Plantas dentro de casa

sábado, fevereiro 21, 2015


As plantas são muito utilizadas como decoração nas casas, mas o interessante é saber que elas vão muito além da estética. As plantas trazem benefícios indispensáveis à nossa saúde que não podemos desprezar.

  1. Elas renovam as energias estagnadas no ambiente, melhoram nosso estado de espírito/humor
  2. Pelo processo físico-químico da fotossíntese, no qual elas absorvem o dióxido de carbono e água transformando em oxigênio, renovam e melhoram o ar que respiramos. 
  3. Também para os alérgicos à poeira as plantas beneficiam, reduzem em torno de 20% as partículas de pó suspensas no ar.
  4. Aumentam o conforto térmico, ou seja, resfriam o ambiente diminuindo a temperatura. Onde há planta o ar fica mais úmido e fresco, isto porque ela “transpira” água. O ar fica mais leve, mais agradável de se respirar.

Cuidados que é preciso ter com as plantas: 

Não basta colocá-las em qualquer lugar da casa. Ela pode sentir a falta de ventilação ou de luminosidade, afinal é um ser vivo. Portanto:

  • Escolha locais próximos às janelas onde tem boa incidência de luz solar e ventilação. Porém, se o lugar ventar muito ou bater muito sol, a planta pode não resistir. Evite lugares onde o vento é forte, basta um local arejado.
  • As plantas que melhor se adaptam aos ambientes internos são as do tipo folhagens pois necessitam de menos luz para fazer fotossíntese. Já as plantas com flores são mais indicadas para ambientes abertos como a varanda pois necessitam de boa ventilação e maior iluminação. Uma indicação de plantas para ambientes fechados que não necessitam também de tanta rega são as suculentas e os cactus. Indico esse artigo com 20 plantas para ambientes fechados.

E pra não faltar inspiração na hora de decorar a casa com as plantas ou na hora de escolher onde plantar, aqui vão algumas imagens lindas que encontrei no Pinterest:



É isso, pessoal! Quem aí tem plantas dentro de casa? Eu tenho um terrário lindo no meu quarto, que meu namorado fez e me deu de presente:



Veja também: 

» imagem | kinfolk

Você também poderá gostar de

15 comentários

  1. Estou precisando cuidar de uma plantinha, a gente realmente se sente bem fazendo isso rs

    Beijos! toquedeformosura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consiga uma e veja como você vai sentir a diferença!
      Obrigada pela visita, meu bem!

      Excluir
  2. As plantas como decoração interior deixam um ambiente com um ar mais aconchegante!
    http://ofantasticomundodairis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe é a louca da plantação, aprendi a gostar desde pequenininha, já que aqui em casa tem um montão! Hauhauhau ♥
    beijinhos, Bru
    Mania de Bruna
    @ManiaDeBruna

    ResponderExcluir
  4. Liiiiiiiiiiiiindo, tô apaixonada por essa ultima imagem e os vasinhos de buda! To aqui no ali loucassa pra arrumar um parecido hahahaha Um beijo

    www.eunomadiando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu também AMEI! Foi um dos meus favoritos. Se encontrar me manda o link, hein! Apesar de eu achar que não chegam inteiros no Brasil, haha.
      Beijos!!

      Excluir
  5. Eu amo plantas dentro de casa, é muito amor! Eu sou apaixonada por cactus, tenho alguns aqui. Já na casa da minha mãe tem muitas outras plantas dentro de casa, que são lindas também. Acho que isso já vem de família.

    Beijos
    www.keithpappen.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo cactus, Keith! Principalmente quando eles dão flores <3
      Com certeza é de família. Herdei esse gosto do meu pai também, que ama plantas.

      Excluir
  6. Adoro decorar a casa com plantinhas. Acho que o ambiente fica com mais vida. Melhora bastante o meu humor. No meu blog eu ensinei a decorar vasinhos de plantas com tinta dourada. Se te interessar, o link é esse: http://gemadeovo.com.br/vasinhos-para-suculentas-e-cactos/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho que fica, Mariana! Dá uma vida a mais, com certeza.
      Ah, vou dar uma olhada sim! Amo tutoriais do tipo *-*
      Obrigada. Beijos.

      Excluir
  7. Eu gosto muito das plantas internas, principalmente pela energia que elas dão e renovam ao ambiente, e também pelo conforto térmico. Bambus e suculentas são ótimas para cuidar dentro de casa. Outro cuidado legal para tomar está na hora de escolher plantas não-tóxicas para quem tem gatos ou cães. Por exemplo, o lírio da paz é tóxico para eles, então é preciso evitar ou tomar muito cuidado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Patrícia. Não sabia dessa questão da toxicidade de algumas plantas. Vou pesquisar agora mesmo sobre isso pra entender mais a fundo e saber quais são ou não.
      E fica o aviso aí pra todo mundo! Todo cuidado é pouco com nossos animaizinhos.
      Obrigada pela visita e pelo comentário. Beijos!

      Excluir
  8. Eu acho lindo os mini cactos e flores em vasinhos pequenos, tão meigo, dão um toque a mais na decoração... Beijos

    Mundo de Nati

    ResponderExcluir
  9. Confesso que não sabia nem metade de tudo isso, principalmente da alergia. Sou alérgica e agora vou encher meu quarto de plantas, hahaha, adorei as dicas, beijos.
    http://www.blogmeninaousada.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu AMEI o post... pq amo plantas dentro de casa hahaha
    Uso as de folhagem e prefiro as que tem que aguar pouco.
    Amei as referências

    Blog do Sofá

    ResponderExcluir

Subscribe