Dica de filme: Alabama Monroe

domingo, agosto 03, 2014


Eu queria muito indicar esse filme pra vocês, mas encontrei uma dificuldade enorme para escrever sobre ele. Alabama Monroe é um filme belga, do diretor Felix Van Groeningen, narra a história de amor entre Didier (cantor de uma banda country, apaixonado pelos Estados Unidos) e Elise (uma super tatuada/tatuadora, mulher jovem, forte, moderna, independente e à frente do seu tempo). Eles vivem uma linda história de amor e sua vida conjugal se transforma em um inferno depois que a filha Maybelle é diagnosticada com uma doença grave. O filme entrelaça cenas da vida atual deles, repleta de brigas, e cenas do passado, contando sua linda história de amor.


A trilha é maravilhosa e o filme é regado a música country, cantada pelos personagens principais que possuem uma voz maravilhosa e formam uma bela harmonia. Elise entra para a banda e eles passam a cantar juntos. A música é de extrema importância para o roteiro, influenciou muito as lágrimas que quase caíram de mim nas cenas emocionantes. Junto com a atuação perfeita dos atores, a música boa também teve uma grande contribuição.
Alabama Monroe é uma mescla de momentos felizes e tristes, como a maioria dos filmes de drama. E vocês sabem que eu amo eles, né? Este filme aborda temas muito delicados mas, apesar de parecerem temas pesados à primeira vista, o diretor conseguiu dosar a sensibilidade, e fazer com que a emoção fluísse sem ficar triste e melodramático demais.


Achei muito interessante a escolha dos roteiristas pela narrativa quebrada, não-linear. Acho que o filme ganha em interesse com isso. Você fica curioso para saber o passado do casal, a história de amor deles e como chegaram ali, àquele ponto. 
A fotografia é impecável! Do jeito que eu gosto. Nas cenas do casal apaixonado, as cores são quentes e vibrantes. Nas partes em que já descobrem a doença da filha, as cores se tornam pálidas e frias. 
O elenco, desconhecido para o público brasileiro, é excelente. E depois de um tempo eles parecem extremamente familiares. Fiquei apaixonada e com muita dó de Elise, que é extremamente linda, tatuada, uma mulher forte e encantadora. CASA COMIGO, ELISE! A atriz arrasou na atuação. Quando jovem, uma moça em brasa, cheia de vida e independência. Logo depois, demonstrando toda a dor de uma mãe e esposa que passa por dificuldades. Apesar de Didier ser aparentemente um cara muito feio para ela, aos poucos a gente se encanta pelo casal, parece que eles foram mesmo feitos um para o outro, e torce até o fim para o final feliz.
Maybelle, a filha do casal, é uma menina inteligente, com uma visão de mundo incrível, feliz e que não se deixa abater por nada. Nutre pelos pais um carinho muito forte.


A história poderia tomar vários e vários rumos, a gente fica ali querendo desenhar pra eles o melhor caminho, traçar o destino correto. Mas, o roteiro surpreende e nos dá um tapa na cara mostrando o quão linda, verdadeira e intensa a vida é. E que há certas coisas que não há como escapar.
O filme é uma reflexão de grande sensibilidade sobre o amor, o sentimento de perda e o peso da religiosidade (ou de sua ausência) na vida das pessoas. E consegue lidar com esses temas de forma serena, racional, sem pieguismos, exageros e dramalhões. Não deixa nada a desejar e já entrou para minha lista de dramas favoritos.

Assista o trailer:


E aí, gostaram da dica? Alguém já assistiu? Espero que tenham gostado. Beijos!

A nota para esse filme é: 5 baldes de pipoca!

Você também poderá gostar de

8 comentários

  1. Eu ainda não assisti, mas sua resenha me deixou com gostinho de quero mais!
    Queria assistir e ver o desenrolar da história, achei incrível ele ser cantor country e ela tatuadora, um casal bem diferente do que costumamos ver em filmes né. Beijos amor.
    Bom finalzinho de domingo! <3

    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, parece muito muito bom, nunca assisti, mas fiquei cheia de vontade. O post ficou muito atrativo, gostei muito.
    Um grande beijo!!!

    www.r-nuvens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Aii quero ver! Parece ótimo! Estava atrás de um filme do tipo..amei!
    bjs

    www.fashionworldbykaren.com

    ResponderExcluir
  4. Eu já havia ouvido falar desse filme, mas nem tinha dado bola. Agora com esse seu post, eu me interessei muito! Principalmente por causa da música e das fotos. Vou assistir! :D

    www.namesmafrequencia.com.br

    ResponderExcluir
  5. Caramba, parece ser muito bom e emocionante, e olha que eu nunca havia ouvido falar desse filme! Fiquei com vontade de assistir ^^
    Beijão,
    Like Gabs

    ResponderExcluir
  6. Nossa, fiquei louca para assistir. Adoro um country rock e, pelo seu post parece que rola muita música boa, além da história ser boa. Já vou procurar.

    abraços
    www.larydilua.com

    ResponderExcluir
  7. Lindo o filme.
    http://assuntosdaka.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nunca assisti e nunca tinha ouvido falar dele.
    Pelo o que você contou ai, ele parece ser um filme bem tocante... daqueles que te marca e tals.
    Anotei na minha listinha de filmes e irei assistir em breve <3
    Beijinhos com amor,
    http://dreamsin-paris.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Subscribe