Japonês e moderno na decoração

segunda-feira, abril 20, 2015


Bem-vindo às maravilhas da decoração japonesa, uma bela alternativa e referência para as casas ocidentais. A simplicidade chama atenção, a essência é valorizada e a funcionalidade se torna tão importante quanto a estética. O estilo é minimalista e elegante, contando com toques exóticos irresistíveis. Para você se inspirar, eu separei ambientes e produtos que têm tudo a ver com a alma oriental. Aproveite!



Todo mundo já teve a oportunidade de se encantar com um cômodo, jardim ou casa em estilo japonês. Minimalista e zen como a moda e a cultura japonesa como um todo, o milenar estilo japonês conquistou adeptos nos quatro cantos do planeta.
A decoração em estilo japonês é inspirada e totalmente integrada à cultura milenar e histórica do país de onde se origina. 

CINCO PRINCÍPIOS BÁSICOS DO ESTILO JAPONÊS MODERNO:

  • Kanketsu ou simplicidade. O bom design cria um produto simples, despojado de adornos desnecessários, discreto.
  • Iki. No estilo japonês iki representa a sobriedade, elegância e requinte sem destaque excessivo.
  • Mono no aware ou "empatia para com as coisas". Trata da importância de transferir sensibilidade humana as coisas e objetos para que esses influenciem nossas emoções.
  • Wabi-sabi ou a beleza da imperfeição. Derivado do conceito de impermanência e da passagem do tempo, o desgaste coisas produz harmonia e melancolia. No estilo japonês Wabi Sabi é o uso da natureza como fonte de inspiração, o uso de materiais naturais como madeira, e a recriação de formas suaves e orgânicas.
  • Ma é o vácuo ou o ar que dá o seu próprio peso e espaço para as coisas. Pode ser resumido através do famoso princípio menos é mais.

Linhas retas, luminárias e materiais confortáveis são algumas características que definem as composições do país. Outras curiosidades culturais podem servir de referência para a composição, como a flor de cerejeira que é um símbolo nacional e a cerimônia do chá, que é tratado como uma verdadeira tradição. Se inspire em alguns itens:



Decorar sua casa ou cômodo no estilo japonês não precisa ser complicado. Para dar ao seu ambiente o design limpo, simples e minimalista do estilo japonês, basta ter em mente os princípios básicos do estilo japonês na modernidade e seguir algumas dicas:

  • Abuse dos elementos naturais como pedra, madeira e metal;
  • Invista no seu jardim. Um jardim de hortaliças simples e flores orientais ajudará a imprimir um pouco do estilo japonês na sua casa;
  • Iluminação natural é tudo no estilo japonês. Permita que a luz natural entre nos ambientes. Se necessário, instale espelhos nos pontos mais escuros da casa;
  • Caso você tenha espaço e orçamento disponível, a banheira japonesa ou ofurô é uma excelente opção para quem quer decorar seu ambiente em estilo japonês.
  • Portas de correr também são uma marca. Práticas e funcionais essas portas tem a vantagem de ocupar o mínimo de espaço na casa.

Enfim, as dicas de hoje são essas. Espero que vocês tenham conseguido se inspirar nesse estilo maravilhoso que traz consigo toda uma filosofia. Até o próximo post. Beijos!


» imagem do início | blue mountain thyme
» imagens da colagem | pinterest

Você também poderá gostar de

1 comentários

  1. Bonsai é a coisa mais fofinha, quando eu tiver minha casa vai ter que ter um *oo*
    E outra coisa que eu gosto bastante na decoração, e acho que é japonês, são os tsurus ^^

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir

Subscribe