Deixe agir por 3 minutos (com a torneira fechada)

sexta-feira, fevereiro 06, 2015


A ideia desse post me veio quando eu estava no banho e fui usar uma máscara de tratamento no cabelo. Peguei a embalagem e li no rótulo que era preciso "deixar agir por 3 minutos". 3 minutos passa tão rápido que eu nunca pensei em desligar o chuveiro para deixar o produto agir. Sempre deixei a torneira aberta enquanto fazia outras coisas como lavar o rosto ou esfregar o corpo. Algumas vezes eu já não tinha nada pra fazer e ficava cantando esperando o tempo passar. E quando eu não estava com meu relógio à prova d'água, é claro que passava-se mais de 3 minutos com o produto no cabelo (e o chuveiro aberto escorrendo água ralo abaixo).

Eu sou Técnica em Meio Ambiente, e prezo pela economia, mas também não vou dizer que sou um ser humano perfeitamente consciente. Ainda piso na bola em alguns pontos, como nesse caso.
Com essa escassez de água que tem se alastrado por grande parte do país (consequência de atos ínfimos como esse), nós precisamos ficar atentos a cada detalhe a cada pequeno ato que possa trazer desperdício e futuros transtornos (maiores ainda).

Segundo esse infográfico da Uol, com 3 minutos de ação de uma máscara/condicionador no cabelo você gasta aproximadamente 28 litros de água (em um chuveiro elétrico comum, na ducha gasta-se ainda mais). Fechando o registro durante a ação, você ECONOMIZA 28 litros de água. Ao final do ano são 10. 511 litros. Não é muita coisa?

Depois que pensei nisso, passei a deixar a máscara agir com o chuveiro fechado. E, para não perder o tempo certo de ação do produto ou para não ficar moscando, sem nada pra fazer, eu levo o celular para o banho e coloco pra tocar uma música qualquer que tenha 3 minutos de duração. Enquanto isso eu ainda posso cantar à vontade e aproveitar a acústica do banheiro sem gastar água nenhuma, haha.


Dicas de música com 3 min. de duração: Kings of leon -  Notion, Katy Perry - I Kissed A Girl, 
Lady Gaga - Eh, Eh (Nothing Else I Can Say), Colbie Caillat - I Do, Panic! At The Disco: I Write Sins Not Tragedies, Como Se Sente - Capital Inicial, Jack Johnson - I Got You.

Você também pode usar o app Banho Rápido para contar o tempo de banho.

E, para não precisar lavar o cabelo com tanta frequência, você pode recorrer ao shampoo a seco ou talco para tirar a oleosidade do cabelo. Claro que economia de água não tem nada a ver com falta de higiene, mas minimalizar quando der é sempre bom.


1. Shampoo a seco John Frieda | 2. Condicionador a seco Osis+ | 3. Shampoo a seco Batiste | 4. Condicionador a seco Schwarzkopf | 5. Shampoo a seco Charming

É isso, pessoas! Espero que tenham gostado da dica e que levem essa reflexão para o cotidiano de vocês. E vamos economizar e reaproveitar, não só na hora do banho! Beijos.

» imagem | wikihow

Você também poderá gostar de

15 comentários

  1. Infelizmente o ser humano só se conscientiza que é dependente da natureza quando fica sem ela!
    http://ofantasticomundodairis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Estefanie! Eu sou uma pessoa bem consciente, meu pai é biólogo, então sempre cresci com essa consciência de economizar, preservar... Cuidar da natureza em geral.
    Essa escassez de água veio para nos dar dois toques: economizar água e parar de asfaltar e calçar as ruas (embora poucas pessoas entendam essa parte).
    Eu sempre tentei fazer ao máximo minha parte, mas nunca pensei sobre deixar o creme agir 3 minutos com o chuveiro desligado.
    Outra dica também, é lavar o cabelo primeiro, e tomar banho enquanto o creme age. Ah, e de preferência chamar o amor pra tomar banho junto! hahahaha


    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Íris linda! Muito legal você ter crescido assim. Tenho certeza que passará tudo isso para o seu filho de forma natural.
      Entendo perfeitamente a parte de asfaltar também. É um péssimo agravante.
      Eu também penso muito nessas coisas, mas a coisa do creme no banho é algo que eu deixava passar sem notar.
      Adorei suas dicas também! Hahahaha <3
      Mil beijos!

