Desafio minimalista de 30 dias

quinta-feira, janeiro 29, 2015


Se você tem grandes planos para 2015, tenha ímpeto e comece imediatamente! Com um pouco de desafio, por exemplo!
Encontrei esse desafio minimalista no blog Into Mind e resolvi traduzir e trazer para vocês. Eu estou disposta a tentar. 
Funciona de uma forma bem simples: foram compiladas 30 atribuições por dia para ajudá-lo a mergulhar seus dedos do pé na vida minimalista, descobrir um monte de coisas novas sobre si mesmo e obter uma grande vantagem. Se você quer viver uma vida mais simples, mais intencional, com menos coisas, mas mais tempo e energia para as pessoas e as coisas que você ama, faça de fevereiro o seu mês de mudança! Claro que fevereiro não tem 30 dias, porque esse post foi criado para janeiro. Mas, nunca é tarde demais e você pode estender até o dia 2 de março para completá-lo.

Se quiser pode imprimir as atribuições e colá-lo em um lugar visível para acompanhar o seu progresso e não se perder. Clique aqui para baixar a versão para imprimir.

Todas as atribuições e explicações:


1. Fique offline por um dia: as mídias sociais, artigos intermináveis e todos os artigos sugam nossa energia e nos mantém constantemente distraídos. Então, hoje: faça logoff e desfrute da calma de ficar desconectado.
2. Medite por 15 minutos: a meditação reduz o estresse e a ansiedade e lhe dá uma tonelada de energia extra e clareza mental.
3. Destralhe sua vida digital: cuide da sua desordem digital hoje. Limpe seu desktop, apague todos os arquivos que não precisa mais e crie uma estrutura de pastas simples, sem complicações.
4. Um dia sem reclamações: queixar-se é nunca produtivo e é um catalisador para padrões de pensamentos negativos. Desafie-se a não reclamar sobre pequenas coisas hoje. Aceite a situação e siga em frente, ou encontre uma solução.
5. Identifique 3 ou 6 das suas prioridades principais: acima de tudo, o minimalismo é sobre descobrir o que é mais importante para você na vida e como acrescentar mais do que a sua rotina do dia-a-dia. Hoje: cavar fundo e fazer uma lista de suas 3-6 principais prioridades na vida.
6. Siga um ritual matinal: comece o seu dia com um ritual da manhã relaxante e energizante, em vez de imediatamente verificar o seu e-mail ou mídia social. Medite, escrever, faça yoga ou leia um livro.
7. Simplifique sua lista de leitura: hoje: reduza sua lista de leitura. Mantenha apenas as fontes que são significativas para você e que acrescentam algo para o seu dia.
8. Aprenda a desfrutar da solidão: passe pelo menos 3 horas (de preferência mais) sozinho, sem meios de comunicação social ou conversas de fundo da TV. Preste atenção no que é a sensação de estar em completa solidão e, se quiser, anote os seus pensamentos.
9. Diminua sua coleção de cosméticos: enfrente seus produtos de beleza de hoje! Faça uma lista de tudo que você usa em regularmente a partir do topo de sua cabeça (sem verificar seus armários). Jogue fora ou doe todo o resto.
10. Nenhum email ou mídia social até o almoço: use suas horas mais produtivas do dia para resistir a verificação de seus feeds até a hora do almoço.
11. Avalie seus compromissos: anote todos os seus compromissos regulares, projetos paralelos e outras responsabilidades. Em seguida, seja honesto: qual desses você só mantém por obrigação e o que você realmente gosta ou é significativo para você?
12. Defina suas metas para este ano: definir metas impede de viver de forma reativa, passiva e ajuda a alinhar suas ações diárias com suas verdadeiras prioridades. Hoje, reservar pelo menos 30 minutos para selecionar de 1 a 3 objetivos grandes e emocionantes para este ano.
13. Limpe o seu armário: reserve uma tarde cheia para passar por seu guarda-roupa peça por peça e se livrar de qualquer coisa que não faz você se sentir confiante e inspirado.
14. Dê um passo para aprender uma nova habilidade: aprendizagem expande seus horizontes e pode ser muito divertido! Hoje, escolha uma habilidade que você sempre teve curiosidade, recolha o que você precisa para começar!
15. Examine seus hábitos diários: hoje, dê uma olhada em seus hábitos diários, a partir de sua rotina matinal até a maneira de trabalhar com suas atividades noturnas. Quais os hábitos que você poderia melhorar, o que você deve largar, qual novo você poderia pegar?
16. Não compre nada por 24 horas: não compre nada, nem mesmo comida ou coisas essenciais, durante 24 horas (certifique-se de se preparar com antecedência). Então veja como você se sente!
17. Pratique uma tarefa por vez: nada drena a energia mais rapidamente do que constantemente alternar entre várias tarefas. Pratique realmente se concentrar em uma coisa de cada vez usando um timer. Faça tempos de trabalho concentrado com pausas regulares no meio.
18. Deixar de seguir e desfazer amizade: de-estresse sua experiência com mídia social sendo um pouco mais seletivo sobre quem você segue. Você realmente precisa ficar amigo no Facebook de pessoas que você não fala há anos? Vá até a sua lista e reduza o tamanho.
19. Vá para uma caminhada e pratique mindfulness (atenção plena): as caminhadas são uma grande oportunidade para a prática de mindfulness. Escolha um percurso familiar e preste total atenção ao seu redor com todos os sentidos. Você ficará surpreso com quantas coisas novas que você vai notar e como você vai se sentir revigorado depois.
20. Sem TV o dia todo, leia ao invés: todos os dispositivos eletrônicos emitem uma luz azul que perturba a nossa produção de melatonina e reduz a qualidade do sono. Assim, em vez de acabar a sua noite com um par de episódios de sua série favorita, deite-se no sofá com um bom livro hoje!
21. Escreva por vinte minutos: escrever ajuda a organizar seus pensamentos e desestressa. Sente-se por 20 minutos hoje para escrever sobre qualquer coisa que vier à mente. Se você gostar, considere a incorporação de uma sessão diária rápida em sua rotina regular.
22. Crie uma rotina de dormir relaxante: melhore seus níveis de qualidade e de energia do sono tomando tempo para encerrar adequadamente o final de cada dia. Faça alguma escrita, leia um bom livro, tome uma xícara de chá, deixe tudo pronto para o dia seguinte, etc. Experimente hoje!
23. Vá de cara limpa: reveja o que você considera essencial, seguindo uma rotina de beleza simples só por hoje (sem maquiagem e cuidados com a pele). Você pode muito bem descobrir que muitos dos produtos que você pensou que você precisa são realmente opcionais e pode agilizar sua rotina regular um pouco.
24. Pratique a gratidão: tornar-se um minimalista é, acima de tudo, estar atento e apreciar as pequenas (e grandes) coisas que já fazem parte da sua vida. Atribuição para hoje: faça uma longa lista de tudo (e todos) que você é grato na vida.
25. Deixe o dia inteiro não planejado: em nossa cultura, estamos tão acostumados a fazer o máximo proveito de cada minuto livre do dia que pode ser quase assustador não ter quaisquer planos para uma vez. Seja corajoso hoje e ver onde leva-lo.
26. Identifique seus gatilhos de stress: o primeiro passo para reduzir o estresse diário é identificar seus gatilhos pessoais. Tente isto: tome notas de seus níveis de stress e suas atividades em intervalos regulares ao longo de um dia de semana. Depois de ter identificado seus gatilhos de stress, descubra como você pode evita-los no futuro.
27. Limpe o seu lixo de gaveta: livrar-se da desordem pode ter um efeito quase terapêutico, porque ajuda a lidar com todas as diferentes emoções que estão ligadas ao material. Complete a sua própria sessão de terapia hoje limpando a gaveta/caixa/canto mais desordenado de sua casa ou quarto.
28. Deixe de lado um objetivo: a chave para alcançar metas como um minimalista é definir os corretos em primeiro lugar! Em vez de perseguir as coisas que você acha que deveria querer, descubra o que realmente te fazer feliz. Deixe de lado todos os objetivos que não são significativas para você hoje.
29. Desative as notificações: notificações de e-mail e redes sociais fazem um fluxo de trabalho muito reativo. Só por hoje: desligue todas as notificações e verifique seus feeds apenas em horários designados.
30. Avalie suas últimas cinco compras: desenvolver hábitos de consumo mais ético e menos consumistas é a chave para viver uma vida mais simples. Hoje, avalie suas últimas cinco compras não essenciais. Qual a utilidade que elas acabam por ter e como você pode melhorar suas decisões de compra no futuro?

