Minha palavra do ano: wabi-sabi

sábado, janeiro 03, 2015


O Wabi-sabi tem origem no Zen Budismo e está relacionado à imperfeição, um conceito totalmente contrário ao que geralmente buscamos em nossa vida. Na realidade, trata-se de uma filosofia onde aprendemos a ver a beleza mesmo nas coisas imperfeitas, impermanentes e incompletas. O termo de origem japonesa não tem tradução para o português.

Wabi Sabi significa aceitar a imperfeição, a assimetria, a irregularidade e a modéstia como atributos de beleza. É conseguir ver a beleza em tudo, até nas coisas mais insignificantes da vida, mesmo que estas estejam repletas de falhas e rachaduras. Em uma tradução livre, podemos dizer que “wabi” é a simplicidade, a elegância e o rústico e o “sabi” significa a beleza da idade, do desgaste e das rugas do tempo. 

É uma beleza escondida bem na frente de nossos olhos e que damos pouco valor. Uma estética de simplicidade que se revela somente quando desapegamos das modernidades a que estamos envolvidos. Wabi Sabi reside nos detalhes discretos e esquecidos e é preciso ter muita humildade e sensibilidade para capta-lo.

Este conceito surgiu nas cerimônias do chá (Chanoyu) onde o “menos” significa “mais”. Praticar o “wabi sabi” não é uma tarefa fácil nos dias de hoje, afinal vivemos em um mundo altamente capitalista, materialista, onde a competitividade paira sobre nós e onde existe uma pressão para que busquemos sempre a perfeição.

Podemos dizer que o conceito de Wabi Sabi está em aprender a valorizar mais a natureza, o lado espiritual e os sentimentos que nos cercam. E pra isso, é necessário ver o o mundo com uma ótica diferente, com paz de espírito e com desapego a coisas materiais. É um exercício diário, mas que com certeza vale muito a pena.

Você também poderá gostar de

8 comentários

  1. Amei essa palavra! Sou apaixonada por palavras, mais uma pro meu "caderninho" rs
    Esses dias eu também estava procurando uma palavra com algum significado, pra ter pra mim como a palavra do ano, encontrei IPSEIDADE, já tinha visto e ouvido algumas vezes mais essa palavra nunca tinha me chamado atenção até então.
    É incrível o poder das palavras na nossa vida, né? rs
    Bom, feliz 2015 Estefanie!
    Dinky Things Blog
    Beijos, Carla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ipseidade já ouvi falar, mas não sabia o significado. Procurei aqui e amei!
      É bom ter uma palavra pra dar um norte, né?
      Beijos, feliz 2015 para nós.

      Excluir
  2. Gostei muito do blog, muito criativo. Parabéns!
    E feliz 2015! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Estefanie meu nome é Shelsea e seu blog foi indicado para responder a tag Liebster no blog chroniclesofacrazygirl.blogspot.com. Obrigada
    Aqui tem o link da postagem http://chroniclesofacrazygirl.blogspot.com/2015/01/liebster-award-primeira-tag-do-blog.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Shelsea. Vou dar uma olhada.
      Muito obrigada!

      Excluir
  4. Gostei muito do significado! Definitivamente é algo que quero incluir mais na minha vida. Adorei ♥
    Beijos,
    Nalu
    http://coisasafiins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amei a 'ideologia' da palavra.


    Criei uma promoção do dia do fotográfo + aniversário de SP, venha participar!
    http://abelanaoafera.blogspot.com.br/2014/12/promocao-dia-do-fotografo-e-aniversario.html

    ResponderExcluir

Subscribe