Manual completo para aprender inglês em casa

sexta-feira, janeiro 23, 2015


Sempre fui apaixonada por inglês e tudo que sei aprendi sozinha. Desde novinha eu pegava os livros e apostilas da minha mãe e ficava lendo e fazendo os exercícios. Adorava ler os vocabulários, ler traduções de música, assistir TVz, e foi assim que fui adquirindo um pouco de conhecimento.
Cursos de inglês são caros e sei que tem muita gente que, como eu, não tem tempo para firmar um compromisso em algum cursinho. Como hoje a internet e os celulares estão mais avançados vou dar algumas dicas, falar de sites, apps e canais no youtube que podem ajudar vocês nessa empreitada de aprender inglês em casa.



  • Assista filmes e séries (Friends é ótimo) em inglês, com legenda em português
  • Você também pode pegar um filme que já tenha vistos milhares de vezes (aqueles que às vezes a gente já sabe até algumas falas) e botar em inglês com legenda em inglês.
  • Por último, tente assistir algo em inglês e sem legenda.
  • Sempre olhe letra de música em inglês e tente entender, antes de recorrer às traduções. 
  • Se inscreva em canais gringos no Youtube, siga blogueiras gringas e visite seus blogs com frequência. Tente ler, ao  invés de só ver as imagens.
  • Leia um livro que você goste na versão original em inglês.
  • Procure conversar com pessoas nativas ou fluentes.
  • Pegue um bom livro de gramática e estude um pouco por dia.
  • Quem é que não gosta de ler fofoquinhas sobre a vida das celebridades de vez em quando? Aproveite para acessar os sites em inglês que se dedicam ao tema.
  • Mude a configuração do seu celular para inglês pra que você se familiarize com as palavras da informática.
  • Se você é daqueles que gosta de videogames, use isso a seu favor. Programe os jogos para que sejam em inglês. Você vai perceber que rapidamente estará falando a linguagem dos games facilmente.
  • Cole anotações em lugares que fiquem no seu campo de visão. Abuse dos post-its. Cole nos objetos os seus nomes em inglês.
  • Pratique a escrita fazendo anotações. É difícil gravar a grafia das palavras somente ouvindo. Eu só fui aprender a maioria quando comecei a escrevê-las. 
  • Se você não pode falar o dia inteiro em inglês, pelo menos pense no idioma. Você pode anotar as dúvidas que teve durante o dia ao formar as frases em sua mente e conferi-las em seus livros, sites e canais quando chegar em casa.

    • My English Online: esse é um curso online gratuito SUPER COMPLETO e puxado da CAPES/MEC para quem está na universidade e obteve no mínimo 600 pontos no Enem. Comecei a fazer, mas não me adaptei muito, apesar de ser ótimo.
    • Duolingo: Plataforma nacional para se aprender inglês e espanhol de forma gratuita. Possui também aplicativo.
    • LinguaLeo: Idem ao Duolingo. Possui aplicativo também.
    • Livemocha: Oferece cursos completos em diversos idiomas além do inglês. No site você tem acesso a exercícios, outros alunos de todo mundo e muito mais.


    • LeTroca: jogo educativo de raciocínio. O objetivo é usar as letras disponíveis para formar palavras do vocabulário da língua portuguesa, inglesa ou espanhola (você escolhe o idioma antes de cada partida). Quanto mais palavras você formar, mais pontos ganha, e é possível escolher jogar com limite de tempo ou com tempo livre. 
    • Sounds Pronunciation: Desenvolvido pela Macmillan, é ideal para quem já fala inglês e deseja praticar a pronúncia da língua. 
    • musicXmatch: Este não é um app específico para aprender inglês, mas pode ser muito útil! Trata-se de um catálogo gigantesco com letras de músicas, e funciona da seguinte forma: basta abrir o programa, escolher uma música que você tenha no celular/tablet, e pronto! A letra aparecerá na tela e você vai acompanhando, tipo karaokê. 
    • Busuu: Aqui os usuários têm acesso a mais de 3 mil palavras e frases em inglês, além de diálogos e testes interativos. Pode-se escolher entre os níveis iniciante, intermediário e avançado. 
    • Speak English: Aplicativo super legal para praticar a pronúncia e a fluência. Você seleciona o nível (begginer or advanced) e um tópico (entrevista de emprego, viagem, paquera, etc.). Depois, é só apertar o play e você escuta frases relacionadas a esses tópicos, repete, grava sua voz, escuta novamente e compara a sua pronúncia com a nativa. 





    A Cintia é uma vlogueira que grava vídeos diversos, inclusive dicas de inglês. Ela morou no Canadá por um bom tempo, é muito engraçada e além de aprender inglês você dá boas risadas com ela.




