O que eu consegui e não consegui desapegar esse ano

sábado, dezembro 27, 2014


Olá, leitores e leitoras mais lindos do mundo. Quem acompanha o blog desde o início do ano sabe que estou numa saga minimalista/detox consumista. A mudança de comportamento surgiu primeiramente com uma mudança de pensamento. Mudei radicalmente a minha maneira de olhar para as coisas, para o dinheiro, para o tempo. Aos poucos consegui ir contornando e modificando detalhes na minha vida, coisas pequenas, mas que já fizeram uma grande diferença e me fizeram um bem imenso. Queria compartilhar com vocês o balanço pessoal que fiz das coisas que consegui desapegar e que não consegui desapegar esse ano. Lembrando que o minimalismo tem diferentes definições para cada um e cada indivíduo tem seus limites e singularidades. O que pode ser "redução" pra mim, pode não ser para você e vice-versa.
Percebi que consegui ter um ano lindo, sereno, onde consegui me ligar melhor a coisas importantes e que me são caras, como minha família e a natureza. Foi um ano de alívio, apesar de trabalhoso e cansativo. Percebi que ainda tenho muito a melhorar, principalmente com relação à procrastinação e à preguiça, e percebi que o que preciso para 2015 é disciplina e persistência!


Coisas que consegui desapegar (saldo de 12 meses)


Roupas:
 O que eu comprei: 1 vestido e 1 blusa
❥ O que eu ganhei: 1 jaqueta, 1 cardigã, 2 camisetinhas básicas, 2 blusas, 2 calças, 2 biquinis



Acreditem, eu comprava 5x mais antes. Comecei o ano com um projeto de passar um ano sem comprar e em novembro eu parei com ele. Expliquei melhor aqui os motivos.
Enfim, o que me ajudou muito nisso foi parar de visitar blogs de moda, fazer posts sobre moda, assistir programas na TV de moda e fazer visitas ao shopping por puro lazer. Ou seja, tudo que instiga consumismo. Fim.


Maquiagem:
❥ O que eu comprei: 1 máscara de cílios, 1 delineador, 2 batons, 1 sombra e 1 base.
❥ O que eu ganhei: 1 gloss, 1 batom, 1 kit de 8 lápis de olhos, 1 paleta de sombra, 1 paleta de corretivos.




Acreditem, eu comprava 5x mais antes (2). E eu PRECISO comprar maquiagem porque trabalho com isso e preciso repor estoque.
Essa diminuição também se deu por conta da redução do uso de maquiagem que fiz na minha vida. Expliquei melhor nesse post aqui.

Cosméticos:
❥ Tirando shampoo e produtos de higiene pessoal, eu comprei: 1 hidratante para o rosto, 1 sabonete líquido para o rosto, 1 protetor solar, 1 removedor de maquiagem e 1 protetor térmico para o cabelo.




Sapatos:
❥ O que comprei: 2 chinelos e 1 tênis
❥ O que ganhei: 1 rasteirinha



Esse até eu mesma fiquei surpresa. Foram pouquíssimos sapatos e estou orgulhosa de mim!


Acessórios:
❥ O que comprei: 2 bolsas, 1 mochila
❥ O que ganhei: 1 carteira



Tintura capilar: 
Não usei nenhum tipo de tintura no cabelo durante esse ano e, definitivamente, ele agradeceu. Depois de deixar a loirice de lado e ter pintado o cabelo umas 2 vezes para voltar a ser morena, quis deixar ele se recuperar e não pretendo pintar tão cedo.

Redes sociais e sites:
Excluí e desativei várias redes sociais. Parei de entrar no skoob, listography, last.fm, wunderlist, tumblr, e outras. Me fez bem!

Capa e contracapa:
Passei a entregar meus trabalhos somente com cabeçalho, sem capa. E também parei com a neura de usar uma folha em branco no final do trabalho. Coisas que aprendi e desapeguei a partir do convívio com minhas amigas da faculdade. Obrigada, gente! Me libertei da neurose.



Coisas que não consegui desapegar (saldo de 12 meses)


Livros:
❥ O que eu comprei: 5 livros. A insustentável leveza do ser, Snoopy no mundo da lua, On the road, Destrua este diário, Como ter uma vida normal sendo louca,
❥ O que eu ganhei: 7 livros. Poesia completa de Alberto Caeiro, Box com "Toda Poesia" e "Vida", Um lugar na janela, Do altar às passarelas, Karmatopia, O conceito de mundo e pessoa em gestalt-terapia, O ciclo do contato.



