Outubro rosa (literalmente)

sábado, outubro 25, 2014


Nunca tive na família uma experiência próxima com o câncer, mas já perdi um amigo querido por causa dele e sei como dói. O Rotaroots propôs falar sobre o Outubro Rosa, e eu vim aqui me abrir e buscar trazer uma reflexão a todos usando para ilustrar o post, algumas fotos que tirei na UFF dos muitos ipês rosas que floriram. 
Como vocês sabem, o Outubro Rosa se dirige mais basicamente às mulheres. Segundo o INCA, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, e no Brasil sua taxa de mortalidade ainda é muito elevada por conta do diagnóstico tardio. Isso significa que, apesar de muita gente pensar que o câncer de mama está longe e só acontece com outras pessoas, pode acontecer sim com você, e por isso é tão importante fazer a prevenção e o autoexame.  


O autoexame continua sendo importante – mas de forma secundária. A prevenção mais profunda vem através da mamografia, que permite detectar os tumores no estágio inicial, e por isso é tão importante fazê-la uma vez por ano, no mínimo.
Eu, com 20 anos, ainda não comecei a fazê-lo, mas tenho em minha família muitos exemplos disso. Desde criança sei que minha avó tem uma rotina regrada com relação à mamografia e sei que devo começar a fazer também daqui um tempo.
  

No Brasil, é direito de toda mulher fazer a mamografia uma vez por ano a partir de 40 anos, o exame pode ser feito pelo SUS. As chances são raras em mulheres abaixo de 35 anos, mas mulheres que possuem histórico de câncer de mama na família, obesidade, a menarca precoce (antes dos 11 anos), a menopausa tardia (após os 55 anos), gravidez após os 30 anos ou nunca ter engravidado após os 30 anos tem maior chance de devolver a doença.
O histórico familiar também é um importante fator de risco não modificável para o câncer de mama. Mulheres com parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) que tiveram a doença antes dos 50 anos, podem ser mais vulneráveis. 
  

O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização da importância da mamografia e do diagnóstico precoce. É o mundo todo te falando que pode acontecer com você! Se informe, se previna! Passe isso para frente!


Este post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots. Um grupo de blogueiros que querem resgatar a era de ouro de blogosfera. Para saber mais acesse nosso grupo do facebook e o site.

Fontes: 1 |

Você também poderá gostar de

3 comentários

  1. Que lindo amei essas fotos! A campanha fortalece a todas as mulheres participar! Um beijo! frescuraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei as fotografias. Minha irmã -meio irmã- perdeu uma tia querida dela por causa do câncer de mama e não é tão difícil encontrar uma pessoa ou outra que perdeu alguém ou que conhece gente na luta. É por isso que acho tao bonito todo mundo se mobilizar a cada um mês no ano, por que a gente tá sendo lembrada o tempo inteiro que existe e que precisamos nos prevenir. Assim cada vez menos mulheres serão atingidas.
    :) ♥

    tofalandoisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. As fotos estão lindas!
    Tinha algo planejado para publicar sobre o outubro rosa, porque eu tenho nódulos e descobri com o auto exame, no meu caso são benignos, mas tenho que ir acompanhando para ver se continuam estáveis...

    ResponderExcluir

Subscribe