Pintura Mehndi

terça-feira, setembro 30, 2014


Passeando pelo Tumblr já vi várias imagens dessas pinturas nas mãos e, quando li o livro Karmatopia, pude entender melhor o que elas significavam. Hoje vim falar pra vocês sobre a pintura Mehndi, conhecida popularmente como tatuagem de henna indiana, que é uma tradição de lá, mas tem virado tendência de beleza aqui pelo ocidente. Mas o que significam os desenhos e como nasceu esse tipo de pintura?


Bom, a Mehndi é tradicionalmente usada nas cerimônias de casamento na Índia, especialmente porque é associada à transcendência e à transformação. Em geral, as noivas têm a sua pele pintada pelas amigas e membros da família que passam horas juntas e aproveitam para conversar sobre a lua-de-mel. Depois de casar, enquanto a tatuagem durar, a noiva não é obrigada a fazer nenhum serviço domestico na casa, apenas se tiver vontade. As noivas indianas costumam esconder as iniciais do futuro marido entre os símbolos hindus pelo corpo. Na noite de núpcias, os homens têm de encontrar as suas iniciais. 


A tatuagem com henna é uma arte com 5.000 anos e é feita com o pó da henna, derivado da planta Lawsonia Inermis, muito comum no Sudão, no Egito, na maior parte dos países norte-africanos, no oriente médio e em outras zonas de clima quente e seco. Mulheres indianas não usam a mehndi apenas no dia do seu casamento, mas no dia a dia, a pintura é feita de forma mais simples e com desenhos menores. 


A grande surpresa é como essas tatuagens ganharam o mundo e se transformaram em acessório de moda. Madonna e Gwen Stefani já investiram na ideia nos anos 90, já da nova geração, quem curte é Vanessa Hudgens. Fico me perguntando até quanto isso é saudável e não é uma distorção de um tradição, um desrespeito, etc? 


E vocês, o que acham? Usariam?

Você também poderá gostar de

8 comentários

  1. Olá Estefanie,

    Não conhecia essa história sobre essas pinturas e fiquei muito impressionada. Pra falar a verdade, há várias coisas de outras culturas, como a Indiana, que me surpreendem bastante. Postagem interessantíssima!

    Beijos - Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
  2. Acho essas tatuagens tão lindas, delicadas, românticas, criativas. Espero um dia poder fazer uma e foi muito bom saber à estória delas, saber que não é apenas uma tatuagem qualquer só para enfeitar o corpo, saber que ela existe à mais de 5.000 mil anos, é muito legal saber disso. Adorei saber mais dessa obra de arte, parabéns pelo post, sucesso. *---*

    blog-quemsoueu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei o post Estefanie! Não sabia que elas tinham significados assim. Sempre vejo famosas com elas ou até mesmo gente que sigo no insta (e que acabou fazendo tatuagem real mesmo, com agulha). Enfim, como tem um fundo religioso, acho que acaba distorcendo como muitas outras tradições. Mas né, fazer o que hahahaha são lindas e super delicadas.

    ResponderExcluir
  4. A tradição deles é linda e essas tatuagens também. Também me pergunto se não é um desrespeito a tradição alheia. Beijos.

    www.keithpappen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Menina, nunca tinha visto isso antes! Me apaixonei na cultura! Maravilhosa!

    www.fashionworldbykaren.com
    Instagram: www.instagram.com/fashionworldbykaren
    Facebook: www.facebook.com/fandbworld

    ResponderExcluir
  6. Sempre amei arte indiana, mas realmente não conhecia esta história.
    Concordo que muitas pessoas utilizam a arte fugindo do que é tradicional, mas se algum dia eu for para a Indía não quero voltar para casa sem ter feito uma delas, kkk
    Amei as imagens!
    Abraços, Ale!

    http://mundoimaginariodaale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sei lá, eu também vejo como desrespeito à tradição e acho que eu não usaria, apesar de achar lindo demais. Aliás, essa da primeira foto é incrível, né? ♥
    Beijos, Kah.
    www.normalidadeincomum.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que post legal ! Lembro que fiz uma ha uns três ou quatro anos. Foi uma marroquina que me "tatuou" e ela fez um desenho simples, do dia a dia mesmo, durou um bom tempo até. Infelizmente creio que perdi a foto que tirei. Também acho complicada a questão da falta de respeito para com a tradição, no meu caso, como foi feito por uma pessoa que manja dos paranauês, não me senti incomodada mas acho que eu mesma não faria so para copiar fotos. Até porque convenhamos que é bem complicado hehe

    ResponderExcluir

Subscribe