Na verdade 13, porque contei o box como sendo 1, mas na verdade são 2. É muito difícil pra mim desapegar desse vício de comprar livros e aderir aos livros digitais. Tenho necessidade de sentir e cheirar as páginas nas minhas mãos. Mas, no fundo, acredito até que seja um vício saudável, pois agrega cultura à vida. 


Bijuterias:
❥ O que eu comprei: 3 brincos, 2 cordões, 2 pulseiras, 1 anel
❥ O que eu ganhei: 10 brincos, 2 cordões, 2 pulseiras



É, muita coisa. As pessoas me presenteiam com esses itens porque sabem que eu amo e sempre vai me agradar.

Abas:
Eu não sei o que faço, devo ter algum tipo de distúrbio. Abro 200 abas ao mesmo tempo e não consigo fechar. Me levem para o Abridores de Abas Anônimos, por favor. Se alguém souber a cura, me avise também.



Às vezes sinto que o meu percurso pelo minimalismo é mais uma maratona, mas uma maratona que decidi fazer sem qualquer dúvida por diversas razões: queria ser mais organizada, ter uma vida mais tranquila, tornar-me mais saudável e mais ecológica, entre outras. Ou seja, o minimalismo para mim abrange muita coisa, não sendo só destralhar ou economizar. E desde que abracei este estilo de vida mudei muita coisa, principalmente a minha forma de pensar e de ser. Não me considero uma minimalista 100% (também não sei bem se "ser minimalista" é mensurável). No entanto, hoje sou uma pessoa diferente. Hoje conheço-me melhor!
Mas isto é como uma maratona e, para não desistir, é necessário ter consciência de que vale a pena persistir, pois existem coisas que temos de fazer o tempo todo, para conseguirmos ver os resultados pretendidos. A melhor forma de começar esta maratona é definir bem as nossas razões, os nossos objetivos, as nossas metas. E começar sempre! Passar das ideias/pensamentos/planos para a ação, mesmo que seja com pequenos passos e, assim, chegar onde queremos. Claro que se conseguirmos dar passos grandes é melhor! Mas existem pequenas coisas que podemos fazer hoje que podem simplificar mais a nossa vida e conseguir alcançar o nosso objetivo de ter uma vida com "menos". Via Just Happy With Less.
"Um homem é rico na proporção do número de coisas de que ele é capaz de abrir a mão." Henry Thoreau


Você também poderá gostar de

5 comentários

  1. Parabéns por ter conseguido manter o foco por tanto tempo, esse ano quase não comprei muitas coisas, mais o essencial mesmo, gastei mais dinheiro saindo do que comprando o que eu queria...
    Achei muito legal você adquirir essa vida minimalista, tudo parece fluir tão melhor né.
    Beijos.

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Foi uma mudança e tanto! Fiquei muito feliz por você (e por mim também, já que suas ideias me unfluenciaram e me ajudaram um tantão).

    ResponderExcluir
  3. Que bom! ^^
    Eu também me desapeguei de coisas até idiotas (que eu acho idiotas agora)!
    Quanto a make eu acabei abandonando totalmente e descobri como as pessoas ficam lindas como são de verdade!
    kkkkk, eu também abro umas 200 guias XD É que sinto necessidade de fazer 200 coisas ao mesmo tempo, disso ainda não consegui me desfazer...
    Blog: http://meuladoana.blogspot.com.br/
    Vota em mim e ajuda meu blog a vencer?^^ (MEU LADO ANA) http://www.soqnunca.com/2014/12/blogs-awards-votacao-design.html#more

    ResponderExcluir
  4. ♥ Adoro o teu blog. Apesar de ter aceite o minimalismo em 2012 sinto que ainda tenho muita coisa para melhorar.

    Um beijinho

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Estefanie por publicares o que escrevi :) é tão gratificante ver que outras pessoas gostam do que escrevemos! Eu também comecei a minha jornada pelo minimalismo em 2014 e sinto uma grande mudança na minha vida e na minha própria pessoa! Gosto muito do teu blog :)
    Beijos

    ResponderExcluir

Subscribe