A importância de ler para uma criança

domingo, outubro 12, 2014


Em homenagem ao Dia das Crianças, resolvi tocar em um assunto que me é muito caro. Você aí, que tem filhx, irmãx, sobrinhx, primx, tem o costume de ler para elx? Pelo que tenho visto, o costume do "era uma vez" e "felizes para sempre" tem ficado distante da realidade das nossas crianças, que se inserem cada vez mais e mais nas histórias prontas que são lançadas na TV e nos jogos, e que não exigem nem um pouco de esforço imaginativo. 
Estava conversando com meu namorado hoje, na Feira do Livro Epírita da minha cidade (que vende também livros infantis), contando que tiveram muitos livros da minha infância que me marcaram de forma profunda e significativa. E sou grata, eternamente grata por meus pais terem lido histórias para mim e terem despertado desde cedo meu interesse pelos livros.
Sei que muitas crianças não têm oportunidade de ter contato com livros comprados, mas sou extremamente a favor de projetos solidários e sei que é decretado por lei que toda escola deve ter uma biblioteca. Eu mesma já me perdi várias vezes nas bibliotecas dos colégios por onde passei. Sempre sequestrava um livro da estante e corria pra casa feliz e louca para lê-lo (até hoje faço isso).


Estimular a imaginação, aguçar a curiosidade e ajudar no desenvolvimento da linguagem, tanto escrita quanto oral, são alguns atributos dos livros infantis. E eu não me canso de ir à Livraria Carrosel, uma livraria infantil aqui na minha cidade, e comprar livros sempre que preciso presentear uma criança. E sempre saio emprestando meus livros da Meg Cabot a qualquer pré-adolescente que demonstre um mínimo interesse por leitura. Acho que estímulos são sempre válidos e nunca são demais. Vale lembrar que escolher um assunto adequado para a idade da criança/adolescente é fundamental para que haja interesse. E é sempre bom dar uma folheada para ver se o livro não possui nenhum conteúdo agressivo ou que vá contra suas ideologias de vida e educação. Levá-lo à livraria para que ele deguste livremente o que quer também faz parte do estímulo à leitura.
E lembre-se: muitas vezes o que conta também não é a história em si, mas a presença do adulto naquele momento. Hoje em dia nós vivemos numa correria de trabalho, de conseguir mais dinheiro, mais conforto, e acabamos perdendo muito do desenvolvimento das nossas crianças, sempre interessados em provê-los materialmente. Esquecemos que o principal que podemos dar a elas é o amor, o carinho e os momentos de dedicação onde ela nos sinta presente de corpo e alma.
Você não precisa fazer isso todos os dias à noite, antes dela dormir, como nos filmes. Você pode tirar o fim de semana para fazer isso. Com certeza isso já tratá um efeito positivo na vida da dela. Transforme a leitura em um momento de prazer, aconchegue-se com a criança, leia para ela, mostrando as palavras. Quando ela crescer, ajude-a na leitura.
E, mesmo que você não tenha tempo para isso todos os dias, deixe os livros ao alcance das mãos da criança, no quarto. Livros têm de ser vividos, usados, não podem parecer objetos sagrados. Peça para ela olhar as figuras e lhe contar a história. Tudo isso estimula o interesse e a criatividade.
E, claro, a máxima do “dar o exemplo” continua valendo. De nada adianta tentar criar o hábito de ler na criança, se ele não vê você fazer o mesmo.

Alguns livros que guardei da minha infância e que agora serão herança para meu irmão:


O segundo e o quarto são da coleção do Itaú, e o do Peter Pan foi um presente do meu namorado, há pouco tempo atrás:


E, nesse dia das crianças, já presenteei o Álvaro com livros. Só pra ele já ir acostumando.

E vocês, o que pensam sobre a leitura na infância? Me contem nos comentários!

Você também poderá gostar de

5 comentários

  1. Livros, é uma das melhores coisas que existe no mundo. Todos deveríamos separar um tempinho dessa vida cotidiana, e ler para uma criança. Se todos soubessem dá importância de ler para uma criança, tenho certeza que teríamos mais leitores. Com um livro nas mãos qualquer criança, pode ir para qualquer lugar, ser o qui quiser, inventar a sua história. Eu acredito que sim, um livro pode mudar a vida de uma criança, e que com isso teríamos pessoas extraordinárias.
    Adoreii o post, parabéns. *---*

    blog-quemsoueu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Concordo muito com este post, ler para uma criança é fundamental além de só ter benefícios! Eu sou apaixonada por leitura, tenho em casa minha mini biblioteca haha

    Att. Tanara Hormain
    http://www.tatashhormain.com/

    ResponderExcluir
  3. Concordo completamente contg! Meus pais e principalmente meu avô sempre me incentivaram a ler e hoje vejo o quanto isso me faz bem!
    Abraço,
    http://mundoimaginariodaale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Super concordo com você! Agradeço a minha mãe que me incentivou no mundo dos livros, que me ajudaram a ser quem eu sou hoje. ♥
    Beijos, Ka.
    www.normalidadeincomum.com.br

    ResponderExcluir
  5. Sempre que tem coleção nova no Itaú, eu peço e leio para os meus irmãos. Amo livros e quero muito que eles sintam a mesma coisa.

    ResponderExcluir

Subscribe