Em busca de uma beleza justa: de dentro pra fora

terça-feira, março 17, 2015


Em tempos de uso excessivo de cosméticos eu só tenho uma coisa a dizer: beleza vem de dentro pra fora. E não, não estou filosofando sobre beleza interior, embora esse seja um ponto importante também. Dessa vez estou falando de alimentação.
Atualmente as mulheres se preocupam muito com a estética, em ter cabelos macios, brilhantes e sedosos, unhas fortes e bem feitas, além do corpo e peso ideal. Uma boa ou má alimentação influenciam na pele, no cabelo, no intestino, nos hormônios. A aparência externa do corpo é um reflexo do que se passa internamente, por isso a necessidade de alimentos com grau de pureza cada vez maior. Se você tiver uma boa alimentação, os cosméticos serão só auxiliares, e não indispensáveis e heróis em sua vida.
Nada de botox, cremes rejuvenescedores milagrosos e máscaras capilares que são verdadeiras bombas químicas. Cultivar a beleza começa por uma alimentação rica em água, frutas, verduras, legumes e cereais sem agrotóxicos ou aditivos.

Para a pele:
É essencial consumir alimentos ricos em fibras, que auxiliam o bom funcionamento intestinal e contribuem para a eliminação de toxinas pelo organismo. Já notou que intestino preso deixa a pele grosseira? Evite também alimentos gordurosos e frituras em geral, evitando assim a oleosidade da pele e o aparecimento de acnes.
Para garantir uma aspecto saudável, consuma alimentos ricos em vitamina A, C, vitaminas do complexo B e zinco.

Cabelo:
Para ter cabelos bonitos, evitando a queda de cabelos e o enfraquecimento dos fios, é necessário ter uma alimentação balanceada, onde você estará consumindo vitaminas e minerais. Uma alimentação rica em vitamina A, B e zinco é fundamental. Por isso consuma alimentos integrais (como aveia, centeio, cevada, arroz integral), frutas, legumes, soja, leite e derivados. Dietas radicais, pobres em proteínas e vitaminas dificultam o crescimento dos fios e a perda do brilho dos cabelos.

Unhas:
As unhas saudáveis são fortes e lisas, com um tom rosado. Para que elas estejam assim, procure consumir alimentos ricos em proteínas. Não deixe também de comer alimentos ricos em cálcio, como: leite, queijo, iogurte e também frutas, verduras, leguminosas e cereais integrais.

Lábios:
Abuse dos vegetais orgânicos verdes escuros como a rúcula, almeirão, couve e escarola. Lábios rachados pode ser falta da vitamina B2.

Celulite:
A causa da celulite pode ser por diversos fatores ou o conjunto deles: sedentarismo, fumo, hábitos alimentares inadequados, problemas circulatórios, alterações hormonais, entre outros. A celulite não tem cura, mas pode ser amenizada com a prática de exercícios e com alimentação saudável.
Uma alimentação à base de frutas, legumes, verduras e cereais na quantidade adequada e o consumo de água, pode colaborar muito. Doces, alimentos gordurosos, frituras, bebida alcoólica, alimentos industrializados, que contém muito sódio e conservantes, devem ser evitados, já que agravam a aparência de celulites. Beber água também é essencial.

Flacidez:
A gordura em excesso é armazenada como tecido adiposo em várias partes do corpo. A solução está em manter o peso ideal, comer mais alimentos naturais e menos industrializados, beber muita água e excluir alimentos gordurosos e ricos em açúcares. A prática de exercícios é fundamental para o enrijecimento e tonificação dos músculos.

E, pra ajudar nessa empreitada, encontrei um calendário magnífico no Matricaria. Quem quiser ver em tamanho maior e mais claro, é só clicar na imagem.


Procurar fazer escolhas mais saudáveis. Sem radicalismos. Passar do entusiasmo de uma paixão para a serenidade de um amor (o próprio). Quem disse que esta forma de estar e de sentir (o que somos e como somos) é fácil, mentiu. Não é, e não acontece assim, num estalar de dedos.
É preciso manter o foco todos os dias, ouvir quem sabe, procurar ajuda. Não nos deixarmos engolir pela velocidade da vida, das preocupações, dos horários, da exigência de tantos papéis.
Observar e ouvir quem fez este caminho tem sido uma ótima inspiração. Porque há pessoas que são a prova viva de que quando temos a vontade temos os meios.

  • Veja também este post sobre os benefícios dos alimentos orgânicos.

» imagem | trinette reed
» texto | mais equilíbrio

Você também poderá gostar de

9 comentários

  1. Que demais esse post e principalmente, este calendário. Adorei! Um beijo

    www.eunomadiando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei o calendário incrível!!
      Beijão.

      Excluir
  2. Que post INCRÍVEL Estefanie!!!! Vou procurar seguir essas dicas e me alimentar melhor pra melhorar o aspecto do meu cabelo, unhas e lábios :)

    http://chuvadejujubas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, obrigada, Ju! Fico feliz por saber que te ajudei.
      Siga sim! Vai te fazer muito bem, em todos os aspectos.

      Excluir
  3. Salvei o calendário aqui. Adorei muito todas essas dicas, muitas delas não conhecia.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Paola!!
      Obrigada pela visita. Mil beijos!

      Excluir
  4. Esse post me fez repensar minha vida inteira Ç_Ç
    Acredito que com as empresas de fast food esfregando seus produtos na nossa cara a todo instante, faz com que tenhamos cada vez menos hábitos saudáveis e aí estamos cada vez mais desenvolvendo problemas mais cedo. =/
    Arrasou no post <3
    Valeu a pena Esperar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Jessica, fico feliz que ele tenha lhe tocado dessa forma e lhe feito refletir. Você tem toda razão! Tá cada dia mais difícil sobreviver, haha.
      Obrigada pela visita. Beijão!

      Excluir
  5. Que post incrível! Sonho em ter uma vida alternativa, bem natural mesmo (daquelas que incluem morar no mato, comer tudo natural, tomar banho de rio, fazer tudo o que consumir hahaha). É um sonho alto, mas lindo e satisfatório para viver mais. Esse post me ajudou no meu projeto futuro que tem de começar já. Não consumo muitas frituras nem coisas industrializadas, mas vejo que falta muitos alimentos ricos na minha alimentação. Até peguei o calendário da alimentação natural para me guiar. Adorei ter vindo aqui <3 Beijão.

    ResponderExcluir

Subscribe