Em busca de uma beleza justa: revendo a coleção de maquiagem/declutter

quarta-feira, abril 08, 2015


Você sabe o que significa o termo "declutter"? É um termo em inglês e que já está sendo muito utilizado aqui no Brasil, sem maiores delongas, significa "se desfazer daquilo que traz a desordem pra sua vida". Ou, trocando em miúdos, destralhar.

Um das partes do processos de transição do projeto/desafio pessoal que criei para mim (Em busca de uma beleza justa) é me desapegar e livrar dos cosméticos antigos, de marcas que não seguem e não condizem mais com os valores que acredito. Isso também tem a ver com o estilo de vida que tenho adotado, que é o minimalismo.

É claro que eu não vou sair jogando tudo no lixo, o meio ambiente não me agradeceria e eu estaria indo contra um dos meus princípios. Portanto, vou usar o que tenho e gosto até o fim e quando acabar farei a substituição do produto por um orgânico/cruelty-free. Algumas das maquiagens estavam vencidas e precisei descartar, outras eu separei para doar.
Confesso que deixei muita coisa parada por muito tempo por puro e simples medo de desapegar e pena de jogar fora. Mas, depois que consegui tirar 16 esmaltes da minha caixa de manicure, eu decidi fazer o mesmo com as maquiagens.

Nunca fui a pessoa com mais maquiagens do universo, apesar de amá-las e de trabalhar com isso. Sempre tentei ser ponderada no consumo excessivo. Nunca fui de ter 4 máscaras, 5 delineadores, etc. Geralmente tenho no máximo 2 itens de cada produto. Sempre deixo para testar marcas novas quando o produto acaba.

Enfim, aqui vai o saldo da limpa que eu fiz:


O que foi para doação


2 lápis de olhos da Avon, 1 batom da Avon, 1 paleta de sombras foscas da Jasmyne, 1 brilho labial da Avon, 1 base amostra da Intense - O Boticário, 1 base grande da Intense - O Boticário


O que foi pro lixo



1 quarteto de sombras Avon, 1 blush em bolinhas da Natura, 1 quarteto de sombras Avon, 1 sombra preta da Yes, 1 sombra marrom da Koloss, 1 duo de sombras da Natura, 1 delineador roxo da Natura, 1 delineador preto em caneta da Avon.

Maquiagem tem data de validade. Se está velho ou com um cheiro estranho precisa ser jogado fora, especialmente se for maquiagem para olhos ou para a pele! Foi assim que pensei na hora de fazer a separação.
Aqui vai um guia para saber quando jogar fora a maquiagem:

  • Base líquida: 1 ano
  • Pó compacto (ou creme consistente): 18 meses
  • Corretivos: 12-18 meses
  • Pó: 2 anos
  • Blush e pó bronzeadores: 2 anos
  • Blush em creme: 12-18 meses
  • Sombra em pó: 2 anos
  • Sombra em creme: 12-18 meses
  • Lápis delineador de olho: 2 anos
  • Delineador líquido: 3-6 meses
  • Rímel (ou máscara): 3 meses
  • Batom: 2 anos
  • Gloss: 18-24 meses
  • Esmalte de unha: 1 ano

Muitas maquiagens vem com a data de validade na caixinha, que a gente acaba jogando fora e depois fica sem saber quando vai vencer. De agora em diante quando comprar uma nova maquiagem eu vou  usar uma caneta marcadora permanente para escrever a data. Assim, fica mais fácil ter certeza de que é a hora de jogar fora. Outra dica também é anotar tudo em uma agenda. Vou passar a fazer isso para não ter mais dúvida e não acontecer de ficar com pena de jogar no lixo.

No caso de sombras quebradas, como as duas unitárias que coloquei pra jogar fora, você pode recuperá-las. Eu achei que as minhas não tinham mesmo jeito, por isso descartei. Mas, caso você queira consertá-las é só seguir esse passo-a-passo.

Espero que tenham gostado do post e se inspirado para fazerem uma limpa na gaveta de vocês também. E aí, se animou? Me contem nos comentários o que acharam.

Você também poderá gostar de

1 comentários

  1. Acho muito importante isso de não acumular produtos e descartar na hora certa... Não queremos uma possível irritação na pele, não é? haha Beijão

    Coisa da Lud

    ResponderExcluir

Subscribe