É isso aí! O que acharam? Nem é tão difícil, né? Espero que tenham gostado. Beijos!

 » texto original | into mind
» imagem | dejiss

Você também poderá gostar de

6 comentários

  1. Adorei o desafio. Antes de atualizar o feed do meu blog e ver o post, eu estava com um documento word aberto com a intenção de criar, para março, um desafio que consistisse em fazer algo diferente em cada dia do mês. Posso dizer apenas que ler esse minimalista ativou a minha criatividade e me fez ver que é possível fazer algo diferente/bom todo dia sem ser nada astronomicamente impossível.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, que bacana, Lary! Fico feliz que eu tenha te ajudado, nem que seja minimamente. Espero que consiga promover muitas mudanças positivas em sua vida esse ano.
      Mil beijos.

      Excluir
  2. Que demais, eu adorei!!! Vou tentar colocar em prática, muito obrigado por esta dica sensacional Estefanie!!!!!!!!!!! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pati! Que bom que gostou *-*
      Tenta sim! Também vou tentar e espero conseguir.
      Beijos, linda.

      Excluir
  3. Adorei, vou tentar fazer esse desafio também e pra mim será um baita desafio haha.
    Vou até salvar esse post pra eu não me esquecer haha.
    Beijos.

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. 11 meses depois encontro esse post e decido tentar cumprir o desafio hahaha vou começar em 02 de janeiro ;) Beijos!

    ResponderExcluir

Subscribe