da faculdade e só falta mais um. Apesar de puxado, passou muito rápido.
      Fica aí minha dica pra você. Se estudar é realmente seu objetivo, dá um jeitinho, uma apertadinha. Com certeza no futuro você vai se orgulhar de si e ver que o sacrifício valeu muito a pena.
      Mil beijos, minha linda!

      Excluir
  6. Estudar é realmente muito importante e agora estou estudando mais que nunca já que estou fazendo um cursinho pré-vestibular! Algumas dicas parecem tão normais mas são tão importantes, acho que tudo conta nessa hora ^^

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  7. Que dicas ótimas!! Estou fazer 1° ano do Ensino Médio, está sendo difícil pra mim, é uma nova etapa! Acho que você deve entender, né?? As matérias que não estou indi bem é física/matemática/química :( Tenho teste está semana, me deseje boa sorte?! :)
    As dicas vão me ajudar, com certeza!!
    Amei o post
    Beijos infinito!!

    ResponderExcluir
  8. Dicas perfeitas!Também sou do tipo que adora canetas coloridas e post-it. Pasta sanfonada simplesmente me salva. Antes todos os recibos,cartões de visita e documentos ficavam espalhados na pasta comum. Com a sanfonada fica tudo organizado. Eu comprei uma que é para cheques, e lá deixo o dinheiro de cada conta separado. Super funcional.

    Para as xerox eu já uso aquela pasta de 50 plásticos *que-não-lembro-o-nome*. O bom dessa é que dá para ver as folhas inteiras. Sobre planner: não vivo mais sem. Adoro combinar com o Evernote. Ótimo post!

    ♥Blog da Mirez

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas, muito úteis. Sou péssima para me concentrar nos estudos, e logo virão as provas do vestibular, então vou seguir suas dicas a risca. Post-its e canetas coloridas são inspiradores ♥
    Assim como você, eu também tenho uma boa memória fotográfica, acredita que eu decoro até trechos de livros e sei em que páginas eles estão? É um pouco bizarro, mas as vezes útil haha.

    http://lagrimas-de-diamante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Subscribe