5 formas de se conectar aos seus leitores

quinta-feira, março 19, 2015


Uma das melhores coisas sobre "blogar" é a oportunidade de conhecer pessoas novas que compartilham dos mesmos gostos e ideias que você (ou não). Mas, primeiro, deixe-me explicar por que você deve se conectar:

1. Fazer amigos é divertido.
2. Amigos vão apoiar uns aos outros. Se você apoiá-los, eles vão apoiá-lo.
3. Ganhar essas relações é o que faz o blog pessoal ser mais especial e cria os tijolos da construção de uma comunidade online de blogueiras. (Deu pra entender? Ficou confuso.)

Aqui estão as minhas dicas para a construção de uma relação mais próxima com seus leitores:

1. Faça perguntas
Perguntar tornar mais fácil para os seus leitores se envolverem. No final de seu post, adicione uma ou duas perguntas para incentivar a discussão. Já repararam que sempre deixo uma pergunta em itálico no fim de cada post? Isso incentiva um debate e dá ideias para as pessoas tecerem comentários.

2. Responda aos comentários
Certifique-se de que seus leitores saibam que eles estão sendo ouvidos e que você aprecia seu comentário! Isso pode ser especialmente difícil se sua vida é corrida, mas eu garanto que todo esforço é válido e você só terá boas recompensas. Para facilitar que seus leitores comentem, adicione outras formas de comentar além do wordpress ou blogger (pode ser Twitter, Facebook ou qualquer outra rede social).

3. Siga blogs e comente
Se um comentarista deixa seu link, confira! É legal disponibilizar um tempo para comentar em outros blogs, seguir via GFC ou outra rede social. Isso mostra que você realmente se preocupa com os seus leitores e em conhecer o trabalho deles também. Além disso, você pode encontrar alguns blogs realmente surpreendentes. Já conheci blogs incríveis de leitores aqui do Coisas Fúteis.

4. Compartilhe o post de outras pessoas
Apoie seus leitores! Se um deles compartilha um grande post, compartilhá-lo nas redes sociais, ou até mesmo em seus posts pode ser muito legal. Apoiar-se mutuamente é outro grande componente de uma comunidade de blogueiros saudável e amigável!

5. Seja pessoal
Não é todo mundo que gosta de falar sobre sua vida pessoal em seu blog. Mas, eu acredito que é uma necessidade para o crescimento da proximidade com seus leitores. Permitir-se ser vulnerável e falar sobre a vida real é uma forma de se conectar com seus leitores e mostrar que você é "gente como a gente". Afinal de contas, somos todos humanos e todos tem suas lutas e fraquezas. 
Mais uma vez, você não precisa abrir toda a sua vida e se expor, mas talvez seja legal a partilha de algumas fotos de sua semana, por exemplo, um post falando sobre sua vida amorosa, ou compartilhar algo com o qual você se sente frustrado. Ser capaz de se relacionar é importante. Se você se tornar completamente profissional o tempo todo, o blog acabará se tornando chato.
(Nota: Isso também não significa ser negativo o tempo todo. Você pode sim desabafar de vez em quando, mas ficar somente postando coisas negativas muitas vezes também afasta os leitores).

E você, o que faz para se conectar com os seus leitores? Espero que tenham gostado do post! Beijos.
(Viu?, Fiz uma pergunta)




Você também poderá gostar de

11 comentários

  1. Também sempre deixo uma pergunta no final do post incentivando o leitor a deixar um comentário, sempre respondo os comentários, em relação aos posts pessoais o que você disse é uma grande verdade, acabei me lembrando de alguns posts que já fiz e são justamente esses que tem mais comentários que as pessoas se envolvem mesmo.

    Nem Paris Nem NY - Estilo, decoração e música.

    ResponderExcluir
  2. Mas que amor o teu blog!! Conheci hoje e já me apaixonei... :)

    É muito bom fazer amigos na blogosfera. Já conheci pessoas incríveis, histórias maravilhosas, guardo com carinho amizades que se tornaram reais. Acho que você escreveu muito bem sobre o assunto. Blogs são feitos por pessoas comuns, que estão aqui para compartilhar seu ponto de vista sem filtros. Isso é o que nos diferencia de uma revista, por exemplo. Então, não dá pra viver num pedestal, cercado no próprio mundinho, totalmente inacessível. Mas infelizmente essa ainda é a realidade em muitos segmentos. Algumas pessoas ainda têm medo, receio, de dividir, de compartilhar, de apresentar novas opções para seus leitores. São os queridos "nonôs" da internet.

    Dá uma olhada desse post, lembrei dele na hora: http://www.elainegaspareto.com/2015/02/blogueirices-avareza.html
    E quando puder, venha conhecer meu jardim! :)

    Um beijo, flor!
    www.jardimdocoracao.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adoro ler seu blog, você sempre trás muitas coisa bem diferentes e legais. Sucesso guria :D

    http://nandazanella.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas! A interação é muito importante, e aprendi isso com o blog quando parei de escrever para mim e passei a escrever para as pessoas também. Quer dizer, ainda escrevo para mim, mas já não espero que fique somente guardado, assim vou considerando as pessoas que podem ler. Gosto muito quando as pessoas comentam, mas sobretudo quando respondem os meus comentários :)

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do post! E gostei muito de saber que faço todas as dicas que falaste :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Aqui lembrando que realmente(eu já faço quase tudo isso) eu preciso divulgar os links dos meus leitores, eu sigo todos, e tem muita matéria super legal. Amo estar em contato com eles, respondo todos os comentários e emails, eu amo.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
  7. Essas dicas são ouro, eu tenho medo de ás vezes ser muito reclusa e não me envolver mas faço muitas das coisas que você falou, espero que eu não passe a impressão errada D:

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do post. Ainda não tinha visto nenhum falando sobre o assunto e dicas para blogueiras são sempre ótimas, tanto para quem está começando quanto para quem já está no mundo da blogosfera a muito tempo.
    Concordo com você, nós temos que interagir com nossos leitores, isso faz com que o blog seja não só nosso, mas deles também.
    Um super beijo.

    www.viajantedosonhos.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei , as dicas me deram muito jeito!

    ResponderExcluir
  10. Eu compartilho no twitter, instagram, google +, facebook e mando pelo whatsapp para algumas amigas... As visitas aumentaram, os comentários ainda não, acho que tenho que visitar mais blogs. Tuas dicas são muito boas, obrigada. Beijos

    ResponderExcluir

Subscribe