    Um inglês e uma brasileira que moram na Inglaterra e fazem vídeos incríveis com dicas da língua e detalhes da cultura e do cotidianos no país. 




    A Carina é uma fofa que dá dicas preciosíssimas de inglês no seu canal, super descontraído. Ela é formada em Letras – Inglês, mestre em Linguística pela PUC-RS e atualmente cursa doutorado em Linguística na USP. Ela ambém tem um blog de mesmo nome, muito completo e recheado de coisas legais.



    O Barry é um coroa britânico que aprendeu a falar português e agora faz vídeos aulas para nós. Um fofo, né? O canal dele tem MUITOS vídeos, sobre tudo! Gramática, conjugação verbal, pronúncia, conversação. E o melhor é que ele é nativo e sabe muito bem o que diz. Enfim, vale a pena acompanhar.

    Dica final: faça testes periodicamente. 
    Você pode descobrir o nível do seu inglês, mas também porque se aprende muito, principalmente com os erros.

    É isso! Entender que falar outra língua é um projeto de longo prazo ajudará a não desistir no meio do caminho. Toda aprendizagem é particular, algumas pessoas levam mais tempo, outras menos, e um meio de manter-se motivado é sempre comemorar suas vitórias e valorizar seu esforço. Não tem preço ouvir uma música no rádio e entender o que seu cantor favorito disse naquele refrão.
    Supere também o medo de errar. Exponha-se o máximo possível. Se encontrar estrangeiros na rua pedindo por informação, arrisque-se! Se pessoas de outras nacionalidades estiverem no mesmo ambiente que você, tente estabelecer diálogo, mostre-se aberto, e não se esconda dentro de uma concha, com medo que apontem seus erros.

    Espero que tenham gostado desse post gigante! Me contem nos comentários o que acharam e se você usam algum desses métodos. Beijos!

    Você também poderá gostar de

    8 comentários

    1. Adorei as dicas, vou me organizar melhor esse ano para estudar inglês e melhorar o idioma.

      www.garotadosuburbio.com

      ResponderExcluir
    2. Esse post salvou minha vida! Sério! Eu não tenho muito dinheiro e muito menos tempo para fazer um curso, então pretendo estudar sozinha.
      Sempre optei pelas músicas, mas com essas dicas vai ser bem mais fácil de aprender hehe.
      Já baixei o Letroca e estou amando :3.

      Beijos
      Garota Imperfeita

      ResponderExcluir
    3. que legal! eu amo inglês também, tanto que escolhi como profissão! eu tenho visto bastante vídeos gringos, sobre os assuntos que eu gosto, e como não tem legenda te força a prestar mais atenção e tmbém leio e sigo vários blogs de fora, essas duas coisas ajudam bastante com o inglês do dia-a-dia! e a última coisa que acrescentei na minha prática é ler livros em inglês, que apesar de conterem várias palavras que nunca vi na vida, tu consegue entender pelo contexto da frase, mas às vezes procuro no dicionário o significado de algumas palavras pra ajudar a aumentar o meu vocabulário!

      xoxo
      Guria do Século Passado

      ResponderExcluir
    4. Gente, preciso aprender inglês!
      Mas sou tão preguiçosa, que não conseguiria aprender só(mega cética).
      Pularia etapas, não faria metade das atividades, e por ai vai.
      Um horror eu sei, mereço puxão de orelha, mais na realidade, sou super mega ocupada, durmo no máximo 4 horas por dia. Uma dureza, minha vontade de aprender inglês fica sempre pra depois =/
      Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

      ResponderExcluir
    5. Sempre gostei muito de inglês e acho que mesmo se eu fizesse um cursinho não daria certo comigo kk, prefiro aprender através da internet que é miil vezes melhor. Amei as dicas, já entrei no site Livemocha e amo ver canais no Youtube que dão dicas para melhorar o inglês, a maioria das coisas que sei em inglês hoje são por causa das músicas hahaha. Gosto muito do canal da Julia Jolie, mesmo não sendo voltado para o inglês ela da várias dicas também que são muito boas. Outro canal que me ajudou a alguns anos atrás é o "Inglês Winner", que ensina desde o básico. Beeijo :*

      http://mylittlepalace.tumblr.com/

      ResponderExcluir
    6. Amei as dicas, estava precisando!!

      http://evellynbard.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    7. Eu também fui muito auto didata e tudo o que aprendi foi sozinha. Mas ainda me perco bastante na gramática e preciso estudar mais essa parte!

      Obrigada pelas dicas!

      http://www.bilhetedagarrafa.com.br

      ResponderExcluir
    8. Oi Ste, eu adorei esse post. Acesso ele sempre que consigo motivação pra aprender. Eu queria sua ajuda pra comprar livros bons, você pode indicar?

      ResponderExcluir

    Subscribe