      Excluir
  3. Acho é digno, Este! Vez em sempre tô eu lá no banho e quando paro pra me esfregar me dou conta que deixei o chuveiro ligado e que tá lá a água indo embora. Minha consciência pesa e na hora eu desligo. Essa coisa de falta d'água começou a me amedrontar e agora tomo todo cuidado possível! Pequenas atitudes fazem uma baita diferença!

    Beijo <3
    www.keepcamy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camy! Que honra sua presença por aqui, no meu humilde bloguinho.
      É verdade tudo isso que você falou. Concordo plenamente.
      Obrigada pela visita e pelo comentário.
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi Estefanie ! Estou aqui pela primeira vez e já gostei muitooooooooo do seu blog !! Nossa tudo aqui é um estilo tão fofo que me encanta ♥♥ se prepare que estarei sempre aqui rsrs
    Gostei também do post bem diferente :*
    Beijos e visite meu blog ♥
    www.redesscobrir.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tayna! Seja bem-vinda!
      Muito obrigada pela visita e estarei de esperando mais vezes por aqui, pode ter certeza.
      Mil beijos e volte sempre.

      Excluir
  5. Nossa gostei, da ideia,
    Parabéns pelo post ;)

    ResponderExcluir
  6. Esse post é super útil! Sabe que eu não consigo deixar a água caindo enquanto passo os produtos? Me da uma agonia, hahahaha! Adoreiii!
    Fiz um post mostrando minha escrivaninha como inspiração! Vem ver!
    Batom de Framboesa
    Beijos e fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você já te essa consciência, Giulia! Precisamos de mais pessoas assim no mundo.
      Beijos!

      Excluir
  7. Que post legal! Nunca pensei que eu economizaria 28 LITROS se fechasse o chuveiro por 3 minutos. E fiquei impressionada quando li que ao final do ano são 10.511 LITROS! Tenho essa mania meio doida de ficar 10, 15 minutos no banho com o chuveiro ligado, mas depois de ler esse post, resolvi dar um ponto nessa história.

    Um beijo!
    http://aliceaosdezenove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muita coisa, né? Eu também fiquei impressionada quando vi os números. Acho que eles chocam mais ainda.
      Sempre é tempo de mudar! Fico feliz que tenha gostado e tirado proveito do texto.
      Beijos.

      Excluir
  8. Que postagem incrível, Estefanie! Sempre que entro aqui só vejo coisas boas a serem compartilhadas. Sinceramente, desejo que seu blog tenha ainda mais reconhecimento e sucesso - porque ele merece. Quando vi os números de litros d'água fiquei totalmente pasma. São coisinhas assim que nós deixamos passar despercebidas, né? Conheço pessoas que nem fazem ideia do tamanho do gasto que isso se transforma se feito todos os dias. 3 minutos é tempo suficiente pra água diminuir drasticamente. E se mais outras milhões de pessoas estiverem fazendo a mesma coisa nesses 3 minutos? É problema sério. Enfim, só tenho a elogiar pela iniciativa que tu teve de repassar essa ideia as pessoas, fico contente que alguém esteja consciente desse problema que a cada dia fica mais alarmante.

    Não comento frequentemente no Coisas Fúteis porque acredito que eu nunca ache as palavras certas pra elogiar, hehe. Isso definitivamente não é um blog de "futilidades", ahahaha.

    alemdaescrita.com

    ResponderExcluir

Subscribe