Cuide dos seus pés

sexta-feira, outubro 31, 2014


O verão está chegando e nessa época adoramos botar os pés de fora abusando de rasteirinhas e chinelos. Mas, cuidar dos pés não tem só a ver com estética, se é o que você está pensando. Cuidar da aparência fazendo as unhas, lixando e hidratando é fundamental, mas também é preciso, por exemplo, atentar ao tipo de calçado que estamos comprando.
Nossos pés nos aguentam o dia inteiro (Via Ratinho do Castelo Rá-Tim-Bum) e podemos fazer alongamentos ao fim do dia, ou ao acordar. É importante alongar os pés, que têm mais articulações que as pernas.  Mas o post de hoje tem muito mais dicas interessantes pra você cuidar dos seus pés. Querem ver?


1 – Hidrate-os
As células da superfície da pele absorvem o hidratante e ficam mais saudáveis. Quando você deixa o pé seco, ele se machuca e abrem pequenas rachaduras, que servem de porta de entrada para bactérias. O creme evita essas fissuras, e há duas coisas importantes para observar na hora de comprar um hidratante. Primeiro, eles devem conter, preferencialmente, lanolina e vaselina. Além disso, é bom evitar passar muita lixa, porque isso aumenta a calosidade e engrossa a sola. Outra coisa importante é tomar muita água. A hidratação vem, principalmente, de dentro para fora.

2 – Observe-os ao final do dia
Ficar atento a calos, bolhas e manchas avermelhadas pode ajudar você a entender se está usando um sapato adequado ou não. Para atenuar calosidades, basta esfoliar e hidratar, corrigir a postura e usar calçado confortável. Se perceber que o sapato está deixando o pé marcado, pode ser um sinal de que precisa mudar de calçado. Às vezes, aumentar ou melhorar a amarração já pode ser suficiente.

3 – Seque-os bem após o banho
Depois do banho, é importante secar muito bem os pés, pois a umidade acumulada pode dar origem a micoses.

4 – Opte pelo sapato mais flexível
Na hora de comprar um calçado, uma boa dica é sempre optar pelo mais maleável. Borracha dura e solados muito rígidos são problemas que prejudicam a todos, mas ainda mais quem anda muito. O movimento anatômico do sapato na hora de mover o pé é imprescindível.

5 – Para caminhadas, use amortecedor
Na hora de escolher um sapato para caminhar ou correr, é fundamental perceber se ele tem amortecedor. Quando você caminha, seu corpo recebe impacto. No dia a dia, amortecer essa pressão é importante, ainda mais para quem corre ou caminha por muito tempo ou para quem está começando.

6 – Ande mais descalço
Andar descalço é bom porque preserva a saúde dos pés e mantém os músculos ativos, as articulações móveis e as juntas saudáveis. Pé dentro de calçado fica “enjaulado”, com pouca possibilidade de se mexer. Pode-se andar descalço com meia, para quem não gosta de caminhar com os pés diretamente no chão. 

7 – Massagem e escalda-pés
O escalda-pés é um ritual para manter os pés bonitos e relaxados. Em uma bacia, coloque água morna, pedrinhas redondas e uma colher (sopa) de sal grosso. Deixe os pés na água e pise suavemente nas pedras. Inclua ervas ou essências de eucalipto ou cânfora, que aliviam o cansaço.
A água morna com sais e aromas alivia a tensão, aspereza e a dor dos calos formados pelo uso de sapatos apertados, com bico fino ou saltos altos. Para relaxar, massageie a planta dos pés com uma leve pressão. Aplique creme esfoliante para suavizar seus pés e, em seguida, faça a massagem com um creme hidratante refrescante.

8 – Se você possui rachaduras e quer dar um fim nelas, aqui vai uma receitinha:

♥ Um pote limpo com tampa. ♥
♥ Óleo de amêndoa, 50 ml. ♥
 Glicerina líquida, 100 ml. ♥
 Creme dental branco, simples, um tubo de 90g. ♥

Coloque tudo dentro do pote e misture bem até ficar um creme homogêneo. Pode usar um mixer, batedeira , ou até o liquidificador.
Com os pés limpos e secos, aplique este creme e massageie bem. Depois envolva em um papel filme por cerca de 30 minutos. Retire o filme, aplique novamente e coloque meias de algodão. Deixe até o dia seguinte .
Além de acabar com as rachaduras e o ressecamento, o creme é muito agradável e refrescante.

Aí vão alguns produtinhos para um SPA em casa:


12 - 3 - 4 - 56789 - 10


É isso, amores! Espero que tenham gostado das dicas e que deem mais atenção aos seus queridos pés (esse conselho serve principalmente pra mim, haha)! Beijos.

Você também poderá gostar de

2 comentários

  1. O cuidado com os pés é muito importante, também já fiz o post sobre o assunto. E me sinto renovada cada vez que tiro um tempinho pra eles. Ótimas dicas.
    Beijão, www.desapegaadrii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito, super interessante! Amei as dicas, são super essências pro nossos preciosos pés! beijos beijos

    ResponderExcluir

Subscribe